Neo Acelera investe R$150 mil em negócio de impacto social da Paraíba

Rodolfo Aragão de Lira lançou o aplicativo em 2018. Foto: Divulgação

Aplicativo UPSaúde contribui para solucionar problemas de acessibilidade e participação social em saúde

A Neo Acelera, aceleradora da Neo Química, acaba de escolher o negócio de impacto social que receberá investimento da marca: o UPSaúde Health Tech, da Paraíba, aplicativo que contribui para solucionar problemas de acessibilidade, assistência, comunicação, acolhimento, participação social, educação em saúde e gestão de sistemas de saúde. Ao todo, oito empreendedores sociais de diversos estados do país receberam a aceleração de suas iniciativas por três meses.

O UPSaúde foi desenvolvido em 2018 por Rodolfo Aragão de Lira, cientista da computação e cirurgião dentista que sempre quis atuar em projetos que fossem dedicados à saúde básica da população.  A ideia do aplicativo foi inspirada pela evidente necessidade de usar a tecnologia para integrar dados da saúde, promover a correta aplicação dos recursos públicos, aprimorar o planejamento das ações e, principalmente, ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada.

“O UpSaúde é uma solução que surgiu para criar pontes e eliminar as barreiras que impedem a Atenção Primária à Saúde (APS) e o SUS de serem efetivos. Ser premiado e ter essa parceria de peso com a Neo Química nos dá confiança e credibilidade, faz com que nossa iniciativa cresça em impacto e seja mais notada”, diz Lira. Formado em ciência da computação e odontologia, especialista em saúde coletiva e com residência em atenção básica, Lira desenvolveu outros três aplicativos para saúde, com foco em saúde pública.

Hoje, o aplicativo está em implantação em 30 cidades no Brasil. Currais Novos, no Rio Grande do Norte, com 45 mil habitantes, foi o primeiro município a recebê-lo e já reduziu filas de atendimento de 2 horas para 27 minutos, e consultas com especialistas de seis meses para 24 horas.  O plano é levar o UPSaúde aos pequenos municípios com o objetivo de melhorar a gestão, com maior economia de recursos. O negócio de Lira recebeu um investimento de R$ 150 mil para crescer e ampliar seu impacto.

O próximo plano da startup é transformar a plataforma em uma gerenciadora da saúde do indivíduo como um todo, na área pública e privada. “Vamos utilizar o aporte na produção de novas tecnologias para o SUS. Também iremos ampliar a equipe e nossa estrutura, explica Lira.

Além do atendimento local, o UPSaúde também facilita os encaminhamentos para outros municípios por meio de telemedicina, que permite a avaliação dos pacientes e das necessidades de atendimento, com economia de recursos para a cidade e de tempo para o paciente.

“Apoiar negócios de impacto social na área de saúde faz parte do propósito da Neo Química desde sempre. Continuaremos acompanhando a startup por mais um ano, para que ela possa alcançar cada vez mais impacto e desenvolver ainda mais o seu modelo de negócio”, diz Jurema Aguiar, diretora de Marketing e Inovação da Neo Química.

Programa de aceleração

O programa de aceleração Neo Acelera foi criado em maio de 2019 para celebrar os 60 anos de fundação da Neo Química. A marca é uma das pioneiras no desenvolvimento de similares e de genéricos no Brasil.

Os negócios sociais foram escolhidos com base em quatro critérios: potencial de impacto socioambiental; alcance ou previsão de sustentabilidade financeira; qualificação de equipe de empreendedores responsável; e potencial de escalabilidade ou replicabilidade da solução.

O grupo selecionado passou por um programa de três meses de aceleração com encontros presenciais de capacitação do empreendedor e do negócio, mentorias de experts do mercado e acompanhamento semanal pela equipe da Yunus Negócios Sociais.

“Focamos na importância de saber como estruturar e conhecer seu modelo de negócio para sustentar o impacto que quer causar. Ainda que com iniciativas e maturidades diferentes, todos evoluíram muito nesses aspectos”, diz Túlio Notini, Corporate Director da Yunus Negócios Sociais. “A parceria com a Neo Química trouxe uma visão experiente dos negócios em saúde ao lado do olhar de inovação social e estruturação da Yunus. Essa união se materializou na evolução desses negócios acelerados”, completa.