Girl listening to music from her phone

O Programa de Desenvolvimento de Líderes de Impacto, concebido em parceria pelo Instituto Coca-Cola e pelo Instituto Ekloos, oferece oportunidades de capacitação em liderança para jovens negros de todo o país e também fomenta seus projetos de impacto social, que podem ser uma organização social, negócio de impacto ou projeto de mobilização popular. 

O Instituto Coca-Cola Brasil e o Instituto Ekloos uniram forças para capacitar jovens negros que sonham em liderar iniciativas de transformação social. O Programa de Desenvolvimento de Líderes de Impacto objetiva atender duas principais demandas dos jovens negros: conhecimento e recursos financeiros. As inscrições para o edital podem ser feitas até 22 de dezembro pelo site www.ekloos.org/lideres.

Serão selecionados 60 jovens entre 18 e 35 anos, que se declaram negros ou pardos, para participar do Programa, em duas trilhas: Trilha A, com o conteúdo completo, que atenderá 30 jovens e a Trilha B, para outros 30 jovens, que participarão apenas das capacitações. Cada jovem selecionado receberá ajuda de custo de R$ 400 por mês durante o Programa. A ideia é trabalhar junto com os jovens para fortalecer iniciativas com potencial de reduzir as desigualdades do país.

No total serão 50 horas de capacitação, nas quais os jovens receberão formação em áreas relevantes para o desenvolvimento pessoal, como ética e questões sociais do Brasil, e para o desenvolvimento de competências de gestor, como estratégia, finanças e comunicação. O conhecimento e habilidades necessárias para o autodesenvolvimento serão temas da trilha de capacitação. As mentorias, oferecidas pela equipe do Instituto Ekloos, ajudarão os jovens a absorver e aplicar o conhecimento obtido, além de apoiar o desenvolvimento dos projetos dos participantes.

Ao final do processo de desenvolvimento pessoal e de suas iniciativas, todos os 30 jovens participantes das mentorias poderão apresentar seus projetos a uma banca de especialistas. Os selecionados receberão até R$100 mil como fomento ao desenvolvimento de projetos de impacto social, seja um negócio ou a defesa de uma causa. Com isso, o Programa oferece capacitação, desenvolvimento, acesso a ampla rede de profissionais experientes e a oportunidade de receber recursos financeiros sob a forma de capital semente.


“Diferente de outras iniciativas já existentes, este programa irá beneficiar 60 jovens, olhando para o jovem e não para o que ele já realiza. O programa não está procurando jovens que já tenham negócios estabelecidos, mas jovens que lutam por uma causa ou que querem desenvolver iniciativas de transformação social”, diz Andréa Gomides, fundadora do Instituto Ekloos.


 

O Programa quer identificar líderes potentes do Oiapoque ao Chuí, oferecendo oportunidade para as cidades do interior do país que muitas vezes ficam fora de outros programas. Acreditar na potência da juventude negra periférica foi o maior motivo de criação da iniciativa. O Instituto Ekloos atua desde 2007 e o Instituto Coca-Cola Brasil, criado há 20 anos, têm experiência no desenvolvimento de lideranças em áreas periféricas e valorizam o poder do conhecimento para o aparecimento de novas lideranças, a defesa de direitos e a criação de soluções de transformação social inovadoras.