3° Fórum de Negócios de Impacto da Periferia debate desigualdades sociais e econômicas

Até 2 de agosto 

Em tempo de pandemia e crise econômica financeira nada é mais importante que revisitar passos e buscar propostas conjuntas para o futuro. É neste contexto que se realiza o 3° Fórum de Negócios de Impacto da Periferia, com a participação de fomentadores, empreendedores, investidores e atores relevantes ligados aos negócios de impacto social e ao empreendedorismo periférico.

Para abrir o diálogo sobre diferentes segmentos do ecossistema de negócios sociais para empreendedoras e empreendedores das periferias das cidades, a Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia, ANIP, realizará o 3° Fórum de Negócios de Impacto da Periferia, FNIP, evento online que acontecerá nos dias 3, 4, 11, 18, 25 e 26 de agosto. Atores do ecossistema de negócios sociais, empreendedores sociais de periferias e do afroempreendedorismo, além de intermediários, irão falar, entre outros temas, das diversas formas de inclusão produtiva e como estão recriando possibilidades de atuação em meio à pandemia da Covid-19.

O FNIP vem com o propósito de motivar, compartilhar conhecimentos e conectar as pessoas para continuar na colaboração do desenvolvimento econômico das/nas periferias. A iniciativa tem a parceria da produtora A Banca, Artemisia, FGVcenn, Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Fundação Casas Bahia, Humanize e AZ Quest.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de agosto. Participam do 3o Fórum fomentadores, empreendedores, investidores e atores relevantes ligados aos negócios de impacto social e empreendedorismo periférico.

Veja os temas programados para cada dia do evento:

3 de agosto: Representatividade, Inspiração e Luta

4 de agosto: Como fortalecer os investimentos e apoio ao empreendedor negro no campo de negócios de impacto?

11 de agosto: Análise sobre o impacto da economia na cultura, no setor social e no empreendedorismo de impacto de periferia frente à Covid-19.

18 de agosto: Energias renováveis, gambiarras, tecnologias e inovações socioambientais criadas nas quebradas. O que está sendo feito para combater a Covid-19?

25 de agosto: Tecnologia, Internet e Vendas, quais os cuidados para não ser um falso positivo. Como escalar e vender no E-commerce?

26 de agosto: Representatividade, Inspiração e Luta!

Entre os palestrantes, estarão: Claudio Nascimento / Lab Griô (PE); Maitê Lourenço / Black Rocks (SP); João Souza / FA.Vela (MG); ítala Herta / Vale do Dendê (BA); Adriana Barbosa / Feira Preta e Preta Hub; Jéssica Rios / Vox Capital; Selma Moreira / Fundo Baobá; Mauricio Prado, Plano CDE; Tauá Pires / Oxfam Brasil; Gil Marçal / gestor e produtor cultural; Fábio Miranda / Favela da Paz; Thiago Vinícius / Agência Solano Trindade; Adélia Rodrigues / Gastronomia Periférica; Carlos Alberto Silva / We Use; Carlos Humberto / Diáspora Black; Débora Luz / Clube da Preta; Ana Fontes / Rede Mulher Empreendedora; Fióti / Laboratório Fantasma; Sérgio Vaz / poeta e agitador cultural.

A ANIP tem a intenção de compreender, articular e mobilizar os atores estratégicos para a consolidação do ecossistema de negócio de impacto da periferia, apoiando uma nova geração de empreendedoras e empreendedores das periferias em estágios diferentes de desenvolvimento do seu negócio. Para a ANIP, ainda é preciso desenvolver um ecossistema de negócios de impacto da periferia que não esteja ligado somente ao tradicional crescimento econômico, mas que compreenda as necessidades reais das empreendedoras e empreendedores, que tenha escala, fortalecimento do capital humano e social e que possa criar pontes dentro e fora das periferias. O objetivo é ter um impacto mais profundo, respeitando as peculiaridades das periferias e ampliando as capilaridades regionais. A ANIP é uma iniciativa de A Banca, Artemisia e FGVcenn.