Instituto Legado abre inscrições para 8ª edição de seu programa de aceleração

Participantes do Projeto Legado 2018. Foto: Divulgação.

Serão selecionadas até 30 iniciativas de impacto para capacitações, mentorias e encontros exclusivos com investidores. Prazo de inscrição vai até 31 de janeiro

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social acaba de lançar a oitava edição do Projeto Legado (PL), programa nacional de aceleração de iniciativas de impacto socioambiental. Desde 2013 o PL já desenvolveu gratuitamente mais de 200 organizações de todas as regiões do país, entre elas 21 projetos que receberam recursos financeiros do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social.

Para a oitava edição, o Projeto oferecerá até 30  vagas para negócios e projetos sociais. As instituições interessadas – que podem atuar com ou sem fins lucrativos, desde que tenham como propósito a solução de uma demanda social ou ambiental – devem se inscrever pelo site institutolegado.org até 31 de janeiro. No portal, é possível baixar o edital completo e acessar os critérios de seleção.

A exigência mais importante do edital é o propósito de geração de impacto social ou ambiental positivo. Ainda que sem formalização jurídica, o projeto inscrito deve comprovar que atua há pelo menos um ano e demonstrar clareza sobre o problema social ou ambiental que pretende resolver ou atenuar.

Iniciativas na fase de ideias não são aceitas, portanto. O Projeto Legado também não aceita inscrições de projetos vinculados ao poder público ou a partidos políticos. Não é exigido que a iniciativa tenha modelo de negócio definido, mas é importante que os candidatos tenham interesse em consolidar e rentabilizar suas ideias e amadurecer aspectos organizacionais ao longo do programa a fim de conquistar sustentabilidade financeira. O resultado final do processo seletivo, que é submetido a uma comissão avaliadora, será anunciado em março e publicado na página https://institutolegado.org/pl20/.

A aceleração está programada para os meses de março a outubro de 2020, com encontros presenciais mensais que estimulam conexões e trabalho em rede entre os líderes selecionados, além de conteúdo de gestão aplicado às iniciativas transformadoras. Além de aprimorar sua atuação e expandir seu impacto por meio do aperfeiçoamento de aspectos gerenciais, as organizações e empresas selecionadas terão a chance de concorrer a um investimento financeiro de R$ 10 mil. A cada edição, o Instituto Legado premia três das organizações mais bem avaliadas pela banca.

A edição de 2020 promete ampliar as possibilidades de captação de investimentos, com rodadas de negócios com possíveis investidores que vão conhecer pessoalmente os projetos. Para tanto, os empreendedores sociais serão treinados em oficinas de pitch, para aprender a apresentar suas iniciativas de forma sucinta e vendedora.

Legado Semente

O projeto de incubação Legado Semente, que foi novidade em 2019, desenvolvendo quatro startups do bem, também vai continuar, mas com vida própria. Em breve a organização divulgará um edital à parte para selecionar startups com perfil de inovação de alto impacto social.