SO+MA leva programa de vantagens a escolas

Em oito semanas, a coleta somou 1,3 tonelada de plásticos e envolveu cerca de 350 pessoas. Fotos: Divulgação.

Com os recursos do prêmio global Acumen-Unilever, a SO+MA iniciou, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), um projeto piloto para incentivar a reciclagem e o recolhimento de plástico nas escolas do município.

Educação e atitudes cidadãs positivas têm tudo a ver. Prova disso é o projeto piloto que a SO+MA iniciou recentemente em duas escolas municipais de São Paulo: na EMEF João Domingues Sampaio, que fica na Vila Maria (Zona Norte), e na EMEF Guimarães Rosa, localizada na Vila Matilde (Zona Leste).

“O programa é aberto a toda a comunidade escolar e os estudantes de diversas séries participaram entregando os resíduos. Além disso, incentivamos os professores das escolas a inserirem o tema nas salas de aula, por meio de atividades de conscientização. Em oito semanas de operação, coletamos 1,3 tonelada de plásticos e envolvemos cerca de 350 pessoas, entre estudantes, professores e servidores, que fizeram mais de 700 entregas ao longo do piloto”, comenta Fernanda Yamasaka, gerente de projetos da SO+MA.

Esse piloto segue o desenho do Programa de Vantagens e foi desenvolvido para participar do Desafio de Inovação Social da Acumen-Unilever em Plásticos na América Latina. Mais de 90 equipes em todo o mundo participaram do desafio, que tinha o objetivo de apoiar soluções únicas e de impacto para a gestão de resíduos plásticos que melhoram a vida das populações de baixa renda.

A brasileira SO+MA foi uma das três empresas vencedoras do Desafio de Inovação Social da Acumen-Unilever em Plásticos. Cada vencedor recebeu recursos de US$ 25 mil e, com este capital-semente, a SO+MA pôde ampliar o seu Programa de Vantagens, adaptando-o para beneficiar escolas.

Criado em 2015 pela publicitária e cientista social Claudia Pires, o Programa SO+MA Vantagens troca atitudes por recompensas: ao levar recicláveis, as pessoas acumulam pontos que são trocados por cursos, exames, alimentação básica, experiências e descontos em supermercado.

Parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo continua e prevê, em 2020, a expansão do programa para as escolas na zona norte

O programa é o mesmo, com o diferencial de focar em plásticos e trabalhar com a comunidade escolar. O SO+MA nas escolas incentiva a reciclagem e atitudes cidadãs, com um ponto fixo de recolhimento de plástico nas escolas do município de SP. Cada participante ganha 100 pontos por quilo de qualquer plástico reciclável entregue. Os pontos acumulados pelas crianças, adolescentes, professores, servidores e pessoas da comunidade podem ser trocados por brinquedos e materiais escolares, além das recompensas do programa tradicional SO+MA Vantagens, ou seja, cursos, descontos e produtos de alimentação.

“Para levar o programa às escolas, fizemos apresentações em reunião de pais, reunião de estudos entre os professores e nas salas de aulas semanas antes de efetivamente começar a coleta. E exclusivamente com os professores, fizemos uma facilitação para falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, porque foi criado e como podemos trabalhar eles no nosso dia a dia”, afirma Fernanda.

A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo continua e já está sendo planejada para 2020 a expansão do programa para as escolas na zona norte da cidade, com o objetivo de receber um maior volume de plásticos, mas principalmente impactar mais cidadãos por meio da criação do hábito da reciclagem e do fortalecimento das ODS no dia a dia das pessoas.

Segundo a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), órgão da Secretaria Municipal das Subprefeituras, a zona norte tem bairros quem reciclam menos de 1% dos resíduos e, de acordo com o Mapa da Desigualdade, na Zona Norte também estão bairros que ocupam as primeiras posições do ranking de bairros mais desiguais na cidade de São Paulo. “Além de incentivar hábitos sustentáveis, o programa de fidelidade traz impacto social positivo para a população de baixa renda. Com o programa Vantagem SO+MA, queremos ajudar com as mudanças positivas desses indicativos”, conclui Fernanda.