Concurso de Projetos da Fundação Arymax encerra 2018 com apresentações de resultados e premiações

 Por Vanessa Prata (ponteAponte)

Uma narrativa poética que relembrou toda a jornada dos jovens participantes do Concurso de Projetos da Fundação Arymax, três premiações surpresa e o show da banda Abôrigens foram alguns destaques do evento de encerramento do Concurso, realizado dia 15 de dezembro, no Espaço Quintal da Bela, em São Paulo.

O Concurso de Projetos é uma iniciativa da Fundação Arymax que oferece capacitação e capital semente de R$ 10 mil reais para projetos de impacto social liderados por jovens. Do total de quase 80 inscritos, 10 projetos liderados por jovens de 18 a 35 anos foram selecionados. Além do investimento semente, o programa oferece quatro meses de potencialização, com encontros coletivos e mentorias individuais de agosto a dezembro, promovidos pelas equipes da Arymax, da ponteAponte e de parceiros. Ao longo do processo de potencialização, os projetos foram avaliados em cinco dimensões: estrutura, sustentabilidade financeira, visão sistêmica, redes e parcerias e engajamento.

No evento de celebração, após uma sessão de feedback coletivo, os próprios jovens votaram nos projetos que mais se destacaram no semestre, ainda sem saber que haveria uma premiação surpresa. Somente ao final do encontro, a Fundação Arymax anunciou que os vencedores ­­­­- Cruzando Histórias, Graja Groove e Jovens Hackers -, receberiam mais R$ 5 mil reais cada um. “Sempre sonhei em ganhar um ‘checão’ desses quando via nos programas de TV, nem que fosse de mentira, mas nunca imaginei que teria essa grata surpresa hoje!”, revelou Arthur Gandra, do Jovens Hackers.

Arthur Gandra, do Jovens Hackers, foi um dos premiados na noite de celebração

O evento contou também com um workshop de sustentabilidade financeira para as organizações, apresentações dos resultados e dos próximos passos dos projetos no formato “pitch”, com três minutos de duração cada um, e um fechamento da jornada no formato de narrativa poética, conduzida pelos facilitadores Juliano Trevizan e Rogério Malveira, que encantou os presentes. “A poesia ficou sensacional!”, comentou Fernando Schneider, do Instituto Joule, um dos projetos apoiados pelo Concurso.

O vídeo com essa narrativa pode ser acessado no link: Bit.ly/poesiaarymax.

Os facilitadores Rogério Malveira e Juliano Trevizan resgataram curiosidades do Concurso na forma de uma narrativa poética

Projetos que participaram do Concurso: