Lab60+, um movimento para redefinir a longevidade

Concebido para mudar os paradigmas das pessoas em relação à longevidade em todos os momentos da vida e ressignificar a participação dos seniores na sociedade contemporânea, o Movimento LAB60+ realizou em São Paulo, no início de agosto, a quinta edição seu encontro anual, a DesConferência LAB60+2018,  que reuniu pessoas, organizações e iniciativas que fazem parte do ecossistema de longevidade para uma extensa programação de palestras, oficinas e debates sobre trabalho, empreendedorismo e realização pessoal.

O evento preservou o caráter presencial, mas deu passos importantes para ganhar mais abrangência, entre eles o lançamento do aplicativo Manifesto LAB60+, que mostrará as iniciativas do Movimento, levando para o mundo digital a dinâmica dos Cafés ComVida, organizados pelas Embaixadas da Organização. Foi anunciado também, para novembro, Festival LAB60+, no SESC Itaquera, que deverá receber cerca de 9 mil pessoas.

Repensar o envelhecer

“Nosso objetivo é promover a conexão de pessoas e organizações para potencializar resultados do trabalho intergeracional e para repensar a forma como encaramos o envelhecer. Nosso lema: longevidade é um tema para todos”, afirma Sérgio Serapião, empreendedor social, fundador do Movimento LAB60+ e sócio fundador da Via Gutenberg, empresa voltada para inovação social em longevidade e sustentabilidade, certificada pelo Sistema B.

Sérgio Serapião, fundador do Movimento LAB60+ e a imagem Eixos de Transformação: Informação e Conhecimento, Imagem e Representação, Saúde e Bem-Estar, Protagonismo e Realização

A expectativa média de vida do brasileiro, hoje, é de 75 anos e a única camada da população que cresce é a de seniores. “O Movimento LAB60+ rejeita a palavra ‘envelhecimento’ e luta para despertar uma visão acolhedora da sociedade. Acreditamos que o diálogo se estabelece a partir de um olhar PROpositivo, COlaborativo e POsitivo para os desafios que encontramos quando falamos da presença dos seniores na sociedade. Chamamos isso de ProCoPo”, acrescenta Serapião.

O ponto de encontro e conexão de todos aqueles que buscam transformar esta realidade são os Cafés ComVida, encontros mensais que são palco de novas ideias, discussões e práticas sobre longevidade. São realizados pelas embaixadas do Movimento LAB60+. Cabe aos embaixadores multiplicar este movimento na sua região. Atualmente, são dez embaixadas ativas em quatro estados e mais 12 em processo de organização. As embaixadas ativas são: Belo Horizonte, Bertioga, Campinas, Carapicuíba, Curitiba, Maringá, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo e Zona Norte São Paulo.

Para abrir uma embaixada, são necessárias duas a três organizações locais diversas que se comprometam com os princípios do Movimento LAB60+ e se dediquem a formar rede local e promover a conexão com demais embaixadaLab60’2018s. A participação no Movimento, especialmente presencial, é o passo inicial. Todos devem passar pelo Programa de Formação de líderes LAB60+. As pessoas que se identificarem, podem se tornar embaixadores e líderes LAB60+ em suas regiões. O Programa de Formação de Líderes LAB60+ é baseado na Metodologia LABempatilhaço, desenvolvida em conjunto com o líder LAB60+ Olivier Terreault (líder e fundador do Teatro do Sopro). São 12 dias (seis fins de semana) de imersão em oficinas práticas e conceituais, que têm como temas centrais a empatia como princípio para o trabalho em uma rede diversa e o papel de âncora para o protagonismo em causas”, afirma Serapião.

 Destaques

No primeiro dia da DesConferência, o destaque foi a roda Movimento dos Movimentos, que trouxe para o debate diferentes movimentos sociais, de empreendedorismo, cultural e econômico, mostrando que as agendas se entrelaçam e se modificam com a nova longevidade que vivemos. Foram apresentadas iniciativas de organizações que estão trabalhando para transformar a realidade dos idosos.

