Bons negócios para o equilíbrio climático, o planeta e o ser humano

O Instituto Climate Ventures Brasil e sua parceira Climate Launchpad procuram negócios de impacto que contribuam para o equilíbrio climático e o respeito ao planeta e ao ser humano. “Para mapear e fomentar negócios que promovam uma economia mais regenerativa, circular e de baixo carbono”, lançaram a 1ª Chamada de Bons Negócios pelo Clima”, que receberá inscrições até 17 de agosto.

A iniciativa pioneira está sendo realizada em conjunto com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e a Aoka – Plataforma de inovação social, e tem como parceiros estratégicos a Pipe.Social, a Fundação Certi e o Instituto Arapyaú. A seleção de negócios fará parte da etapa brasileira da edição 2018 da competição Climate Launchpad.

Negócios e mudanças climáticas

Os organizadores da Chamada acreditam que a força dos negócios é fator fundamental para enfrentar as mudanças climáticas no Brasil e no mundo.

“Atingimos um momento crítico para o futuro do nosso planeta. As mudanças climáticas nos desafiam a inovar, buscar novos caminhos de desenvolvimento e formas de fazer negócios. As metas que buscam limitar o aquecimento global, estabelecidas em 2015 durante a COP 21 em Paris, são ambiciosas e dependem de um imenso esforço coletivo de governos, sociedade civil e do setor empresarial. Após décadas de estudos, publicações, recomendações e metas estabelecidas, precisamos mais do que nunca de ações concretas – e bons modelos de negócios – para que a economia de baixo carbono torne-se uma realidade”, diz o texto de apresentação da Chamada inserido no site do Instituto Climate Ventures Brasil.

Segundo o edital da Chamada, seus promotores buscam “soluções que sejam bons negócios para o clima, independente da fase de desenvolvimento e que atuem, por exemplo, mas sem se limitar, com os seguintes temas:

Gestão da Água – Sistemas de monitoramento, aproveitamento das águas pluviais, reutilização, biodigestores, práticas sustentáveis etc.

Gestão de Resíduos – Todos os tipos de moda – upcycling – a indústria pesada com reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Alimentação – Agricultura, pecuária, produção, distribuição, vertical farming etc.

Energia – Geração, eficiência, distribuição, solar, eólica, bioenergia, smart grids etc.

Logística – Transporte de carga ou de pessoas, mobilidade urbana etc.

Uso do Solo – Agricultura, pecuária, silvicultura etc.

Florestas – Recuperação, conservação, manejo. Cultivo, extrativismo etc.

Informações gerais

  • Os interessados poderão inscrever sua iniciativa para os programas Climate Launchpad Brasil (CLP) e Climate Ventures (CV), ao mesmo tempo.
  • Poderão se inscrever e participar da Competição Global ClimateLaunchpad 2018 apenas ideias e iniciativas em estágios iniciais.
  • Negócios em qualquer estágio de desenvolvimento estão aptos para se inscrever para Climate Ventures: desde boas ideias até negócios já consolidados e prontos para receber investimentos substanciais.
  • Serão selecionados até 3 (três) projetos para o ClimateLaunchpad Brasil “selecionados CLP Brasil”)e até 5 (cinco) projetos para o Climate Ventures (“selecionados CV”) que, juntos, serão considerados os selecionados da Chamada.

Benefícios para as soluções selecionadas

Até 8 (oito) soluções vão compor o grupo de selecionados da Chamada, sendo até 3 (três) selecionados ClimateLaunchpad Brasil e até 5 (cinco) selecionados Climate Ventures.

Os selecionados da Chamada serão convidados a participar de uma imersão de dois dias no Ecossistema de Inovação da Fundação Certi, em Florianópolis-SC, em outubro de 2018, onde poderão desenvolver suas soluções e pitches de negócio. Os custos de transporte para Florianópolis e estadia serão cobertos pela chamada.

Dentre os finalistas ClimateLaunchpad Brasil, serão selecionados até 3 (três) projetos por uma banca julgadora (“selecionados Climate Launchpad Brasil”), para competir na final mundial do ClimateLaunchpad 2018 em Edimburgo, Escócia entre os dias 1 e 2 de novembro de 2018.

A ClimateLaunchpad é a maior competição mundial de ideias de negócios verdes. Sua missão é destravar o potencial de tecnologias limpas (cleantechs) de todo o mundo que tratem das mudanças climáticas. A competição visa criar um palco para estas ideias. A ClimateLaunchpad é parte da EIT Climate-KIC.

Cronograma

 17/AGO – Encerramento da Chamada

24 a 28/SET – Bootcamp, em SP

OUT – Realização do 1º Mapeamento Brasileiro de Negócios Bons para o Clima

4 e 5/OUT – Speed Dating, em SP

15 a 19/OUT – Fundação Certi, em Florianópolis

1 e 2/NOV – ClimateLaunchpad, na Escócia

22/NOV – Summit de Negócios pelo Clima

Edital completo

http://climateventures.co/wp-content/uploads/2018/07/edital_bons_negocios_pelo_clima.pdf

Inscrições

https://pipe.social/startup/partners/a924e1d8b29c88122799bba775232ab3