Artemisia e Fundação Cargill selecionam negócios inovadores com foco em alimentação

Empreendedores que desenvolvem soluções inovadoras com foco em alimentação, concebidas para superar desafios da população de baixa renda, podem se inscrever até 16 de julho no Artemisia Lab Alimentação, programa de aceleração de curto prazo. As organizações responsáveis – Artemisia e Fundação Cargill –  selecionarão até 15 negócios.

Os três empreendimentos com melhor desempenho ao longo do programa poderão de receber um aporte de capital-semente de até R$ 20 mil. As inscrições podem ser feitas pelo site www.artemisia.org.br/labalimentacao

A iniciativa de selecionar e acelerar negócios de impacto com foco na melhoria da alimentação para a base da pirâmide aprofunda a parceria entre a Artemisia e a Fundação Cargill, iniciada com a produção da Tese de Impacto Social em Alimentação.

“Com a Tese, um mapeamento detalhado do setor, entendemos as lacunas nas quais os negócios de impacto social podem contribuir para a resolução dos diversos desafios que afetam toda a população, em especial a parcela de menor renda. Com o Artemisia Lab Alimentação damos um passo além, em direção à potencialização dos empreendedores e seus negócios, como podem trazer soluções inovadoras para os grandes desafios da temática. A equipe da Artemisia compartilha com a Fundação Cargill a visão de que é preciso fomentar e apoiar essa nova geração de empreendedores para que possam se desenvolver e gerar o impacto social que precisamos em nosso país”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

A Tese de Impacto Social em Alimentação reúne informações relevantes sobre os desafios enfrentados pela população de baixa renda no Brasil nessa área e pelo setor; e aponta quais são as oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social que possam contribuir de forma positiva para a sociedade. Negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda, unindo lucro e impacto social.

Entre as oportunidades detectadas no estudo estão: acesso ao mercado; produtos e serviços financeiros adequados; ampliação da conectividade; insumos, ferramentas e maquinários adequados e de baixo custo; apoio e capacitação para melhor gestão e produtividade; acesso a alimentos in natura; produção próxima ao consumidor; acesso a refeições saudáveis; armazenamento de alimentos; prevenção & nutrição; e educação nutricional. O mapeamento traz, ainda, exemplos de negócios de impacto social que representam as principais inovações no setor.