Lab Habitação e Moradia vai selecionar 15 negócios de impacto para programa de aceleração

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Iniciativa visa enfrentar os complexos desafios enfrentados pelas pessoas em situação de vulnerabilidade econômica na área da habitação, ajudando a transformar o morar em algo seguro, digno, confortável e saudável. Startups com soluções inovadoras nesta área podem se inscrever até 12 de setembro, pelo site.

O Lab Habitação e Moradia, programa de aceleração de negócios de impacto social realizado pela Artemisia e Gerdau – em parceria com o Instituto Vedacit, Tigre e Votorantim Cimentos e apoio da CAIXA e CAU/BR – vai selecionar até 15 negócios de impacto social para uma jornada de cinco semanas de aceleração. Os três negócios que se destacarem ao longo do processo poderão receber capital-semente e acompanhamento personalizado pós-programa. As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 12 de setembro. Para se inscrever, clique aqui.

O objetivo do Lab Habitação e Moradia é realizar um programa de aceleração de curto prazo para potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras no setor de habitação, que ajudem a tornar as moradias mais salubres, dignas e confortáveis. O programa terá uma jornada de cinco semanas e envolve workshops presenciais e encontros online com foco no refinamento do modelo de negócio e impacto social das soluções.

Ao oferecer o Lab Habitação e Moradia, a Artemisia baseia-se em estudos que indicam que grande parcela da população brasileira está longe de ter uma habitação adequada, especialmente as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Para começar, o déficit habitacional quantitativo no Brasil é estimado em 7 milhões de moradias, sendo 87,7% em áreas urbanas; entre as casas construídas, 11 milhões não proporcionam condições desejadas de habitação; e 9 milhões de moradias carecem de pelo menos um serviço de infraestrutura. Além disso, 45% da população não possui esgotamento sanitário adequado e 16,5% não são atendidos pela rede de abastecimento de água. Mudar essa realidade, na visão dos organizadores, tem um forte poder transformador e impacto transversal e positivo na vida das pessoas e das cidades.

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, o sonho de contribuir para que 100% dos brasileiros e brasileiras possam viver com dignidade e poder de escolha passa pelo apoio de novas iniciativas empreendedoras no setor de habitação. “A questão habitacional está intrinsecamente ligada à qualidade de vida e à saúde da população. É urgente lançarmos o olhar para o contingente de pessoas vivendo em condições inadequadas. Transformar a habitação insalubre ou irregular em um ambiente seguro, digno, confortável e saudável representa uma faísca de transformação, com impacto positivo sobre as pessoas, as famílias e a cidade como um todo”, afirma Maure.

Segundo Maure, empreendedores e empreendedoras de todo o país têm desenvolvido soluções inovadoras e acessíveis relacionadas diretamente aos problemas de moradia. São estas iniciativas que o Lab Habitação e Moradia quer apoiar, para que possam se fortalecer e trazer impactos positivos à vida de milhares de pessoas.

Para Marcos Faraco, diretor-executivo da Gerdau Aços Brasil, os resultados da primeira edição do programa reforçam a convicção de que negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para a população de baixa renda no país. “Ficamos muito satisfeitos com os empreendedores que passaram pela primeira edição do Lab Habitação, em 2018. Quatro das cinco regiões do Brasil estiveram representadas no programa, o que demonstra o alcance nacional da iniciativa, que busca empoderar pessoas e negócios interessados em transformar o dia a dia da população brasileira”, afirma.

Critérios de seleção e setores

O Lab Habitação e Moradia busca empreendedores de todo o Brasil que tenham negócios inovadores com foco no setor da habitação. A metodologia – desenvolvida pela Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil – foi planejada para potencializar soluções que já tenham protótipo desenvolvido, em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios, e que tenham potencial e intencionalidade para gerar impacto social positivo.

É essencial a disponibilidade de pelo menos um representante do negócio para participar de todos os dias de workshops presenciais. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados estão: Erradicação da Pobreza (ODS 1); Água Potável e Saneamento (ODS 6); Energia Acessível e Limpa (ODS 7); Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9); e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).

A solução apresentada pelos negócios deverá estar alinhada a uma das temáticas do programa: acesso à moradia de qualidade; reformas habitacionais, água e saneamento, empregabilidade na construção civil, acesso a microcrédito habitacional, gestão de condomínios de habitação popular, energia e regularização fundiária.

Entre os critérios de seleção estão:

  • impacto social: negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas aos desafios da moradia com foco na melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda;
  • perfil: empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente;
  • potencial de escala: modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica;
  • estágio de maturidade: negócios com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, que estão em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios;
  • potencial de inovação: capacidade de entregar soluções inovadoras com potencial de promover qualidade de vida para população de baixa renda brasileira por meio de soluções em habitação.