IdeiaGov busca novas soluções tecnológicas para Secretaria de Educação e Fundação Seade

Participantes do lançamento da terceira edição do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov

Os desafios foram apresentados durante o lançamento da terceira edição do Programa de Inovação em Governo, em encontro no dia 24 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas no site do IdeiaGov – https://ideiagov.sp.gov.br/; para o Seade até 16 de março e para o SEDUC, até o dia 26 de março de 2022.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo lançou no final de fevereiro a 3ª Edição do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov, hub de inovação aberta do governo do Estado de São Paulo. Esta edição traz os desafios tecnológicos mapeados na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) e na Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). As empresas selecionadas irão desenvolver e apresentar projeto de atuação para uma banca de avaliação. As escolhidas irão implementar a proposta e receber os benefícios do programa, entre eles imersão, mentoria e cursos de capacitação. Empresas interessadas em participar do processo seletivo devem fazer a inscrição no site do hub de inovação.

“Nossa meta é garantir que nossos maiores desafios no Estado sejam resolvidos. E para isso, as soluções têm que ser aplicadas em escala na ponta, com apoio dos órgãos envolvidos. As startups devem aprender os desafios, desenvolver as soluções e criar os protótipos em ambiente  de governo, e serem contratadas para implementar essas soluções em escala”, enfatiza Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Na área da educação, o objetivo é encontrar soluções para ajudar professores e gestores a diagnosticar a defasagem de aprendizagem dos estudantes, auxiliar em suas dificuldades e manter a curva de crescimento do ensino público estadual, cuja rede possui atualmente 5,1 mil escolas, 250 mil profissionais da educação e 3,5 milhões de estudantes.

Para o Seade, o desafio lançado visa adotar ferramentas que ajudem a leitura automática de documentos registrados com alguma deficiência na leitura, como baixa resolução de imagem ou inserida no formato errado prejudicando a identificação dos dados. Desta forma, evita-se o retrabalho na análise dos documentos e é agilizada a entrega e disponibilização ao público. Mensalmente, o órgão recebe cerca de 45 mil registros de nascimento e 35 mil certidões de óbitos. “Garantir que a população receba a vacina e efetuar a distribuição eficiente de insumos e equipamentos para os municípios, só é possível através do uso de inovação tecnológica que garante o processamento de dados em larga escala”, afirma Bruno Caetano, diretor-executivo da Fundação Seade.

Participação

Podem participar da chamada pública pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras em situação regular no país, bem como consórcios, liderados por empresa nacional ou constituídos integralmente por grupo de empresas nacionais. As inscrições podem ser feitas no site do IdeiaGov – https://ideiagov.sp.gov.br/; para o SEADE até 16 de março e para o SEDUC, até o dia 26 de março de 2021. As empresas selecionadas passarão por um processo de imersão e capacitação no órgão demandante e posteriormente deverão apresentar os projetos para avaliação.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce um papel fundamental para a retomada do crescimento econômico do Estado para atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance. No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria como o Centro Paula Souza,  Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo.

IdeiaGov

O IdeiaGov é o hub de inovação aberta do Governo do Estado de São Paulo que conecta pessoas e organizações com a missão de resolver desafios públicos para gerar impacto positivo na sociedade. Liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo e pela Procuradoria-Geral do Estado, o IdeiaGov é operado pelo Impact Hub e conta com diversos parceiros.