Publicação do GIFE analisa investimento social privado no campo de negócios de impacto

As oportunidades e os desafios relacionados com variadas formas de atuação das fundações, institutos e atores do investimento social são analisados na publicação “Olhares sobre a atuação do investimento social privado no campo de negócios de impacto”, lançada pelo GIFE com o apoio do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Sabin, Instituto Vedacit, Instituto C&A, Instituto InterCement e Oi Futuro.

A publicação dá sequência à série Temas do investimento social, que tem o objetivo de gerar conhecimento no campo por meio do debate e análise de temas fronteiriços e estratégicos, fomentando e qualificando a atuação de investidores sociais privados no panorama político-institucional brasileiro.

O Investimento Social Privado (ISP), como entendido pelo GIFE, refere-se ao repasse sistemático, planejado e monitorado de recursos privados, de forma voluntária, a programas ou organizações com o objetivo de produzir soluções sociais, ambientais, culturais e científicas de interesse público. Dentro desse conceito, são diversos os modelos, estratégias e parceiros envolvidos em sua atuação.

As tendências do investimento social privado já foram convertidas em agendas estratégicas do GIFE. “O tema de negócios de impacto social e ambiental vem-se colocando, ao longo dos últimos anos, como objeto de reflexão e de expansão possível dos modos de ação dos investidores sociais. Isso tem ocorrido em espaços diversos, como a própria rede temática de associados e parceiros do GIFE, o grupo Fundações e Institutos de Impacto (FIIMP), a Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS) e todas as demais iniciativas que buscam fortalecer não apenas o ecossistema de finanças sociais e negócios de impacto, mas também a interface com o campo do investimento social privado, comenta José Marcelo Zacchi, secretário geral do GIFE e um dos organizadores do trabalho, na apresentação.

A série teve início em 2016 com a publicação Alinhamento entre o investimento social privado e o negócio, que buscou colher e sistematizar reflexões sobre o sentido público das ações do investimento social de institutos e fundações e seus mantenedores empresariais, compreendendo melhor as implicações práticas do fenômeno do alinhamento, seus contornos, oportunidades e desafios.

A autora da publicação é Gabriela Brettas, mestre pelo Programa de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Realizou parte dos estudos na Facultad de Geografía e Historia da Universidad de Sevilla (Espanha), por meio de programa de intercâmbio. Atua profissionalmente na área de terceiro setor, projetos sociais e organizações da sociedade civil. É pesquisadora no Centro de Estudos da Metrópole (CEM).

A organização ficou a cargo de José Marcelo Zacchi, Erika Sanchez Saez e Graziela Santiago

Para saber mais, acesse https://goo.gl/jizA7m