As vencedoras da 2ª Chamada de Bons Negócios pelo Clima

Manioca, ÁguaV, Genecoin, Evolve, INOCAS, Bynd e Prosumir. As campeãs participarão agora do programa de Impulsionamento Climate Ventures

Realizada pela Climate Ventures, a 2ª Chamada de Bons Negócios pelo Clima chegou ao fim com a divulgação de sete vencedoras. São empresas que desenvolveram projetos potentes que trazem soluções para o problema das mudanças climáticas.

A jornada foi iniciada em agosto com o propósito de encontrar e fomentar negócios que impactam positivamente o clima, promovendo uma economia mais regenerativa e de baixo carbono. Nos dias 6 e 7 de novembro, os 14 representantes dos projetos finalistas participaram de dois dias intensos de trabalho durante a realização do Sustainable Brands, principal evento do Brasil que reúne inovação e sustentabilidade nos negócios. No primeiro dia, todos participaram de um workshop que abordou aspectos de teoria de mudança, modelagem de negócios e preparação para pitch, realizado em parceria com o Sense Lab.

O segundo dia foi reservado para os pitches no Summit Climate Ventures para uma banca de cinco jurados, que tiveram a difícil tarefa de eleger as sete vencedoras da Chamada. A banca foi composta por: Gustavo Pinheiro (iCS), Helena Masullo (Wright Capital), Humberto Matsuda, Maria Rita Spina (Anjos do Brasil) e Daniel Contrucci (Climate Ventures).

As campeãs participarão agora do programa Impulsionamento Climate Venture que, além de potencializar o projeto por meio de conexões com o ecossistema de apoio às startups, mentorias, assessoria para acesso ao mercado e investimentos, garante a participação em rodadas de negócios e eventos de parceiros, a chance de ganhar relevância na cadeia de clima e fazer parte do Mapa de Bons Negócios para Clima.

A 2ª Chamada de Bons Negócios pelo Clima foi realizada pela Climate Ventures em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e apoio técnico da Pipe.Social.

As campeãs

Conheça as campeãs da 2ª Chamada de Bons Negócios para o Clima, iniciativa que conta com parceria institucional do iCS (Instituto Clima e Sociedade) e apoio da Pipe.Social.

Categoria Agropecuária

Manioca     

Conecta a cultura e biodiversidade, como maior potencial da Amazônia, para criar e comercializar alimentos naturais como principal forma de desenvolvimento sustentável local.

Categoria Água

ÁguaV 

A ÁguaV tem o saneamento básico como elemento principal de trabalho. Desenvolve projetos e soluções viáveis, econômicas e eficientes desde sua concepção até a entrega do produto. Projeta sistemas multifuncionais personalizados visando a simplicidade de operação e manutenção, o baixo consumo energético e sua durabilidade.

Categoria Uso do solo e florestas

Genecoin 

Genecoin é uma plataforma baseada em blockchain para mapear cadeias de suprimento de insumos com origem na biodiversidade, aumentando a confiança e a segurança jurídica. Além de fomentar a repartição de benefícios imposta pela lei 13123 e o desenvolvimento de novos negócios.

Categoria Resíduos

Evolve 

A Evolve atua na cadeia da cadeia da pesca, aquicultura e demais atividades agropecuárias, e no reaproveitamento dos resíduos provenientes do processamento. O pequeno e médio gerador de resíduos pode solucionar esse problema na sua própria propriedade em um equipamento compacto, de fácil operação, gerando um novo produto comercial como fonte de renda adicional à atividade principal. A Evolve utiliza tecnologia de micro-ondas de última geração e elabora um processo de acordo com as especificidades de cada cliente, possibilitando transformar o resíduo em farinhas e óleos de alto valor nutricional e isento de contaminação microbiana para serem utilizados na composição de ração animal.

Categoria Regeneração

INOCAS   

Em parceria com agricultores familiares, a INOCAS realiza o plantio da macaúba em sistemas consorciados com lavouras e pastagens para diversificar a produção e aumentar a produtividade das fazendas de maneira sustentável

Categoria Logística e mobilidade

Bynd   

Um app de caronas corporativas fácil, prático e seguro. Conecta funcionários da mesma empresa e com trajetos similares para compartilhar automóveis, incentivando a carona e aproximando as pessoas. Lançada em 2016, a plataforma tem hoje 17 clientes (como Bradesco, Coca-Cola, Schneider Electric e Sanofi) e já viabilizou 150 mil caronas para mais de 37 mil usuários.

Categoria Energia

Prosumir   

A Prosumir atua no mercado de aproveitamento energético, desenvolvendo soluções inovadoras para transformar desperdícios de energia em oportunidades de eficiência energética, energia renovável e cogeração, criando valor para a sociedade de maneira sustentável.


Final Global da ClimateLaunchpad

Realizada em Amsterdam, em 14 e 15 de novembro, a Final Global da Competição de Ideias de Negócios Verdes, promovida pela ClimateLaunchpad e implementada no Brasil pela Climate Ventures, teve três finalistas brasileiras:  Green MinningAdapta Group e Global Forest BondElas participaram da disputa com iniciativas de outros 53 países. A vencedora deste ano foi a startup Leafy Ke, do Quênia. 

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil foi o país com o maior número de startups na competição, com 155 inscrições. Devido a este sucesso, Lucas Nieto, coordenador de projetos da Climate Ventures, foi palestrante em um dos painéis da Final Global, no qual falou sobre as estratégias utilizadas que garantiram este número expressivo de inscrições brasileiras na competição.

Mais informações na reportagem do Notícias de Impacto