Vedacit amplia atuação social

O Instituto Vedacit investe em iniciativas que contribuem com o desenvolvimento das cidades do futuro, estimulando a harmonia entre pessoas, moradias e espaços urbanos, e incentivando soluções que permitam às pessoas se conectar com suas comunidades e transformá-las num lugar melhor para se viver

Empresa nacional com 82 anos de atuação no país, a Vedacit tem ampliado cada vez mais a sua atuação social por meio do Instituto Vedacit. Nos últimos três anos, a organização contabiliza investimentos de R$ 2,3 milhões, que beneficiaram mais de 430 mil pessoas, recursos destinados também a negócios de impacto social como  Projeto Moradigna, Programa Vivenda e ONG Habitat para a Humanidade Brasil, voltados a viabilizar moradias adequadas para populações de baixa renda.

O Balanço de Atuação Social 2017, divulgado recentemente para celebrar o primeiro ano de atuação do Instituto, compartilha informações sobre linhas de atuação, projetos apoiados, investimentos e perspectivas futuras. O Instituto Vedacit apoia também o Lab Habitação: Inovação e Moradia, realizado pela Artemisia e Gerdau, que selecionará 15 startups para participar de um programa voltado à aceleração de curto prazo visando a potencialização de negócios de impacto social com soluções inovadoras no setor de habitação.

 

Já a parceria com a ONG Habitat para a Humanidade Brasil tem o objetivo de viabilizar moradias adequadas por meio de reformas sociais na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Segundo dados do Instituto, existem mais de 16 milhões de casas em situações precárias no país. São 20,6 milhões de domicílios sem rede de esgoto, 6 milhões de casas sem coleta de lixo e 2 milhões sem água encanada. O Instituto Vedacit irá apoiar a ONG na construção, reforma e melhoria de moradias.

“Tornar as Cidades Sustentáveis passa pelo o direito das pessoas por viver em uma local digno, em um ambiente saudável, e as reformas sociais proporcionam melhorias nas regiões mais necessitadas. Outras ações para solucionar as demandas locais, como ampliar as oportunidades de emprego, levar avanços tecnológicos e estruturais, aumentar a empregabilidade e o empreendedorismo social do público jovem em suas próprias comunidades completam o cenário para o crescimento de toda a comunidade e região. Por isso, buscamos iniciativas como a da Habitat Brasil para direcionar nossos investimentos”, afirma Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

As linhas de atuação do Instituto Vedacit estão divididas em Cidades Criativas, com projetos culturais que proporcionam maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes, que contribui com a formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis, que envolve investimentos em negócios sociais e projetos esportivos que promovam a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.

“Acreditamos que a vocação de todos nós na Vedacit é contribuir para a construção de ambientes saudáveis para as pessoas e para a sociedade, começando pela casa e ampliando para a ocupação e desenvolvimento do espaço urbano. Ao eleger as Cidades como causa inovamos no formato de investimento, unindo a atuação social ao nosso negócio”, afirma Marcos Campos Bicudo, presidente da Vedacit e do Instituto Vedacit.

“Ao priorizarmos ações voltadas a Cidades sabíamos que, pela natureza do tema, teríamos que pavimentar um caminho ainda em construção. Precisamos estar abertos aos desafios do mundo contemporâneo, ter um olhar e soluções sistêmicas, arriscar, experimentar, aprender com os erros e acertos. Por isso, há uma longa pista pela frente para consolidar o desejo que temos de cidades ideais, aquelas que sejam habitadas por pessoas felizes, que deixarão suas boas marcas e pegadas cravadas no futuro”, acredita Bicudo.

Vedacit Labs

A Vedacit é a primeira empresa no segmento de alta tecnologia do setor de construção civil a lançar um programa de aceleração corporativa de startups no Brasil. Direcionado para as Construtechs (startups de construção civil), o Vedacit Labs vai selecionar cinco iniciativas para serem impulsionadas a partir de março de 2019.

As inscrições para o Vedacit Labs têm início em 24 de setembro, pelo site da iniciativa. Em dezembro, serão escolhidos as cinco empresas e o primeiro ciclo do Programa começará em março. O Programa de Inovação Aberta pretende escolher projetos voltados para duas áreas:

Digital

  • Sensores de IoT (Internet of Things)
  • Inteligência Digital (BIM, E-Commerce, CRM, IA)
  • Plataformas para a capacitação de pedreiros, aplicadores, Faça Você Mesmo (DIY), indicação de profissionais ou serviços para diagnóstico, gestão e monitoramento em obras

 Impermeabilização

  • Soluções para impermeabilizar sistemas de captura e reuso de água
  • Serviços para habitações na baixa renda
  • Melhoria dos processos construtivos nas etapas de impermeabilização.

O Programa de Inovação Aberta faz parte de uma jornada de transformação da empresa. Luís Fernando Guggenberger conta que o objetivo é contribuir com a inovação e construção desse ecossistema para o setor da construção civil brasileira por meio das Construtechs. “Em um breve futuro nossa intenção é oferecer soluções integradas e não somente produtos de impermeabilização, especialmente no segmento B2B. As startups serão fundamentais para contribuir nesta nossa jornada de expansão”.

 As Construtechs participantes contarão com seed money no valor de R$ 100 mil reais, para cada uma; seis meses de residência no WeWork em São Paulo, local onde já está a área de Inovação da Vedacit; quatro meses de aceleração em parceria com a Liga Ventures; incentivo para geração de negócios no segmento de construção civil.