O evento leva a sensibilidade da linguagem artística para a festa de encerramento do Projeto Legado, programa de aceleração gratuito oferecido a empreendedores sociais de todo o país. A festividade acontece amanhã, 17 de outubro, no Teatro Fernanda Montenegro, e contará com a presença da cineasta Mara Mourão.

A terceira edição do Legado Experiência acontece amanhã, dia 17 de outubro, no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba (PR), com a entrega do VII Prêmio Legado de Empreendedorismo Social. São esperadas mais de 100 iniciativas de impacto socioambiental positivo para celebrar o poder transformador do empreendedorismo social. O Legado Experiência foi criado em 2017 com a proposta de levar a sensibilidade da linguagem artística para a festa de encerramento do Projeto Legado, programa de aceleração gratuito que oferece a empreendedores sociais de todo o país um ano de capacitações e mentorias em áreas como sustentabilidade financeira, design thinking, gestão de projetos, aspectos jurídicos e comunicação. Desde então, o evento tornou-se um dos mais importantes do ecossistema de empreendedorismo social.

Entre as atrações já confirmadas para o Legado Experiência está a presença da diretora Mara Mourão. Autora da obra que inspirou o tema deste ano, Mara estará à frente da palestra de abertura do evento. Outra grande atração da noite será a entrega do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, momento em que serão revelados os nomes das três iniciativas finalistas do Projeto Legado, que ganharão o investimento financeiro no valor de R$ 10 mil, para investimento em expansão de impacto.

Quem se importa?

Será que ainda somos capazes de nos importar com injustiças, desigualdades, discriminações e violências? Quem se importa? Essa é a pergunta norteadora do Legado Experiência 2019. Em sua terceira edição, o evento que une empreendedorismo social, histórias inspiradoras e intervenções artísticas vai celebrar o poder transformador de quem ainda se importa, pratica a empatia e trabalha para construir um mundo mais humano, igualitário e sustentável.

O tema do Legado Experiência 2019 é inspirado no documentário Quem se Importa, da diretora e roteirista Mara Mourão. Lançado em 2012, o longa-metragem retrata empreendedores sociais que atuam ao redor do mundo, entre eles Muhammad Yunus (Prêmio Nobel da Paz), Bill Drayton (fundador da Ashoka), Wellington Nogueira (fundador da Doutores da Alegria). Também mostra, a força da atuação em rede.

A presença de Mara Mourão não é por acaso. A convidada de honra do evento inspirou a fundação do Instituto Legado, há sete anos. Na época, o casal de advogados James e Glaucia Marins procuravam uma causa para se dedicar. Foi quando tiveram a oportunidade de assistir o documentário “Quem se importa” e abraçar o empreendedorismo social como propósito de vida. “É muito gratificante promover o encontro entre a ampla rede de empreendedores sociais que criamos na nossa região e uma profissional engajada e influenciadora como a Mara Mourão. Depois de ouvir aquele questionamento, em 2012, hoje podemos responder ‘sim, eu me importo, e você’?”, afirma Glaucia Marins, vice-presidente da organização.

 

Desde 2013, o Instituto Legado capacita, conecta e investe em pessoas e ideias de impacto. Apenas pela aceleração do Projeto Legado já passaram mais de 100 iniciativas e negócios socioambientais, sem contar alunos de pós-graduação em empreendedorismo social, startups do Legado Semente e outros projetos que têm sido desenvolvidos. É justamente para celebrar este movimento que o Legado Experiência foi planejado: um momento único que vai reunir empreendedores sociais, investidores, voluntários, parceiros, demais atores e, claro, todos e todas que desejam conhecer mais o ecossistema de impacto.

Entre as novidades do Legado Experiência 2019 está a exposição das iniciativas de impacto socioambiental que participaram do Projeto Legado esse ano. Serão mais de 30 organizações à disposição do público interessado em saber mais sobre atuação delas em diferentes regiões do Brasil. Como já é tradição, as organizações aceleradas concorrem a três prêmios de R$ 10 mil reais cada. As vencedoras selecionadas por uma banca multidisciplinar serão anunciadas na noite de celebração. A sensibilização para causa fica por conta de apresentações artísticas que vão enriquecer a programação, que será traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Livro sobre Movimento Transformador Massivo motiva plantio de árvores

O evento também será palco para o lançamento do livro “A Era do Impacto”, o primeiro de James Marins na área de empreendedorismo e negócios sociais. É neste volume que o presidente do Instituto Legado defende o conceito de Movimento Transformador Massivo e argumenta que a humanidade vive o momento mais propício para realização de grandes avanços sociais. Com forte resgate teórico, histórico e filosófico, o autor faz um panorama sobre o perfil do empreendedor tradicional e compara-o ao modelo mental do empreendedor de impacto, defendendo que este é diferenciado por priorizar o elemento ético nos negócios. Ele ainda avalia a evolução humana tendo como premissa a ideia de que vivemos na era de um aprimoramento que nos conduzirá, como espécie, à liberdade da consciência.

O papel do novo livro de James Marins tem impressão ecologicamente responsável, foi editado pela Editora Voo, certificada pelo Sistema B, e estará disponível para venda durante o evento. Os direitos autorais serão doados ao fundo de manutenção dos projetos do Instituto Legado, que oferece serviços gratuitos à comunidade empreendedora. Além disso, a cada livro vendido uma árvore será plantada.

Ensino de Impacto

A noite do dia 17 também será de comemoração para mais de 60 alunos que se formam na primeira turma de pós-graduação EAD em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais, conduzida pelo Instituto Legado em parceria com a FESP. Devido ao uso de tecnologias e metodologia inovadora, o curso conta com alunos de todas as regiões do país (em estados como Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Essa primeira turma conta com alunos da maior bolsa de estudos já mobilizada para uma especialização em empreendedorismo social no Brasil. São 49 bolsistas que tiveram seus estudos incentivados por empresas e investidores sociais. Após um ano de estudos, com 360 horas de conteúdo autoral inovador, qualidade audiovisual artística, mentoria personalizada e elaboração de um projeto final de impacto social, a turma de empreendedores sociais de todo o Brasil se forma como especialistas em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais. Dando continuidade à expansão de impacto social por meio do ensino superior a distância, na ocasião, o Instituto Legado, em parceria com a Universidade Positivo, vai lançar o primeiro MBA Gestão de Negócios de Impacto. Interessados poderão se inscrever durante o Legado Experiência.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.