As soluções deverão levar melhorias para a realidade dos moradores de conjuntos habitacionais de Campinas e Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, e de São Vicente, no litoral. As inscrições vão até o dia 3 de setembro.

O Quintessa e a CPFL Energia vão selecionar quatro soluções de impacto com o objetivo de implementar soluções que promovam a eficiência energética em residências de baixa renda nos locais em que a CPFL atua. As inscrições vão até o dia 3 de setembro e, para participar da iniciativa CPFL na Comunidade, as organizações terão que atender a um dos cinco desafios propostos: eficiência energética para residências de baixa renda; fontes sustentáveis para geração de energia para residências de baixa renda; soluções em educação com foco na capacitação e uso seguro e consciente de energia; soluções que contribuam com o desenvolvimento do conjunto habitacional; e soluções que contribuam para a economia circular dos uniformes de eletricistas da CPFL.

Para fazer a inscrição, clique aqui. A iniciativa é voltada a negócios de impacto, mas empresas, startups e organizações da sociedade civil que tenham soluções inovadoras e alinhadas aos desafios propostos podem participar. Os negócios podem inscrever mais de uma solução, para isso basta fazer dois cadastros no site.

As soluções deverão levar melhorias para a realidade dos moradores dos conjuntos habitacionais de Campinas e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e de São Vicente, no litoral. A iniciativa é financiada, majoritariamente, com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Os projetos escolhidos dividirão a verba de R$ 200 mil, receberão apoio técnico da CPFL e do Quintessa para a implementação da solução ao longo de três meses e também contarão com o apoio de organizações da sociedade civil (OSCs) locais para relacionamento com os moradores das regiões.

Entre os pré-requisitos para a seleção estão a aderência a um dos cinco desafios propostos; a solução estar pronta para implementação ou para ser facilmente adaptada para implementação em três meses; contar com equipe qualificada e comprometida com a dedicação na iniciativa; e formalização, com CNPJ e sede no Brasil.

Após as inscrições, as entrevistas de seleção e pitch day serão feitos em setembro, com implementação das soluções a partir de outubro.

Veja alguns exemplos de soluções que poderão se encaixar nos cinco desafios propostos

  1. Eficiência energética para residências de baixa renda

Eficiência para equipamentos domésticos.

Reformas de baixo custo para melhorar a iluminação, ventilação e climatização, contribuindo para a redução do consumo de energia.

Tecnologias que auxiliem na identificação da origem e mensuração dos gastos de energia nas residências e/ou proponham alternativas para redução do consumo.

Tecnologias que utilizem a internet das coisas (IOT) para gerar eficiência energética.

  1. Fontes sustentáveis para geração de energia para residências de baixa renda

Bombeamento solar de água e refrigeração.
Geração de energia solar térmica para aquecimento de água.
Soluções que usam energia solar para iluminação.

  1. Soluções em educação, com foco em:

Capacitar para realização de manutenção de equipamentos em eficiência energética (equipamentos de cocção, lâmpadas e outras soluções, como as mencionadas no Eixo 1).
Conscientizar sobre a importância do uso correto de energia e redução do consumo energético.
Engajar no uso seguro e consciente de energia, gamificando e/ou levando incentivos para o processo.

Levar boas práticas de educação financeira, capacitando também no entendimento da conta de luz.

  1. Soluções que contribuam com o desenvolvimento do conjunto habitacional por meio de:

Geração de renda a partir da eficiência energética.

Viabilização do cozimento de alimentos em locais sem acesso a GLP (gás de cozinha), com soluções que utilizem fontes sustentáveis e renováveis de energia.

  1. Soluções que contribuam para a economia circular dos uniformes de eletricistas da CPFL, com foco em:

Desenvolver soluções para reutilização e/ou reciclagem dos tecidos dos uniformes, em parceria com os moradores dos conjuntos habitacionais.
Capacitar os moradores para empreenderem e/ou gerarem renda transformando os uniformes em novos produtos (aplicando o conceito de upcycling).
Conscientizar os moradores sobre a ação de economia circular implantada neste item 5.