PGS Medical recebe Selo GovTech do BrazilLAB

Solução usa inteligência artificial para orientar sobre as melhores práticas de gestão em saúde. Foto: BrazilLab

Startup de saúde público-privada, a PGS Medical oferece uma plataforma tecnológica que auxilia na gestão de consultas, prevenção e acompanhamento de pacientes crônicos, otimizando o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

Criada em parceria com a Prefeitura de Penedo (Alagoas), a PGS Medical revolucionou o atendimento a pacientes crônicos da cidade com um modelo de contratação inovador. Foram R$ 11,9 milhões de economia nos últimos 12 meses, redução de 90% nos atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e redução de 56% no número de internações dos doentes crônicos do município.

O trabalho da PGS Medical, primeira startup de saúde público-privada do Brasil, recebeu o Selo GovTech do BrazilLAB, que certifica startups aptas a trabalharem e venderem seus serviços para diferentes órgãos do governo. Gustavo Menezes, diretor da PGS Medical, está otimista quanto ao reconhecimento: “A expectativa é de que o Selo GovTech abra portas para que possamos trabalhar com outros municípios no país”.

Implantada na cidade alagoana de 65 mil habitantes, a plataforma desenvolvida pela PGS Medical usa inteligência artificial para orientar os usuários sobre as melhores práticas de gestão em saúde. Além disso, organiza a agenda de atendimento dos profissionais em função da complexidade dos casos dos pacientes e mede a melhoria na qualidade de vida e a economia de recursos com os cuidados oferecidos.

A parceria com a gestão municipal de Penedo foi constituída com base na legislação. “Utilizamos as leis 10.973/2004 (inovação tecnológica), 13.243/2016 (marco legal da ciência, tecnologia e Inovação) e o Decreto Presidencial 9.283/2019, que regulamenta as leis citadas. Essa regulamentação autoriza os entes públicos a realizarem encomendas tecnológicas e de inovação junto a empresas privadas para solucionar problemas reais da esfera pública”, relata Gustavo.

A plataforma tem como foco os cuidados específicos e individualizados e foi desenvolvida para uso das equipes de atenção básica do município, com a finalidade de melhorar a gestão e o monitoramento de pacientes com doenças crônicas e casos complexos. Com a adoção da plataforma, foi possível estabelecer linhas de cuidados específicas e individualizadas de cada paciente acompanhado. A solução gerou melhoria significativa na qualidade de vida dos monitorados (cerca de 2.400 pacientes) e economia de recursos financeiros e de materiais no custeio da saúde municipal.

“Estamos falando de pessoas que nem saíam da cama por conta de doenças como diabetes. A solução permitiu melhorar muito o atendimento a esses pacientes, que hoje conseguem não só se levantar, mas também realizar tarefas diárias”, explica o diretor da PGS Medical.

Tentativas em vão

Antes de Penedo, Gustavo e seu time tentaram implantar a tecnologia em outros municípios. “Não conseguimos, faltava vontade política e a legislação emperrava. O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão comprou a ideia. Então, fizemos a encomenda tecnológica e adaptamos a plataforma, que já estava rodando na área privada,” afirma Gustavo.

Esse modelo de contratação com base nas leis de inovação ajudou a PGS Medical a escapar da burocracia e da lentidão das licitações tradicionais. “Fomos acompanhando de perto as mudanças nas leis, até que constatamos a segurança jurídica necessária para a encomenda tecnológica”, revela Gustavo. “A lei nos permite ser contratados por licença de licitação”.

De acordo com Gustavo, a PGS Medical está “segura e preparada” para abordar novos municípios. E, ao constatar que muitos gestores públicos sequer conhecem a legislação, a empresa passou a “ensinar como contratá-la”, enfatizando a legalidade da operação. “Temos um material mostrando o passo a passo, um vídeo que explica o que é a plataforma, como ela foi criada e que, no final, esclarece o modelo de contratação. A iniciativa ajudou a contornar o principal desafio, de ordem cultural. Muitas Procuradorias e Controladorias, sejam municipais ou estaduais, desconhecem totalmente os benefícios oferecidos pelas leis de inovações e pela sua forma de contratação direta (dispensa de licitação)”, relata Gustavo.

A PGS Medical aposta nesse modelo para implementar a plataforma em outros municípios. “Estamos realizando contatos com políticos, diretamente com prefeitos ou secretários de Saúde (na esfera municipal) e com Secretarias de Saúde ou Secretaria de Governo (na esfera estadual), sempre enfatizando a apresentação da plataforma e do modelo de contratação. E o Selo GovTech  certamente nos ajudará nesses processos”, conclui Gustavo Menezes.

O BrazilLab vem buscando formas de facilitar a contratação de tecnologia pelo setor público, e o Selo GovTech se insere neste contexto, uma vez que certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo. Ao ser aprovada no processo e obter o Selo GovTech, a startup passa a fazer parte de uma rede de empreendedores que possuem soluções tecnológicas para diversos desafios dos governos.