Fundação Calouste Gulbenkian investe na MAZE

A Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) decidiu ingressar no capital da MAZE, que antes se denominava Laboratório de Investimento Social (LIS), com um investimento de aproximadamente 10 milhões de euros nos próximos cinco anos. A notícia foi dada no inicío desta semana, em Lisboa, pela imprensa e por um comunicado da FCG. Segundo o jornal Diário de Notícias, a decisão representa uma uma aposta da Fundação no campo da inovação social, pois considera a Maze parceira estratégica para a utilização de novas ferramentas de investimento e financiamento para a criação de impacto.

A entrada da FCG no capital da MAZE será feita por meio de uma golden share, ação de categoria especial que assegura voto privilegiado em questões estratégicas relacionadas com a missão social da empresa.

A MAZE

Criada em 2013 pela FCG e pelo IES Social Business School, em parceria com a Social Finance UK, com o nome de Laboratório de Investimento Social (LIS) , a MAZE trabalha com investidores de impacto para desenvolver soluções eficazes na resolução de desafios sociais e ambientais. Até ao final de 2017, o LIS lançou e monitorou quatro Títulos de Impacto Social, levantou três mihões de euros em investimento para startups de impacto e lançou três programas de aceleração e capacitação para o investimento em Lisboa e no Porto.

Paralelamente, e em conjunto com a FCG, criou o Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social e apoio técnico à Estrutura da Missão Portugal Inovação Social. O primeiro relatório foi apresentado em junho de 2015, durante o Social Innovation World Forum, em Lisboa. Em julho de 2016 a FCG acolheu a reunião anual dos países do G8 sobre este tema.

Hoje, o LIS se denomina MAZE.  Apesar da mudança de nome, sua atuação se mantém alinhada a uma visão delineada pela FCG em 2013: organizações orientadas para o impacto precisam de competências, capital e inteligência de mercado que lhes permitam entregar os resultados a que se propõem. Para isso, todas as iniciativas da MAZE pretendem contribuir para um setor social com acesso sustentável a fontes de financiamento e maior impacto social.

Para cumprir a sua missão, a MAZE capacita startups de impacto para que elas desenvolvam modelos de negócio sustentáveis e atraiam investimento para escalar a sua intervenção. A empresa também orienta investidores, para que aloquem capital em negócios que resolvam problemas sociais e obtenham resultados, além de ajudar o setor público a redesenhar seus serviços para oferecer resultados com maior impacto para as populações locais.

MAZE