“Impacto e Retorno Financeiro” reúne empreendedores acelerados pelo Quintessa

Celia Rosemblum, Anna Souza Aranha, Victor Navarro Castello Branco, Gustavo Fuga e Guilherme Brammer, da esq. para dir. (foto divulgação)

O primeiro encontro da série “Impacto e Retorno Financeiro: Histórias que Só o Quintessa Pode Contar” reuniu três empreendedores sociais que tiveram seus negócios acelerados pelo Quintessa e se transformaram em histórias de sucesso: Gustavo Fuga (4YOU2 Idiomas), Guilherme Brammer (Boomera) e Victor Navarro Castello Branco (Courrieros).

Realizada em parceria com a Unibes Cultural, a série de encontros tem o objetivo de disseminar o que os negócios de impacto fazem para solucionar desafios socioambientais e gerar retorno financeiro. “O Quintessa foi fundado em 2009 com a visão de que seria possível transformar o país pelo empreendedorismo, com empresas que tivessem o foco de trabalhar pelo impacto e, além de gerar emprego e impostos, olhassem para o retorno financeiro. Nesses nove anos, temos muitas histórias inspiradoras e inovadoras para contar, cases de sucesso que comprovam o acerto da visão do Quintessa”, afirmou Anna Souza Aranha, diretora do Quintessa, na abertura do primeiro encontro.

O foco do trabalho do Quintessa consiste em estruturar a gestão, impulsionar o crescimento e captar investimento para empresas que estão atuando na solução de problemas socioambientais. “Apoiamos mais de 50 negócios diretamente e cerca de 6 milhões de pessoas foram impactadas por meio desses negócios”, aponta Anna.

O encontro teve a participação, como mediadora, de Celia Rosemblum, jornalista pós-graduada em Gestão para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. O segundo encontro da série já tem data – 26 de setembro – e terá como tema Tecnologia e Negócios Sociais.

Cases de sucesso

As três histórias de sucesso nasceram da inquietação pessoal e da aspiração de mudar a forma de fazer negócio, para se transformarem em soluções escaláveis para grandes desafios socioambientais. Histórias que encontraram o equilíbrio entre impacto social e retorno financeiro e transformaram seus idealizadores em pessoas reconhecidas internacionalmente.

A Boomera, por exemplo, foi reconhecida pelo World Economic Forum e pela revista “Entrepreneur” como umas das cinco startups que tornam a América mais sustentável. Guilherme Brammer, seu fundador, foi escolhido Empreendedor Social 2016 pela revista “Pequenas Empresas Grandes Negócios” e Profissional do Ano 2016 pela “Embanews”.

A empresa atua na área de sustentabilidade, praticando a engenharia circular e a logística reversa, transformando a lógica produtiva com tecnologia. Resíduos como cápsulas de café e fraldas usadas, que não eram recicláveis, são transformados em produtos de valor.

Em 2016, a Boomera foi acelerada pelo Quintessa e, ao longo do processo, realizou a aquisição de uma fábrica para expansão das atividades na linha da oferta de produtos ligados a cadeia de reciclagem. Com isso, cresceu seis vezes o seu faturamento. “Criamos uma rede de 5 mil cooperativas de catadores. Hoje eles são agentes ambientais, recebem treinamento e capacitação em saúde e segurança. Temos coletores administrados pela empresa em 26 unidades do Pão de Açúcar e parcerias com grandes empresas como Nestlé, Unilever, Kimberly Clark, BRF, Braskem, Nissin e Danone. Todas representam desafios para criar processos de reciclagem de novos materiais”, comenta Brammer.

Democratizar o ensino de inglês foi o propósito que motivou Gustavo Fuga a criar a 4YOU2, uma inovadora rede de escolas de idiomas que atua com professores estrangeiros. “Nossas unidades estão localizadas próximas à periferia e são voltadas para as classes C e D. Segundo o IBGE, 20 milhões de brasileiros querem aprender inglês e só 2 milhões conseguem. Isso representa consequências gigantes em termos de empregabilidade e inclusão. Oferecemos o curso mais barato do Brasil – R$ 79 por mês, duas horas por semana. Temos sete unidades, mais de 10 mil pessoas já passaram pela 4YOU2 e trouxemos cerca de 400 professores estrangeiros para dar aulas de inglês, sempre com a lógica de negócio de impacto”, explica Fuga, que é economista formado pela FEA-USP, onde também faz mestrado com foco em Empreendedorismo.

A 4YOU2 é um dos cases de sucesso do portfólio do Quintessa. Iniciou a aceleração com 100 alunos e uma unidade e finalizou o processo com mais de 1500 alunos e quatro unidades. Fuga foi eleito um dos 30 under 30 pela International Literacy Foundation. É global fellow da International Youth Foundation, Talento Jovem do Ano pela Viva Foundation e membro da comunidade Global Shapers.

A Courrieros, empresa de logística urbana expressa que utiliza bicicletas como meio de transporte, foi acelerada pelo Quintessa em 2013. O negócio levou Victor Navarro Castello Branco a ser considerado, pela Forbes, uma das 30 pessoas mais influentes abaixo dos 30 da América Latina. Entre outros reconhecimentos e prêmios estão Eco Challange, Prêmio Eco, BMW Foundation e Mobilidade Minuto.

A visão da Currieros é ser a melhor empresa de entregas sustentáveis para o mundo. Todas as entregas são rastreadas e feitas por ciclistas treinados e contratados (CLT). Atende aos segmentos de e-commerce, delivery e entregas simples, tudo no mesmo dia. “O mercado de entregas em São Paulo era tomado por motos. Dava para ser feito de outro jeito, mais simpático para a cidade. Acabei descobrindo que a bicicleta é uma ferramenta de inclusão e de impacto social. Não tinha nada parecido no Brasil e trabalhamos com gente de todo o tipo. Agora até cadeirantes”, comenta Victor.

A startup fez uma parceria com a empresa Kit Livre, que cria equipamentos que são encaixados na própria cadeira de rodas transformando-a em bike elétrica. O projeto começou no final de 2017 e está sendo testado em dois bairros de São Paulo – Brooklin e Vila Olímpia.