Sebrae lidera mobilização nacional em torno da Semana Global do Empreendedorismo 2018

Entre 5 e 9 de novembro, evento terá diversas atividades ligadas ao tema Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora. O objetivo é conectar, capacitar e inspirar pessoas a empreender, envolvendo milhares de organizações e milhões de pessoas, entre empreendedores, docentes, estudantes e a sociedade, em 167 países.

O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas realizará a 11ª Semana Global de Empreendedorismo Brasil (SGE) em todo o país, entre 5 e 9 de novembro. Embora o calendário oficial da Semana inclua apenas as atividades previstas para a segunda semana de novembro, durante todo o mês o empreendedorismo será motivo de comemorações e atividades inspiradas pelo tema principal – Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora.

Três temas distintos foram escolhidos para nortear a Semana: Mulheres, Inclusão Social e Inovação. O intuito é conectar, capacitar e inspirar o público para que transforme ideias em iniciativas de sucesso, além de mostrar o empreendedor como protagonista das mudanças. Participam não só empreendedores como docentes, estudantes e sociedade em geral.

O Sebrae será o anfitrião dessa edição, em parceria com outras organizações: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Artemisia, Anprotec, Conaje, Brasil Júnior, Junior Achievement e Endeavor. Juntas, as instituições parceiras trabalham para ampliar o impacto do movimento, que nessa edição já tem mais de 1,3 mil eventos cadastrados.

A Semana mobilizará 125 instituições em mais de 250 cidades brasileiras e a expectativa é de que este número poderá dobrar até a data do evento.

A SGE acontece em mais de 167 países e mobiliza anualmente milhares de organizações e milhões de pessoas. Nos últimos três anos, apenas no Brasil, mais de 2,5 milhões de pessoas participaram de cerca de dez mil atividades da Semana, o que torna o país o principal incentivador da modalidade em todo o mundo, com sete premiações internacionais. Acredita-se que os números de 2018 serão ainda maiores do que no ano passado. “A tendência é que o total de eventos fique em torno de três mil”, afirma Augusto Togni, gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional.

Até agora os temas que mais têm despertado atenção dos participantes da SGE são vendas e marketing, planejamento estratégico, finanças, gestão de negócios e inovação. São Paulo, que hoje tem o maior número de micro e pequenas empresas em todo o país, lidera o número de eventos, seguido por Pernambuco, Santa Catarina, Bahia e Amazonas.

A Semana Global do Empreendedorismo foi criada em 2007, na Inglaterra, pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectar, capacitar e inspirar as pessoas a empreender. Como parte das mobilizações, são realizadas diversas atividades, de palestras a competições, com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma forma. Esse é um grande movimento que acredita que a causa do empreendedorismo é capaz de gerar desenvolvimento econômico social e transformar realidades.

Inscreva sua atividade.

A programação já está disponível para consulta no site

https://www.empreendedorismo.org.br/.