As brasileiras Portal Telemedicina e SoluBio são finalistas do Accelerate 2030

Portal Telemedicina e SoluBio foram selecionadas entre mais de mil empresas de 16 países e quatro continentes (divulgação PNUD)

Selecionadas entre mais de mil empresas de 16 países, as empresas brasileiras Portal Telemedicina e SoluBio ficaram entre os dez finalistas mundiais do Accelerate 2030, iniciativa da rede de inovação Impact Hub e do PNUD que tem o objetivo de escalar negócios que estejam em fase de crescimento e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Foram 10 os finalistas selecionados para a etapa final do Accelerate 2030, iniciativa do Impact Hub e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Todos empreendedores inovadores, dispostos a enfrentar os desafios mais urgentes das áreas de meio ambiente, segurança alimentar, água potável e muitos outros representados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS. Entre eles, estão as empresas brasileiras Portal Telemedicina e SoluBio.

Os 10 finalistas foram selecionados entre mais de mil empresas de 16 países e de quatro continentes e participaram de uma semana intensiva de atividades em Genebra (Suíça), entre os dias 4 e 11 de outubro e receberão suporte durante nove meses de organizações como PNUD, Impact Hub, International Trade Centre, Pfizer, Amazon Web Services, UNAIDS, Boston Consulting Group, entre outras, para fortalecerem e escalarem seus negócios a nível internacional. Participaram desta semana de imersão, além do Brasil, representantes do México, Turquia, Venezuela, Sérvia, Nigéria, Filipinas, Indonésia e Costa Rica.

Além do Brasil, outros 15 países integram o programa Accelerate 2030, que busca escalar globalmente negócios em fase de crescimento e que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O chefe de operações do PNUD SDG Innovative, Artak Melkonyan, destaca que “as empresas selecionadas neste ano desenvolvem soluções inovadoras para questões importantes e interconectadas”.

A Portal Telemedicina permite o acesso universal a serviços de saúde de qualidade, por meio de uma plataforma que fornece diagnósticos confiáveis, rápidos e de baixo custo para mais de 300 cidades no Brasil e na África. Com a missão de “salvar vidas e garantir o acesso à medicina”, a central médica online oferece laudos por médicos especialistas à distância para clínicas e hospitais, com a ajuda de inteligência artificial e machine learning. Os laudos seguem rapidamente e por um valor acessível. A meta da empresa é levar saúde para um número cada vez maior de pessoas que não têm acesso a médicos especialistas.

Já a SoluBio Tecnologias Agrícolas tem a missão de eliminar o uso de produtos químicos na agricultura. Para isso, a empresa desenvolveu uma tecnologia que permite aos agricultores produzir seu próprio biofungicida e biopesticida, entre outros produtos, na própria fazenda. Os inoculantes, condicionadores de solos, nematicidas, biofungicidas e bioinseticidas não sofrem com a resistência, não geram resíduos, não afetam os inimigos naturais e, assim, permitem altas dosagens com aumento de eficiência.

A tecnologia da SoluBio de produção de defensivos na fazenda permite que os produtores reduzam seus custos em até 40% nos cultivos de soja, milho, trigo, algodão, cana, café e hortifrútis. Entre outros objetivos, a empresa quer contribuir para aumentar a produção de alimentos no mundo, reduzir o impacto ambiental da atividade agrícola e mudar o mindset do agricultor em relação a químicos versus biológicos.

Etapas

Na etapa prévia à seleção das 10 finalistas globais, as 33 finalistas brasileiras da etapa nacional receberam treinamentos em diferentes capitais para aprimoramento de práticas de mensuração de impacto, elaboração de um plano de escala global e suporte e contato com especialistas, investidores, mentores e parceiros.

O Accelerate 2030 conta com o apoio internacional da Pfizer e do International Trade Center e, no Brasil, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Fundação Grupo Boticário.

Empresas finalistas

Unima (México): Empresa de biotecnologia que desenvolve sistemas rápidos e baratos para diagnóstico e controle de doenças. O objetivo da empresa é solucionar a falta de acesso a diagnósticos rápidos para 3 bilhões de pessoas em países em desenvolvimento e com poucos recursos.

Portal Telemedicina (Brasil): A missão do Portal Telemedicina é permitir o acesso universal a serviços de saúde de qualidade, por meio de uma plataforma que fornece diagnósticos confiáveis, rápidos e de baixo custo para mais de 300 cidades no Brasil e na África, permitindo que os médicos diagnostiquem on-line com inteligência artificial.

Bio Live (Turquia): A Biolive produz grânulos bioplásticos 100% naturais feitos a partir de sementes de oliva, com a proposta de superar os problemas ambientais do consumo de plástico e suprir as deficiências no mercado de bioplástico.

AgroCognitive (Venezuela): Uma plataforma agrícola de precisão, acessível e inteligente para todos os tamanhos de fazendas e indústrias de alimentos. É suprida por um mecanismo de reconhecimento visual de inteligência artificial, modelos de análise, Blockchain e é compatível com gerenciamento de dispositivos IoT.

Ekofungi (Sérvia): A Ekofungi é produtora de cogumelos orgânicos de tamanho médio que utiliza um inovador modelo circular de produção. Ela aproveita resíduos locais à base de celulose (em um raio de 30 km), criando substrato de cogumelos e cogumelos de cultivo usando inovações energeticamente eficientes.

Impact Water (Nigéria): Fornecimento de água potável para instituições de países em desenvolvimento (escolas e instalações de saúde), por meio da venda, instalação e manutenção de sistemas de purificação de água. Esses sistemas utilizam tecnologia que promovem desempenho eficaz durante décadas e necessitam de manutenção preventiva relativamente simples.

InvestEd (Filipinas): O InvestEd permite que instituições e indivíduos invistam em empréstimos não bancários a estudantes universitários por meio de uma ferramenta inovadora de pontuação de crédito que prevê reembolso e emprego.

Sampangan (Indonésia): Solução inovadora de processamento de resíduos. Utiliza a tecnologia de carbonização (irradiação térmica) para decompor em carbono, eficientemente, qualquer tipo de resíduo sólido, orgânico e inorgânico, para agricultura orgânica e outras indústrias.

Costa Rica Insect Company (Costa Rica): Cria soluções sustentáveis baseadas em insetos e fornece soluções saudáveis e de alta qualidade para desnutrição. Além disso, o CRIC busca usar insetos para desenvolver componentes bioquímicos para indústrias não sustentáveis, como plásticos, produtos farmacêuticos, tecnologia e até embalagens.

SoluBio (Brasil): A missão da SoluBio é eliminar o uso de produtos químicos na agricultura por meio de uma tecnologia que permite aos agricultores produzirem seu próprio biofungicida, biopesticida e outros produtos necessários na agricultura.