Vedacit apoia instalação de estações meteorológicas da Pluvi.On

Diogo Tolezano, diretor-executivo da Pluvi.On, regula estação meteorológica em São Paulo. Foto: Renato Stockler

As estações meteorológicas de baixo custo da Pluvi.On realizam o monitoramento climático em tempo real, enviam alertas antecipados e localizados para a comunidade e ajudam moradores e empresas a se prevenirem contra enchentes.

Conectadas com os mais modernos protocolos de internet das coisas, as estações meteorológicas de baixo custo da Pluvi.On ajudam comunidades e empresas a prever tempestades, enchentes e deslizamentos que afetam constantemente as cidades. O sistema de monitoramento climático da empresa envia alertas localizados, assim os moradores podem se programar com antecedência e não serem pegos de surpresa pelas más condições do tempo.

Para ampliar o acesso ao sistema, o Instituto Vedacit apoiou a instalação de 11 estações na região de São Miguel, na Zona Leste de São Paulo, entre o Jardim Lapena e o Jardim Pantanal. A comunidade monitorada é uma área de vale, afetada por córregos que chegam de outros bairros e cidades vizinhas. Por isso, o monitoramento é feito em locais estratégicos, incluindo o curso destes córregos. Antes da implantação, a Pluvi.On realiza um estudo da bacia hidrográfica e do relevo que envolve a região.

Os moradores receberão as informações adicionando um assistente virtual, o São Pedro, como um amigo no Facebook Messenger. Lá poderão consultar sobre a situação em tempo real e a previsão para os próximos dias.

Incentivar soluções que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda é uma das premissas do Instituto Vedacit. “Com os alertas de chuvas fortes e outras situações climáticas que sejam relevantes, o Pluvi.On permite aos moradores que tenham um tempo maior para se proteger e salvar seus bens. Para criarmos cidades do futuro é preciso pensar em soluções como esta, que sejam sustentáveis e inovadoras, utilizando tecnologias acessíveis, que transformam as cidades em lugares melhores para se viver”, afirma Luis Fernando Guggenberger, executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

Criada em 2016 pelo engenheiro Diogo Tolezano, a Pluvi.On conta com uma rede de estações pluviométricas que funcionam de forma simples e eficaz, medindo velocidade, e direção do vento, volume de chuva, umidade do ar e temperatura. A partir do monitoramento em tempo real, são enviados alertas antecipados e localizados para a comunidade. O sistema conta com previsão do tempo em alta resolução, estações meteorológicas de baixo custo e painéis de controle com informações em tempo real. A empresa já instalou cerca de 160 estações em sete estados, beneficiando moradores de regiões mais vulneráveis e agricultores.

A inspiração de Tolezano foi baseaca no caso Safecast, no qual a população utilizou o conceito de Internet das Coisas (IoT) e sensorizou os carros para mapear o índice de radiação no Japão após o vazamento da usina de Fukushima. A instalação da primeira rede de sensores da Pluvi.On aconteceu em 2016, por meio de parceria com a prefeitura regional da Lapa, em São Paulo. A solução da empresa foi incluída na plataforma United Smart Cities da ONU, que lista soluções inovadoras para as cidades do século 21.

Conexão

O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais, com o intuito de contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos.

Suas linhas de atuação estão divididas em: Cidades Criativas – com projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes – contribuindo na formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis – com investimentos em negócios sociais e projetos esportivos que promovam a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.

O Instituto Vedacit é responsável pelo Portal Futuro das Cidades, criado para informar e estimular uma discussão diversa e construtiva sobre o amplo universo contemplado pelo conceito Cidade.