InovAtiva Brasil seleciona 112 startups para nova etapa do programa

As empresas selecionadas receberão mentoria, treinamento de pitch e atividades online como preparo para a participação no Bootcamp Nacional e Demoday InovAtiva Brasil, que acontecerá em São Paulo, entre 30 de novembro e 2 de dezembro.

 O InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups realizado pelo Ministério da Economia em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), selecionou 112 startups com soluções tecnológicas inovadoras, de todo o Brasil, para o Ciclo 2019.2. Foram 585 inscrições, com representantes de todas as regiões do país. As empresas selecionadas estão em estágio de operação (69,64%) e de tração (30,36%) e atuam prioritariamente nos segmentos de serviços, saúde e educação.

Essas empresas terão a oportunidade de realizar mentorias individuais, coletivas e especializadas; treinamento de pitch; e atividades online, para se prepararem para o Bootcamp Nacional e Demoday InovAtiva Brasil, que acontecerá em São Paulo, de 30 de novembro a 2 de dezembro. O evento presencial será uma oportunidade de fazer networking e de gerar ainda mais visibilidade e conexão para o negócio. Ao final do ciclo, as startups se apresentarão para a banca de investidores e grandes empresas do Brasil.

“Entre 2013 e 2019, mais de 2 mil startups de todas as regiões do Brasil participaram do programa e 926 delas chegaram à fase de apresentar seus negócios em bancas presenciais com investidores. O programa, que já recebeu mais de 11 mil projetos de startups, tem impacto sobre mais de 80 mil pessoas da comunidade de empreendedorismo e conta com 1.145 mentores voluntários, entre executivos, investidores anjo e empreendedores de sucesso”, afirma Gustavo Ene, secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.

Ao término do ciclo, as startups que participarem de todas as etapas do programa receberão descontos e pacotes de serviços exclusivos de empresas e entidades parceiras, como Google, Amazon Web Services, Moskit CRM, Agendor, Pipefy e Contentools. Além disso, continuarão recebendo suporte do programa e de parceiros estratégicos e terão ainda uma pontuação extra no Edital de Inovação para a Indústria.

Para acessar a lista com todas as empresas selecionadas, clique aqui.

Números do programa Inovativa Brasil

  • + de 30.000 empreendedores impactados
  • + de 10.000 projetos submetidos
  • +  de 2.000 startups treinadas
  • 840 startups aceleradas
  • + de 700 mentores
  • + de 200 avaliadores
  • +  de 90 agentes
  • 19 líderes de comunidade
  • +  de 80 eventos realizados
  • 150 investidores e mentores presentes no Demoday InovAtiva

 Fortalecimento do ecossistema de inovação

O InovAtiva Brasil foi criado em 2013 pelo Ministério da Economia (à época, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Idealizado e articulado para se tornar uma ferramenta da gestão pública, realiza aceleração, conexão, visibilidade e mentoria para startups em todo o território nacional, sem qualquer custo, visando fortalecer e fomentar o ecossistema de inovação no Brasil. Já acelerou mais de 840 negócios inovadores de todas as regiões do país.

Em 2016, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) somou esforços com o Ministério da Economia e se tornou co-realizador, trazendo capilaridade nas ações do programa pelo país. O programa é executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

O InovAtiva de Impacto é uma vertente diferenciada do Programa InovAtiva Brasil, voltado para empresas de base tecnológica ou com um modelo de negócios inovador, que têm  a missão de gerar impacto social ou ambiental positivo, ao mesmo tempo em que geram lucros. No ciclo 2019, 261 startups de 22 estados brasileiros se inscreveram, número 137% superior ao de empresas que demonstraram interesse em 2018. Esses dados revelam o crescimento do programa, bem como a visibilidade e credibilidade que este vem conquistando com o passar dos anos.

O resultado com a relação de 36 negócios foi divulgado no dia 17 de junho e pode ser conferido no site  https://www.inovativabrasil.com.br/inovativa-de-impacto/. As startups selecionadas fazem cursos, recebem mentoria especializada e, destas, 20 se apresentam para uma banca de investidores e representantes de aceleradoras e de outras instituições ligadas ao tema. O programa segue impactando o ecossistema de empreendedorismo e inovação, fazendo a conexão com entidades, empresas, aceleradoras e investidores focados em negócios de impacto.