YCL Brasil 2018: curso de desenvolvimento de lideranças para o século XXI

Foto divulgação

O Youth Climate Leaders, por meio do programa YCL Brasil, está com as inscrições abertas até o dia 8 de setembro para o curso Desenvolvimento de Lideranças para o Século XXI, que se destina à formação de lideranças jovens (18 a 35 anos, mas aberto a outras faixas etárias também), que busquem “algo mais” para as suas vidas, estejam no momento de repensar sua trajetória ou de impulsionar a carreira, e queiram “salvar o planeta e atuar em projetos com propósito”. A jornada proposta traz aprendizados sobre mudanças climáticas na teoria, entendimento de questões práticas e oportunidades de trabalho em projetos com outros jovens do mundo inteiro, integrando a rede internacional de jovens líderes climáticos.

O YCL é uma organização fundada por brasileiros e que forma jovens do mundo todo com potencial de assumir cargos de liderança (seja em empresas, governos ou organizações sociais) na agenda de mudanças climáticas. Os jovens passam por formações online e off-line, incluindo aulas, visitas de campo e coaching.

Para informações sobre o curso do YCL Brasil 2018, custo e inscrições, clique aqui.

A primeira parte do curso, de imersão, terá duração de sete semanas, a partir do dia 28 de setembro, com dois encontros em finais de semana (fora de São Paulo) e cinco encontros às quintas-feiras à noite, em São Paulo. Serão abordados os seguintes tópicos: Experiência Multicultural (palestras sobre temas como ciência do clima, cooperação internacional, financiamento); Projetos em Grupo (questões práticas e experiência profissional no campo); Conteúdo Acadêmico (cursos baseados em habilidades como Teoria U, audição ativa e escrita criativa, além de outras palestras); e Coaching Individual e Coletivo (aprender mais sobre si mesmo e como colocar seus conhecimentos a serviço dos outros, cursos de liderança e psicologia, além de conexão com importantes organizações). A parte 2 – Field Placement / Indonésia – e a parte 3 – Delegação para a COP24 / Polônia – são opcionais.

Ao completar o curso, no início de novembro, os participantes passarão a integrar a rede internacional do YCL, tendo acesso exclusivo a oportunidades de intercâmbios profissionais, vagas de emprego e mentoria. Esse ano, o YCL recebeu 500 inscrições de 95 países. Em função da grande demanda de candidatos brasileiros, o YCL Brasil abriu a formação exclusiva no país.

A organização acredita todas as sociedades e setores da economia serão de alguma maneira influenciados pelos efeitos das mudanças climáticas, revelando um cenário altamente complexo. “Como preparar uma geração que liderará inciativas que nos tornem aptos a lidar com os desafios atuais e futuros?”. O programa YCL Brasil considera que as transformações individuais e coletivas caminham juntas, e que a resposta para esta pergunta passa pelo desenvolvimento de competências que não separam a prática da teoria.

Fundadora e CEO do YCL, Cassia Moraes é especialista em desenvolvimento sustentável e cooperação internacional e coordenadora executiva adjunta do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. O projeto foi apresentado ao ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a visita dele ao Brasil. A Climate Reality, fundada por Al Gore (ecologista e político norte-americano), é parceira oficial do YCL.

Objetivos do YCL Brasil 2018 – Curso de Desenvolvimento de Lideranças para o Século XXI

  • Impulsionar a transição de carreira de jovens profissionais para atuação em projetos que expressem o seu Propósito.
  • Oferecer repertório predominantemente prático por meio de competências não priorizadas até o momento pela educação acadêmica e corporativa e que estejam direcionadas às demandas socioambientais, em um contexto de igualdade de oportunidades, respeito à diversidade e desenvolvimento sustentável dos sistemas produtivos.
  • Ampliar a Rede Internacional YCL a fim de interligar jovens profissionais em todo o mundo e cocriar uma rede cada vez mais influente nos processos de mudanças globais.

Propósito

  • Promoção das competências centrais ao exercício da liderança do século XXI.
  • Oferecimento de uma abordagem de desenvolvimento global, por meio do pensar a realidade a partir da experiência, superando, dessa forma, a separação entre teoria e prática, discurso e ação.
  • Abordagem consistente do mundo contemporâneo, com ênfase nas mudanças de cultura, nas novas formas do mercado de trabalho, inovação e novas tecnologias, tendo como cenário as mudanças climáticas e a agenda do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • Ativação e participação em projetos dentro da rede internacional YCL – Youth Climate Leaders.