Inscrições para o programa de aceleração do Instituto Legado podem ser feitas até 17 de fevereiro

Fotos: Divulgação

Projeto Legado 2019 selecionará 30 iniciativas brasileiras de impacto socioambiental, com foco em inovação e perfil de negócio. Entre as novidades do edital nacional estão cinco vagas destinadas a startups.

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social, de Curitiba (PR), decidiu prorrogar até 17 de fevereiro as inscrições para a sétima edição do Projeto Legado, programa gratuito de aceleração de iniciativas de impacto social e ambiental positivo, que desde 2013 já apoiou mais de 160 organizações de todo país. A versão 2019 prevê seleção de 30 empresas ou projetos.

Desde o dia 10 de janeiro, quando o edital de 2019 foi lançado, o Instituto Legado já recebeu inscrições de empreendedores de todas as regiões brasileiras.

Criado em 2011 por James Marins e Gláucia Marins, o Instituto Legado realiza atividades de apoio ao empreendedorismo social, considerado uma “ferramenta eficaz para a transformação do mundo”. Oferece também educação formal e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação com atuação socioambiental. Saiba mais em institutolegado.org

Inscrições

No ato da inscrição, além de preencher um formulário online, os candidatos deverão gravar um vídeo de apresentação de até dois minutos. As dúvidas sobre o processo de seleção serão esclarecidas durante encontros presenciais que a coordenação do Projeto realizará em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná. Instituições de outras localidades do país podem acessar as dicas e tirar dúvidas pelas redes sociais, acompanhando as transmissões ao vivo pelo instagram@instituto.legado.

Vagas para startups

Nesta edição a aceleradora reservará até cinco vagas para startups sociais, que são negócios em fase inicial, com potencial de escala e que tem a atuação socioambiental como propósito primordial. Interessados têm até o dia 17 de fevereiro para baixar o edital e se inscrever pelo site institutolegado.org.

Para concorrer ao edital, as empresas ou projetos devem ter como prioridade a geração de impacto social ou ambiental positivo e estar em funcionamento há pelo menos um ano (startups estão dispensadas deste prazo). Não serão aceitas inscrições de projetos vinculados ao poder público ou a partidos políticos. Não é necessário formalização jurídica, mas é importante que os candidatos tenham interesse em consolidar e rentabilizar suas ideias e amadurecer aspectos organizacionais ao longo do programa, a fim de conquistar sustentabilidade financeira.

“A saúde financeira tem se mostrado um grande obstáculo para iniciativas de impacto social e, por isso, o Instituto Legado tem como missão fomentar a visão de negócio e dar ferramentas para que essas organizações sejam cada vez mais autônomas e tenham condições de ampliar seu legado no mundo”, diz Julyanna Costa, gestora do Instituto Legado.

As startups selecionadas passarão por um projeto piloto de incubação, no qual, além de fortalecer a visão empreendedora e de autonomia financeira para impacto socioambiental, o Instituto Legado encorajará o diálogo com a tecnologia em busca de soluções para o Brasil e o mundo. “A tendência do uso de tecnologias modernas – como a inteligência artificial e a nanotecnologia – para solução dos grandes problemas locais e globais é uma demanda que pretendemos incentivar cada vez mais como estratégia de ampliação de impacto”, comenta James Marins, presidente e fundador da aceleradora social.

Os empreendimentos selecionados seguirão um cronograma anual de capacitações envolvendo aspectos gerenciais e jurídicos, a fim de fortalecer a organização e proporcionar a ampliação de suas atividades. Ao final do processo, as participantes passam por uma banca avaliadora e têm a chance de disputar três investimentos financeiros de R$ 10 mil cada, além de horas de mentoria. O resultado do Prêmio Legado de Empreendedorismo é anunciado durante o Legado Experiência, celebração que ocorre ao final do ano e reúne todo o ecossistema de impacto em Curitiba. A última edição reuniu cerca de 500 pessoas no Teatro Guaíra. Em toda a história do programa, 18 instituições já foram beneficiadas com o prêmio em dinheiro. As startups que vierem a participar do Projeto Legado 2019 não terão direito a concorrer ao prêmio.