A.M.E.I., programa de aceleração para mulheres empreendedoras de impacto da periferia

Fotos: Divulgação

Foi dada a largada para o programa A.M.E.I.- Aceleração para Mulheres Empreendedoras de Impacto da periferia, realização do Empreende Aí e Yunus Negócios Sociais.

A primeira reunião do Programa A.M.E.I. aconteceu dia 6 de fevereiro, na sede da Fundação Julita, Jardim São Luís, região sul da cidade de São Paulo, e reuniu 31 empreendedoras que lideram negócios com impacto socioambiental nas periferias de São Paulo. O objetivo do Programa A.M.E.I. é preparar essas empreendedoras para que elas assumam o protagonismo no desenvolvimento econômico local e potencializem seus talentos.

A iniciativa foi desenvolvida pela Yunus Negócios Sociais (braço brasileiro da rede ligada ao Nobel da Paz Muhammad Yunus) em conjunto com a escola de negócios da periferia para a periferia Empreende Aí.

O A.M.E.I. foi lançado em dezembro do ano passado e recebeu 179 inscrições. Foram pré-selecionados 51 negócios e, com base em entrevistas presenciais, que analisaram o estágio do negócio, foram selecionadas 31 empreendedoras finalistas. O programa conta com o apoio do Centro de Empreendedorismo e Administração em Terceiro Setor da Universidade de São Paulo (USP / FEA – Faculdade de Economia e Administração da USP) e é viabilizado com o patrocínio do British Council, Fundação Via Varejo e Instituto Consulado da Mulher.

“A Macambira Sociocultural é uma das aceleradas e agradece a oportunidade de participar desse momento da democratização da educação empreendedora junto com tantos negócios potentes e suas fortes criadoras. Estamos emocionados e confiantes nos caminhos que esta oportunidade pode trazer”, comentou Alânia Cerqueira, fundadora da Macambira Sociocultural.

Alânia Cerqueira: “Estamos emocionados e confiantes nos caminhos que esta oportunidade pode trazer”

De fevereiro a julho de 2019, as empreendedoras selecionadas participarão de encontros semanais que tratarão de temas relacionados a negócios, como marketing digital, vendas, gestão de fluxo de caixa e aspectos tributários. Além disso, destas 31 empreendedoras, algumas poderão ser selecionadas para a fase 2 que incluirá mentorias especializadas e uma possibilidade de receberem investimento financeiro através de doação.

“Nosso objetivo final é que, lá na frente, as empreendedoras estejam preparadas e empoderadas para ter acesso a investimentos. Queremos dar as ferramentas necessárias para que elas saiam daqui sabendo quais são os próximos passos que devem dar para seguir com o negócio”, afirma Francisco Vicente, gestor de investimento da Yunus Negócios Sociais.

“A expectativa é que a gente consiga preparar essas mulheres para que elas tenham empreendimentos mais robustos e, principalmente, que tenham vidas financeiras melhores e não venham a quebrar nos próximos anos”, diz Jennifer Rodrigues, sócia-fundadora do Empreende Aí, parceira da Yunus na iniciativa.

A primeira reunião do A.M.E.I. foi uma oportunidade para que as empreendedoras pudessem se conhecer, conversar sobre seus negócios, criar parcerias e ampliar sua rede de contatos

Para Luis Coelho, sócio-fundador do Empreende Aí, é fundamental fomentar o empreendedorismo na base. “Temos hoje várias iniciativas que apoiam este mercado. O programa ajudará a conseguir aportes financeiros maiores para acelerar o crescimento. Queremos mostrar que a periferia pode ter negócios cada vez maiores e bem estruturados”, afirma.

A primeira reunião do A.M.E.I. foi uma oportunidade para que as empreendedoras pudessem se conhecer, conversar sobre seus negócios, criar parcerias e ampliar sua rede de contatos

Relação de selecionadas:

Adélia Nunes da Silva
Alânia Cerqueira
Andréa Aparecida Soares
Ariane Noronha
Danie Sampaio
Edilene Venâncio Pedroso
Emily Cristina
Iva Oliveira da Silva
Jozi Belisiário
Jucileide Dias
Juliana dos Santos Andrade
Kilze Malaquias de Souza
Leandra Velani
Lilian de Paula
Lilian Soares Ambrósio de Jesus
Lorena Carvalho
Maria Luzia de Oliveira
Michelle Fernandes
Patrícia Barbosa
Patrícia Xavier
Paula Rodrigues do Nascimento
Regina Marta Tereza Cordeiro Lima Rodrigues
Sabrina Kelly Purcina Martiniano
Shirley Rosa
Silvana Aparecida Bento Silva
Sílvia Izadora Prates
Suzana Silva de Sousa
Tamara Costa Ferreira
Thais Conceição Gomes
Vanessa Borges
Yasmin Christe