Hackathon Inova ZL seleciona três ideias de negócios que solucionam problemas da zona leste paulistana

Equipes vencedoras do Hackathon Inova ZL

Ajudaí, Júpiter e Violências Invisíveis foram as três melhores ideias de negócios selecionadas no Hackathon Inova ZL. As soluções receberão recursos para serem colocadas em prática com o apoio da Habits Incubadora Escola da USP Leste e mentoria do Fundo Zona Leste Sustentável

Em um evento dinâmico e colaborativo, o projeto Inova ZL realizou nos dias 25 e 26 de agosto o Hackathon Inova ZL, maratona de 48 horas que foi o ponto alto de encontros de vários formatos promovidos durante o mês de agosto para debater e desmistificar os temas negócios de impacto e empreendedorismo na periferia. O projeto Inova ZL é uma iniciativa do Fundo Zona Leste Sustentável, criado pela Fundação Tide Setubal em parceria com o Instituto Alana com o objetivo de  estimular negócios que promovam impacto e que contribuam para a superação de problemas sociais e ambientais na periferia paulistana.

Realizados em vários formatos como rodas de conversa, oficinas, palestras e workshops, os encontros realizados em agosto tiveram a participação de estudantes universitários, empreendedores e lideranças comunitárias. Foram um aquecimento para o Hackathon Inova ZL, que aconteceu na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), em São Miguel, e teve também o apoio da Din4mo Inovadores de Impacto. Os participantes se dividiram em 19 grupos e desenvolveram 19 ideias de negócios (protótipos) que pudessem contribuir para a superação de problemas sociais e ambientais locais e tivessem um impacto positivo na sociedade.

Além de vivenciar uma experiência diferente, com o apoio de diversos mentores, os participantes eram motivados pelo prêmio final: os três melhores projetos recebem R$ 10 mil para colocar a solução em prática com o apoio da Habits Incubadora Escola da USP Leste e mentoria do Fundo Zona Leste Sustentável. Ao término dos pitchs, a banca de jurados selecionou as ideias Ajudaí, Júpiter e Violências Invisíveis.  Participaram da banca Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa; Wagner Luciano Silva (Guiné), coordenador da Fundação Tide Setubal; João Guedes, Emperifa; Thaís Piffer, diretora da Adesamp; Bruno Tavares, professor e coordenador do curso de Rádio, TV e Internet da Unicsul; Daiane Almeida, BlackRocks; e Jane Marques, professora da USP Leste.

O primeiro encontro dos times vencedores do Hackathon foi realizado no dia 14 de setembro, na Habits Incubadora Escola da USP Leste. Os times passarão agora por um processo de incubação que irá até março de 2019.

O Fundo Zona Leste Sustentável (FZLS) foi criado em 2010 pela Fundação Tide Setubal para apoiar micro e pequenos empreendimentos da região por meio de parcerias, suporte à gestão, capacitação e investimentos financeiros. Conta com a participação de lideranças locais, poder público e iniciativa privada em suas instâncias de gestão e tem o Instituto Alana como um dos associados.

“Não se trata de um fundo de investimento, mas de um fundo comunitário, que arrecada fundos para apoiar negócios de base, no formato microcrédito. Os empreendimentos eram escolhidos por meio de editais. Nos cinco editais que publicamos, o FZLS apoiou 37 empreendimentos. O dinheiro não poderia ser usado para pagar salários e sim possibilitar melhoras estruturais. Os empreendedores têm seis meses de carência e pagam o valor em 36 vezes, com flexibilidade maior do que em empréstimos convencionais. O último edital, realizado em 2016, escolheu cinco mulheres empreendedoras para investir, apostando em negócios com impacto social no território. Além do investimento, as escolhidas receberam capacitação oferecida pelo Senac. Agora, estamos nos debruçando sobre negócios de impacto periférico. Queremos fomentar o ecossistema de negócio de impacto social, aumentar sua visibilidade e mapear as particularidades do nosso território. Por isso, estamos testando novos modelos como o Inova ZL”, explica Greta Salvi, coordenadora do FZLS.

Com uma população de mais de três milhões de habitantes, a zona leste de São Paulo é tão grande que foi dividida em três regiões: a um, nascida de conquistas de movimentos de luta por moradias, como Cidade Tiradentes ou São Mateus; a dois, onde estão Itaquera e Mooca, com os tradicionais times de futebol Corinthians e Juventus; e por fim, a três, ou sudeste, que abriga a Vila Prudente.

Ideias selecionadas no Hackathon Inova ZL

Ajudaí

Facilita a conexão entre estudantes universitários que querem trabalhar com mentoria e escolas públicas que precisam de monitores e mentores. Liderado por Aline da Silva Costa Coimbra, de 21 anos, estudante de administração pública na FGV e moradora de Ermelino Matarazzo, na zona leste.

 Júpiter

Desenvolve com o apoio da tecnologia brinquedos educativos com material reciclável, trabalhando conceitos de programação e robótica.

 Violências Invisíveis

Um app para apoiar mulheres negras e periféricas a fazerem petições online. O grupo que criou o Violências Invisíveis chegou à competição formado, após as participantes se conhecerem no curso de programação para mulheres Minas Programam.