Enimpacto destaca iniciativas para amenizar os efeitos da crise sobre os empreendedores 

DreamstimeFree

Nesta quarta reportagem da série que tem o objetivo de colaborar com o setor de negócios de impacto social e ambiental na superação do impacto provocado pela crise do coronavírus, o Portal Notícias de Impacto reúne as ações avaliadas pelo Comitê de Investimentos e Negócios de Impacto. São iniciativas que podem amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre os empreendedores de impacto. Uma planilha colaborativa foi elaborada para mapear iniciativas institucionais das organizações ligadas à Enimpacto que estão em andamento no combate ao coronavírus.

A Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto, Enimpacto, é uma articulação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil com o objetivo de promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto (vinculada ao Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

Veja a seguir as iniciativas listadas na planilha que podem ajudar o setor de negócios de impacto social a superar a crise. Entre elas, estão ações do Sebrae, EMBRAPII, Fapesp, Desenvolve SP, ENAP, ABStartups, Inovativa Brasil, Apex-Brasil, Phomenta, GIFE, Anprotec e Global Steering Group.

Iniciativas Sebrae

  • Uma página da entidade na internet traz orientações para os empreendedores sobre como reagir à pandemia. A página traz diversos temas como finanças e acesso a crédito, legislação, adaptação do negócio, dicas e orientações.

Para acessar, clique aqui.

  • Mais de 100 cursos gratuitos foram disponibilizados no Portal do Sebrae.

Para acessar, clique aqui.

  • Sebrae e EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial estão destinando R$ 6 milhões para o desenvolvimento de projetos de inovação relacionados ao combate, diagnóstico e tratamento da Covid-19, durante a crise da pandemia. Os recursos poderão ser utilizados por startups, micro e pequenas empresas associadas ou não a médias ou grandes empresas em projetos de inovação. As tecnologias incluem softwares, sistemas inteligentes, hardware, peças e equipamentos médicos, entre outras. Além do recurso, as startups e empresas poderão contar com o suporte técnico de pesquisadores especializados e a infraestrutura tecnológica das unidades EMBRAPII no desenvolvimento de projetos. São 42 unidades em 14 estados e no Distrito Federal.

Para mais informações, acesse aqui

Iniciativas Fapesp

·       Chamada de propostas de pesquisa – Suplementos de Rápida Implementação contra Covid-19: Temáticos, Jovens Pesquisadores, CEPIDs e CPEs

A Fapesp disponibiliza R$ 10 milhões suplementares para redirecionar projetos de pesquisa já em andamento, nas modalidades Temático e Jovens Pesquisadores e em CEPIDs e CPEs, para a compreensão, redução de risco, gestão e prevenção da Covid-19 e do coronavírus.
Prazo para recebimento de propostas: 22/06/2020​
Para mais informações, acesse aqui.

  • Para mais informações, comunicados e notícias de pesquisas apoiadas pela Fapesp acesse aqui.

Desenvolve SP

A Desenvolve SP remodelou suas linhas de crédito para auxiliar as empresas do estado de São Paulo no enfrentamento dos impactos financeiros do coronavírus na economia. Agora o micro, pequeno e médio empresário paulista pode contar com capital de giro com taxa de juro reduzida e maiores prazos de pagamento e de carência.

As linhas são as seguintes:

  • Crédito Digital – BNDES Pequenas Empresas: taxa a partir de 1,03% ao mês, prazo de 42 meses, carência de 9 meses
  • Crédito Digital – Giro rápido: taxa a partir de 1,20% ao mês, prazo de 42 meses, carência de 9 meses
  • Crédito digital – audiovisual, economia criativa, turismo e comércio: taxa de 1,20 ao mês, prazo de 60 meses, carência de 12 meses

Para mais informações sobre as opções de crédito, acesse aqui.

ENAP

Na sua plataforma Desafios, a Enap lançou quatro temas para enfrentar a crise do novo coronavírus (Covid-19): saúde, economia, impacto social e tecnologia.

A ideia é mobilizar ideias da sociedade para agir no curtíssimo prazo, mas também pensando nos cenários futuros.

Veja quais são os desafios e como participar no site da plataforma de inovação aberta Desafios, da Enap.

Ministério da Economia

Ministério da Economia convida startups brasileiras a participarem da campanha StartupsXCovid19, lançada pela Comunidade Governança & Nova Economia (Gonew.co), com apoio da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

As empresas que tenham soluções inovadoras para enfrentar a crise do Coronavírus podem compartilhar suas soluções em um formulário, que pode ser acessado aqui.

O trabalho, em parceria com a ABStartups facilitará as soluções de uma forma estruturada para a interação com órgãos como o Ministério da Saúde.

Inovativa Brasil

Líderes, agentes e disseminadores da comunidade da InovAtiva Brasil para mapearam uma série de oportunidades para empreendedores de startups, com iniciativas que ajudam a combater o coronavírus.

As oportunidades estão divididas em recursos disponíveis; chamadas para a oferta de produtos e serviços como ventiladores mecânicos de baixo custo, por exemplo; e conteúdos e soluções.

Vale conferir o mapeamento da Inovativa Brasil. Para acessar, clique aqui.

APEX- Brasil

A Apex-Brasil montou um hotsite para divulgar as ações que vêm sendo tomadas nesse período de calamidade pública. O site tem informações úteis para exportadores e investidores, além das ações realizadas pela agência.

Para mais informações, acesse aqui.

PHOMENTA

A Phomenta lançou uma plataforma gratuita de compartilhamento de informação sobre os impactos do coronavírus no terceiro setor. Entre outros temas, aborda como a crise impactou e impactará a captação de recursos. Diversas fontes de receitas são analisadas, além de exemplos de ações que outras OSCs estão realizando nesse momento do novo coronavírus.

Acesse a plataforma aqui.

GIFE

O GIFE lançou a plataforma Emergência Covid-19 – Coordenação de ações de filantropia e do investimentos social em resposta à crise, iniciativa que pretende contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para responder ao atual momento de forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação dos desafios do momento e de todos os danos por ele provocados.

Segundo o GIFE, a filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada, elementos que são essenciais nesse momento.

A plataforma traz notícias, fundos e campanhas de emergência, guias, ferramentas e doações

Para acessar a plataforma, clique aqui.

ANPROTEC

Na Rede de Associados da Anprotec há dois grupos de iniciativas:

1) Incubadoras, Aceleradoras e Parques Tecnológicos

  • Realização de Hackatons e Desafios on-line para identificação de soluções para enfrentamento da própria doença (Covid-19), para busca de soluções para a economia, a saúde e outras questões afetadas pela pandemia.
  • Realização de reuniões entre os gestores de aceleradoras e incubadoras para identificar alternativas de apoio aos empreendedores afetados pela crise.
  • Realização de Hackatons e Desafios com a participação de vários atores (empreendedores, gestores de ambientes de inovação, gestores públicos, especialistas, pensadores) com o objetivo de encontrar alternativas para enfrentamento e superação da crise. Exemplo é iniciativa BR-COVID-19 | hackaton, comunidade que reúne mais de 2 mil pessoas.

2) Instituições de Ensino (academia e comunidade cientifica)

  • Buscam soluções para produção de equipamentos alternativos de proteção, UTI (respiradores), vacinas etc. Algumas das soluções encontradas utilizam materiais recicláveis, impressão em 3D, etc.

Para mais informações, acesse o site da Anprotec

Global Steering Group:

O Global Steering Group reuniu, em uma planilha, experiências relevantes de países membros. Para acessar, clique aqui.