Projeto oferece mentorias para jovens transformadores

Para jovens interessados em atuar nas áreas social e ambiental (foto divulgação)

Potencializa é o novo projeto da ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental, que oferece mentorias para jovens que moram em regiões periféricas de São Paulo e querem atuar na área social ou ambiental.

O programa não é um estágio, nem visa qualquer encaminhamento direto a emprego, embora a equipe possa colocar o candidato em contato com organizações. O programa também não é uma incubadora ou aceleradora de negócios sociais, ou organizações da sociedade civil, nem um programa de bolsas de estudos ou de financiamento.

Para esta primeira edição serão selecionados até seis jovens de 18 a 28 anos, moradores(as) de contextos periféricos da Grande São Paulo, que estudem/tenham estudado em escolas públicas ou com bolsas de estudo em instituições particulares no Ensino Fundamental e Médio. O(a) jovem pode ou não estar cursando Ensino Superior, em instituições públicas ou privadas com bolsa de estudos ou financiamentos como o Fies.

Os(as) jovens devem ter renda familiar de até três salários mínimos (equivalente atualmente a R$ 2.862) e interesse em trabalhar no campo socioambiental. O programa prevê 24h de mentorias individuais e coletivas ao longo de três meses e os(as) jovens devem ter disponibilidade para participar de ao menos três encontros presenciais em período integral, além de conversas por telefone ou videoconferência e horas dedicadas a pesquisas e tarefas do programa.

O programa é gratuito e se baseia em três pilares: autoconhecimento, conhecimento sobre o campo socioambiental e possibilidades de atuação no campo. O processo seletivo tem duas fases, ambas eliminatórias.

  • 1ª fase: os(as) candidatos(as) devem preencher um formulário online e enviar um vídeo de até 1 minuto explicando por que querem participar do programa. A qualidade técnica do vídeo não será avaliada, podendo ser um vídeo caseiro, feito inclusive com celular.
  • 2ª fase: os(as) candidatos(as) aprovados(as) na primeira fase serão entrevistados(as) por videoconferência (Skype ou programa similar) ou telefone.

A equipe da ponteAponte vai avaliar o interesse e o engajamento do(a) candidato(a) em participar de todo o processo, a contribuição do programa a ele/ela e como o(a) jovem pretende aplicar (e replicar) o que aprender. Não será oferecida bolsa-auxílio em nenhuma etapa do programa. Será oferecido vale-transporte e lanche para os dias de encontros coletivos, de presença obrigatória, a serem realizados, a princípio, na Casinha 161 (próxima ao metrô Brigadeiro). Em caso de dúvidas, envie um e-mail para contato@ponteaponte.com.br.

Para se inscrever, acesse https://goo.gl/forms/cp0VJlAlLvA0MrDr1