As Rodas de Aceleração reuniram 24 empreendedores selecionados pelas embaixadas e que apresentaram suas ideias de negócios para os mentores voluntários. Luciana Telles Brasil e Ruy Camargo Neto (Impact Hub), Angélica Rotondaro (Alimi Impact Ventures/Insper) e Eduardo Pedote (Bemtevi Negócios Sociais) orientaram os empreendedores sobre como desenvolver um plano de negócios, identificar segmentos de clientes, buscar capital semente e ampliar a comunicação.

O LAB60+ Inspira apresentou, em capítulos, iniciativas que estão sendo incubadas pelo Movimento, como os projetos “Integração de seniores na força de trabalho de grandes organizações” e “Profissões do Futuro 60+”, apresentados por Rafael Sanchez Neto, co-fundador da Uni Inversidade, iniciativa que tem como foco a reinvenção do trabalho. “A economia está se reinventando, assim como o trabalho. Os seniores têm muito a contribuir e podem ser protagonistas dessa nova história”, apontou Rafael.

Em parceria com a instituição Somos Educação, o LAB60+ está desenhando um projeto de capacitação de seniores para atuarem como mentores de jovens. “Os seniores podem contribuir para uma educação de qualidade e há interesse das escolas em promover essa integração”, comentou Letícia Lyle, diretora da Somos Educação.

A experiência da terapeuta ocupacional e especialista em gerontologia Gal Rosa, no trato com idosos e seus cuidadores, é a origem do aplicativo Cuidador Familiar, disponível na Google Play. “Vivenciamos um período de transformação social onde a população idosa aumenta cada vez mais. O envelhecimento com limitações também aumenta, como resultado de inúmeras doenças crônicas. O número de famílias que cuidam de idosos também cresce. Da noite para o dia, a família praticamente se vê obrigada a reestruturar-se para prestar assistência a seu ente e se entrega às tarefas do cuidar sem um planejamento pessoal, social e financeiro para isso”, explicou Gal.

Na linha de desenvolvimento de interesses, foram apresentadas duas plataformas que têm o objetivo de valorizar os talentos seniores e proporcionar geração de renda. São a linha de suplementos nutricionais VemVida e as soluções de seguros Securize.

Uma série de tevê mostrando diferentes aspectos da longevidade é o projeto que une a produtora Maria Farinha, a cineasta Mara Mourão e o Movimento LAB60+. “Nós focamos a produção de filmes com defendem uma causa e nos colocamos a serviço da transformação social. Recebemos com muita satisfação o convite de desenvolver um projeto de comunicação sobre longevidade e já estamos trabalhando nele”, afirmou Lu Bobadilha, diretora da Maria Farinha.

Em parceria com João Pacífico, do Grupo Gaia, que atua no mercado financeiro, e Douglas dos Santos Souza, da consultoria Eureca, organização que desenvolve projetos focados no desenvolvimento de jovens e oportunidades de carreira, o LAB60+ está lançando o programa Longevidade no Futebol Atletas do Futuro. O programa promoverá a capacitação de ex-jogadores seniores que atuarão como mentores de jovens, aproveitando as experiências de vida de cada um.

 APP

A Plataforma Digital do LAB60+ será o primeiro espaço de conexão digital entre todas as pessoas de todas as idades, todas as embaixadas do movimento, iniciativas e organizações que buscam co-construir uma nova realidade em Longevidade. “Na medida em que viabilizarmos a plataforma digital LAB60+, os participantes do Movimento poderão realizar as conexões todos os dias e a qualquer hora. Desenvolveremos uma rede social com os valores do LAB60+ do ProCoPó (conexões propositivas, projetos colaborativos e mensagens positivas). Com a plataforma digital lab60+ poderemos registrar, levantar e mapear de forma mais fluida as iniciativas em longevidade de todo o Brasil”, conclui Serapião.

A plataforma nasce com um cadastro unificado de associados do Movimento; páginas pessoais; feed de iniciativas; blogs ou área de conteúdos do Movimento; agenda do Movimento; agenda de Cafés ComVida, Festivais e demais encontros do LAB60+.