Competição Global de Ideias de Negócios Verdes vai mapear soluções inovadoras

A Competição Global de Ideias de Negócios Verdes vai mapear ideias inovadoras que tragam impacto positivo para o clima. As inscrições vão até o dia 2 de junho.

Realizada pela ClimateLaunchpad, a Competição Global de Ideias de Negócios Verdes pretende selecionar boas ideias que tragam impacto positivo para o clima do planeta e que trabalhem, entre outros temas, com gestão da água, gestão de resíduos, agropecuária, energia, logística e floresta. No Brasil, a chamada é correalizada pela Climate Ventures com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e da Pipe.Social. O programa faz parte das ações de empreendedorismo e inovação para mudanças climáticas da EIT Climate – KIC.

Poderão se candidatar, até o dia 2 de junho, pessoas físicas ou empresas, com ou sem fins lucrativos, que tenham equipes compostas por empreendedores com idade acima de 18 anos; que tenham um negócio de impacto (registrado há menos de um ano) ou que desejem se tornar um; que tenham captado menos de R$ 1 milhão em investimentos; e que tenham como missão a solução de um problema socioambiental ou a melhoria da qualidade de vida e meio ambiente, com potencial de gerar receita.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Serão selecionadas duas iniciativas brasileiras para participar em novembro da fase global da ClimateLaunchpad no Azerbaijão, Leste Europeu. Os dez primeiros colocados globais serão acelerados pela Climate – KIC Accelerator e o vencedor receberá o prêmio de €10 mil (dez mil euros).

A seleção brasileira da Competição Global de Ideias de Negócios Verdes inclui bootcamp com treinamento e desenvolvimento intensivo das soluções em inglês, com a presença de treinadores internacionais da ClimateLaunchpad, mentorias presenciais e online, e apresentação de pitch para integrantes da Climate Ventures e apoiadores da competição. As ideias escolhidas na etapa brasileira ainda poderão apresentar seus pitches a investidores, aceleradoras e atores do ecossistema de negócios e do clima no 2º Summit Climate Ventures de Negócios pelo Clima, a ser realizado em São Paulo.

 Etapas do programa

No Brasil, serão selecionados e convidados até sete projetos para participar de três etapas, que concorrerão a duas vagas na final global da competição.

Etapa 1: Bootcamp – Dois dias de treinamento e desenvolvimento intensivo das soluções, em evento específico a ser realizado nos dias 31 de julho e 1 de agosto de 2019, em São Paulo (SP), com a presença de treinadores internacionais da ClimateLaunchpad. Os custos de transporte para São Paulo e estadia serão cobertos pelo programa.

Etapa 2: Mentorias – Sessões de mentoria para aperfeiçoamento do pitch, proposta de valor e modelo de negócios de acordo. Poderão ser presenciais ou online de acordo com a localização dos participantes. As mentorias serão realizadas entre 12 de agosto e 20 de setembro de 2019.

Etapa 3: Finais nacionais – Apresentação dos pitches diante de uma banca composta por integrantes da Climate Ventures e de parceiros e apoiadores da Competição. As finais ocorrerão em outubro de 2019. Após as apresentações, serão selecionados os dois participantes que viajarão para a Global Grand Final no Azerbaijão. Os vencedores terão seus pitches avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • negócio e potencial de mercado;
  • potencial de criação de empregos e impacto social;
  • inovação e potencial tecnológico
  • impacto na mudança climática
  • força e composição do time de trabalho
  • qualidade do Pitch