Artemisia e Gerdau abrem inscrições para o Lab Habitação: Inovação e Moradia

Prazo vai até 24 de setembro. Empresas selecionadas participarão de programa de aceleração a curto prazo

A Artemisia e a Gerdau abriram inscrições para o Lab Habitação: Inovação e Moradia, programa de aceleração a curto prazo. O objetivo é selecionar até 15 “startups inovadoras que atuem no setor de habitação e com potencial para impactar positivamente as condições de moradia de milhares de brasileiros e brasileiras”. Elas devem estar alinhadas aos temas do acesso a moradias de qualidade, microcrédito habitacional, reformas habitacionais, empregabilidade na construção civil, gestão de condomínios de habitação popular, água e saneamento, energia, infraestrutura e melhoria de espaço público, e inovação na construção civil.

O Lab conta com o apoio do Instituto Vedacit, Eternit e Grupo Tigre (por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen, braço social da empresa). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 24 de setembro.

As startups selecionadas participarão de um programa de aceleração de cinco semanas, com workshops presenciais e webinares, com ênfase no refinamento do modelo de negócio e no impacto social das soluções.

Viver com dignidade

Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, acredita que o sonho de contribuir para que 100% dos brasileiros possam viver com dignidade e poder de escolha passa pelo apoio a iniciativas empreendedoras inovadoras no setor de habitação, sendo forte a convicção de que os desafios ligados à temática constituem oportunidades para que negócios de impacto social sejam desenvolvidos.

“Quando analisamos os componentes que formam uma vida digna e segura, a questão habitacional se mostra intrinsecamente ligada à qualidade de vida e à saúde da população de menor renda. No Brasil, embora a maioria das ações do poder público se concentre na construção de novas unidades, o problema da qualidade das casas é duas vezes maior”, diz Maure.

Para ela, maior que a falta de moradias é o contingente de pessoas vivendo em condições inadequadas, situação que impacta na saúde de milhares de famílias, na autoestima, no absenteísmo e na frequência escolar. “Tornar uma casa insalubre ou irregular em um ambiente seguro, confortável e saudável representa uma faísca de transformação, que impacta positivamente pessoas, famílias e o bairro como um todo.”

Marcos Faraco, diretor executivo da Gerdau Aços Brasil, lembra que em 2030, segundo projeções, 40% da população mundial estará vivendo em moradias precárias. Por isso, considera “de suma importância apoiar iniciativas que deem suporte aos empreendedores que estão desenvolvendo produtos e serviços com potencial para mudar essa realidade”.

 Critérios de seleção e setores

  • Impacto social – negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas aos desafios da moradia com foco na melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda.
  • Perfil – empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente.
  • Potencial de escala – modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas das classes C, D e E.
  • Estágio de maturidade – startups com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, que estão em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios.
  • Potencial de inovação – capacidade de entregar soluções inovadoras com potencial de promover qualidade de vida para população de baixa renda brasileira por meio de soluções em habitação.

É essencial a disponibilidade de pelo menos um representante do negócio para participar de todos os dias de workshops presenciais. A busca recai para startups alinhadas aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Erradicação da Pobreza (ODS 1); Água Potável e Saneamento (ODS 6); Energia Acessível e Limpa (ODS 7); Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9); e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).

Benefícios aos selecionados

Os empreendedores selecionados serão potencializados com base na metodologia aceleração de curto prazo da Artemisia. Terão também acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos; conexão com outros empreendedores do setor; e mentorias com especialistas em negócios, impacto social e habitação. Entre os mentores estarão algumas das altas lideranças das empresas correalizadoras do programa. A ideia é que os participantes saiam com maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio, avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto social no setor. Os empreendedores que concluírem o programa também passarão a fazer parte da Rede Artemisia. Negócios que se destacarem ao longo do processo – até três startups – poderão receber capital semente e mentorias extras.

Cenário desafiador

O tema é de suma importância para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Para a população de menor renda, as condições de moradia influenciam a saúde, qualidade de vida, segurança, educação e condições de desenvolvimento humano. No Brasil, há um déficit de moradias de 7,7 milhões que impacta a vida de 33 milhões de brasileiros; 91% do déficit habitacional está concentrado em famílias com renda de até três salários mínimos; 45% da população não tem acesso a serviços adequados de esgoto; 8,3 milhões moram em áreas com risco de desastres naturais; e 40% dos domicílios são considerados inadequados (sem coleta de lixo, rede de esgoto e água, ventilação e iluminação adequados).