Pesquisa do Imaflora revela comportamento e consumo verde dos brasileiros

O estudo Comportamento e Consumo Verde dos Brasileiros revelou que 51% dos 534 entrevistados em todo o Brasil estão “interessados” no tema: se preocupam com o desmatamento ilegal, com a destruição de florestas nativas e o esgotamento dos recursos naturais, com o reflexo no dia a dia e em hábitos de consumo; 33%, porém, foram considerados “desinteressados” em relação ao tema.

Com o objetivo de colaborar para uma atuação social e ambientalmente mais responsável, a pesquisa Comportamento e Consumo Verde dos Brasileiros, realizada pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) com a H2R Pesquisas Avançadas, traz resultados que auxiliam no debate sobre a atuação sustentável das indústrias, empresas, consumidores e certificadoras. Ao todo, 534 entrevistas foram realizadas em todo o país, para mostrar atitudes, comportamentos e hábitos do consumidor brasileiro em relação a questões socioambientais. Com base nos quesitos sustentabilidade, atuação junto à comunidade, ações praticadas no dia a dia e hábitos de consumo, foram identificados quatro perfis de “comportamento verde”: cético, desinteressado, interessado e atuante. Para acessar a íntegra da pesquisa, clique aqui.

A maioria – 51% dos entrevistados – se encaixou no perfil “interessado”. O que significa que são pessoas que se preocupam com o desmatamento ilegal, destruição de florestas nativas e esgotamento dos recursos naturais. Têm preocupações também com relação ao reflexo no dia a dia e em hábitos de consumo. Este é o perfil que começa a se informar sobre práticas sustentáveis, valoriza a produção local e escolhe produtos que podem ser reciclados.

Já o perfil “desinteressado” incluiu 33% dos entrevistados, percentual ainda elevado. São pessoas cuja maior preocupação, no que se refere às questões socioambientais, é a poluição das águas. Elas procuram comprar produtos certificados, mas ainda enfrentam barreiras econômicas; controlam o uso da água e se interessam pela separação do lixo reciclável, mas não incentivam práticas sustentáveis em sua vizinhança.

O perfil “cético” reuniu 7% dos entrevistados, que demonstram baixa preocupação com questões socioambientais. Atitudes responsáveis, para os entrevistados desse perfil, são mais ligadas ao impacto econômico (uso consciente da água e energia) do que a preocupações ambientais; são pessoas também que têm dificuldades orçamentárias para praticar uma agenda socioambiental.

Na linha de frente do comportamento verde, estão 9% dos entrevistados, alinhados ao perfil “atuante”. Segundo o estudo, os “atuantes” se preocupam com a poluição das águas, destruição de florestas nativas, esgotamento de recursos naturais, extinção de espécies animais e quantidade de lixo gerada diariamente. São pessoas que buscam informações sobre a origem dos produtos, evitam marcas denunciadas por práticas ilegais e escolhem produtos certificados. Buscam também convencer outras pessoas a adotar hábitos sustentáveis como a reciclagem.

De modo geral, a poluição das águas, o desmatamento ilegal e a destruição das florestas nativas estão entre os temas socioambientais que mais preocupam os consumidores brasileiros. Os resultados da pesquisa Comportamento e Consumo Verde dos Brasileiros apontam caminhos e indicam ferramentas que colaboram com a gestão de cadeias produtivas mais responsáveis. Também reforçam a importância do uso de selos e certificados para demonstrar compromissos socioambientais, e ajudam a direcionar ações de comunicação que diferenciem marcas e produtos.

Ações do dia a dia

Em relação a ações no dia a dia, 98% dos entrevistados realizam alguma ação de consumo responsável, como controle do gasto de energia, utilização de água de forma consciente e separação de lixo reciclável, entre outras.

Já na hora de consumir, mais de 90% dos entrevistados consideram algum critério relacionado à sustentabilidade na hora de decidir pela compra de um produto. Os consumidores brasileiros reconhecem a importância da certificação dos produtos e 60% compram produtos certificados.

Em relação à atuação na comunidade, 85% dos entrevistados realizam pelo menos uma ação. Entre os comportamentos mais adotados estão recolher lixo jogado na rua (58%), valorizar a produção local (56%) e convencer as pessoas a reciclar (48%).

Desafios para o consumo verde

A pesquisa do Imaflora também aponta quais os principais desafios para o consumo verde. Enquanto por um lado 75% comprariam produtos verdes (produzidos pelas marcas em que confiam), 47% não sabem como ter certeza se um produto é verde ou não; 62% acham que este tipo de produto é difícil de encontrar em supermercados e lojas; e 51% concordam que não há opções verdes para a maioria dos produtos que consomem. A maioria também acredita que as empresas deveriam se preocupar com o tipo de embalagem dos produtos e informar melhor sobre sua origem.

Como forma de conhecer a sustentabilidade dos produtos, os selos ambientais são as principais referências de responsabilidade para os consumidores. Eles são associados a boa procedência e origem dos materiais, além de práticas responsáveis na cadeia produtiva.