FEA Social oferece programas gratuitos de incubação e consultoria para empreendedores de impacto e ONGs

Até 11 de julho

As inscrições para o programa de Incubação para Negócios de Impacto vão até 11 de julho; e as inscrições para o Programa de Consultoria para ONGs e Negócios de Impacto podem ser feitas até o dia 18 de julho. Os programas são gratuitos e oferecem muito conhecimento para empreendedores e negócios de impacto empenhados em transformar ainda mais, de forma positiva, a sociedade e o planeta.

A FEA Social USP está com as inscrições abertas para dois programas gratuitos: incubação para pessoas que desejam empreender no ramo de impacto social e consultoria para ONGs e negócios de impacto. As inscrições para o Programa de Incubação para Negócios de impacto vão até o dia 11 de julho e para Programa de Consultoria para ONGs e Negócios de Impacto até o dia 18 de julho. Uma ótima oportunidade para empreendedores sociais com ideias que unem impacto social, inovação e sustentabilidade financeira e para ONGs e negócios de impacto empenhados em transformar ainda mais, de forma positiva, a sociedade e o planeta.

A FEA Social USP é uma entidade estudantil sem fins lucrativos, criada e gerida por estudantes da FEA-USP desde 2013. Atualmente com 92 membros, oferece serviços de consultoria para ONGs e negócios de impacto, além de serviço de incubação para empreendedores sociais. A entidade também promove uma série de eventos sobre conscientização de causas socioambientais. Todos os serviços são gratuitos e, enquanto seguirem as medidas de isolamento social, serão oferecidos virtualmente.

Programa de Incubação para Negócios de Impacto

Desde 2016, a Incubadora da FEA Social ajuda empreendedores a criarem negócios inovadores que geram alto impacto socioambiental e são financeiramente sustentáveis. O programa conta com cinco pilares: capacitação e treinamento, desenvolvimento de produto/serviço, desenvolvimento pessoal dos empreendedores, formatação de modelo de negócio e promoção de rede de contatos.

A metodologia de incubação foi criada pela própria FEA Social, após estudo da abordagem de entendimento e resolução de problemas trazidos pelo Design Thinking e sobre como a metodologia Startup Enxuta repensa o desenvolvimento de produtos e serviços no setor de negócios de impacto socioambiental. A metodologia é detalhada no Edital da Incubadora para Negócios de Impacto

A seleção dos negócios de impacto ocorrerá em duas fases: a primeira vai até 11 de julho, por meio do preenchimento de um formulário que possui um envio opcional de carta ou vídeo de até dois minutos. Já a segunda fase ocorrerá em julho, por meio de entrevistas on-line.

Serão três vagas para o programa, que tem duração estimada de quatro meses. Cada incubação será realizada em conjunto com os empreendedores por uma equipe da FEA Social composta por quatro estudantes dos cursos ministrados pela faculdade.

Programa de Consultoria para ONGs e Negócios de Impacto

Desde 2014, a FEA Social oferece serviços gratuitos de consultoria para ONGs e Negócios de Impacto, buscando aumentar a eficiência operacional das organizações do setor social. A consultoria, exclusiva para instituições já consolidadas e com CNPJ, procura trazer uma visão externa às organizações, embasada nos conhecimentos oferecidos pelos cursos da própria FEA-USP. O serviço consiste em quatro principais etapas: Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Acompanhamento, detalhadas no Edital de Consultoria de ONGs e Negócios de Impacto.

O serviço de consultoria prestado pela FEA Social conta com mais de 50 projetos envolvendo o Terceiro Setor e Setor 2.5, tendo suas principais áreas de atuação em gestão financeira, reestruturação administrativa, otimização de processos internos e comunicação interna e externa.

A seleção das ONGs e de Negócios de Impacto ocorrerá em duas fases: primeiro, o preenchimento de um formulário, até o dia 18 de julho, que exige alguns pré-requisitos por parte das organizações; a segunda, ocorrerá no mês de julho, por meio de entrevistas online.

Serão seis vagas para os projetos de consultoria, que datam do início de agosto e têm duração estimada de quatro meses. Esses, serão realizados de forma conjunta com o gestor ou responsável pela instituição, associadamente a uma equipe da FEA Social, composta por cinco a seis alunos dos cursos ministrados pela faculdade.