Programa de Aceleração IdeiaGov seleciona negócios de impacto visando a agenda Net Zero 2050

Redução da emissão de gases do efeito estufa, mobilidade e combustíveis sustentáveis, mudança da matriz energética e cidades resilientes são os desafios que o Programa propõe em sua segunda edição.

O IdeiaGov, Hub de Inovação do Governo do Estado de São Paulo, está selecionando, até o dia 9 de setembro, negócios de impacto socioambiental (NIS) para a segunda edição do Programa de Aceleração Net Zero 2050. Serão selecionados 20 negócios de impacto de todo o Brasil e da América Latina que tenham soluções inovadoras e escaláveis e que se proponham a resolver problemáticas de quatro desafios: redução da emissões de gases do efeito estufa; mudança da matriz energética; mobilidade e combustíveis sustentáveis; e cidades resilientes. Para inscrições, acesse aqui.

A 2a edição do Programa de Aceleração é realizada em parceria com a Connected Places Catapult (CPC), Consulado Britânico e Invest SP. Os desafios foram definidos em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Governo do Estado de São Paulo e as soluções devem contribuir para a pauta de Carbono Zero (Net Zero) na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) – a COP26 – prevista para acontecer em Glasgow, no Reino Unido, em novembro de 2021.

As startups selecionadas no Brasil e América Latina irão trabalhar em sinergia com cerca de 10 startups do Reino Unido para desenvolver soluções em conjunto para o Estado de São Paulo. Além disso, também terão a oportunidade de fazer conexões online com investidores, governos e organizações setoriais.

Podem se inscrever negócios de impacto formalizados (com CNPJ) e com fins lucrativos (MEI, EPP, ME, EI, EIRELI, LTDA, S.A.) do Brasil e, no caso de outros países da América Latina, com registros equivalentes. A inscrição e a candidatura ao programa são gratuitas. A inscrição deverá ser feita por meio do site do IdeiaGov, em português, até a data limite de 9 de setembro de 2021, às 23h59, horário de Brasília (sujeito a prorrogação, a ser comunicada após a data limite).

Os desafios

Ao longo de três meses, 20 Negócios de Impacto trabalharão para desenvolver suas soluções a partir de mentorias e conexões com importantes atores do Brasil e do Reino Unido, entendendo seu potencial para estreitarem a relação com o setor público e outros atores relevantes.

Veja a seguir quais são os desafios propostos

Redução da emissão de gases de efeito estufa

Soluções que se proponham a realizar a captura, armazenamento, uso ou remoção do carbono da atmosfera ou que contribuam para reduzir a emissão de gases do efeito estufa em centros urbanos e industriais por meio da adoção de novos equipamentos e produtos com maior eficiência energética.

Mobilidade e combustíveis sustentáveis

Soluções que estimulem a cadeia de veículos avançados (elétricos e outros) e seus componentes e de soluções menos poluentes para transportes individuais e coletivos ou que se proponham a acelerar a transição para o uso de combustíveis e meios de transportes sustentáveis para a população e para as empresas.

Mudança da matriz energética

Soluções que promovam o uso de novas fontes renováveis de energia (solar, eólica, biomassa etc.) que sejam economicamente atrativas e contribuam para o acesso a energias limpas de baixo custo a populações mais vulneráveis.

Cidades resilientes

Soluções que usem tecnologias que previnam ou alertem de forma inteligente alterações naturais, desastres e/ou calamidades. Além de soluções de infraestrutura resiliente para responder a potenciais calamidades de forma preventiva e proteger as comunidades

Para mais informações acesse. https://ideiagov.sp.gov.br/programadeaceleracao/

As proponentes poderão entrar em contato através do e-mail: editais@ideiagov.sp.gov.br