Participantes do Projeto Legado 2020. Foto: Divulgação
  • Vinte e seis iniciativas participarão da oitava edição do programa, que oferece capacitações e encontros exclusivos com investidores
  • Quinze cidades de sete estados brasileiros estão representadas na turma da oitava edição do programa de aceleração de impacto

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social, de Curitiba (PR), divulgou a lista de organizações selecionadas para a 8ª edição do Projeto Legado, programa de aceleração gratuito focado em desenvolvimento de negócios sociais e organizações que aliam sustentabilidade financeira e impacto socioambiental positivo. Com diversidade geográfica recorde, a lista dos aprovados reúne propostas de 15 municípios de sete estados brasileiros.

Os negócios e entidades foram avaliados por um comitê de seleção formado por profissionais de referência no ecossistema de impacto socioambiental. Foram 933 editais baixados em todo o país e 149 candidaturas de iniciativas localizadas em 19 estados. Os  26 selecionados representam todas as regiões do país. O Amapá aparece pela primeira vez na turma do Projeto Legado, com a instituição “Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores”, atuante em Macapá. Os estados do Mato Grosso do Sul, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo também compõem a lista de selecionados, além do Paraná, que é o estado-sede da aceleradora.

Também houve diversidade nas causas defendidas pelos inscritos. São projetos dedicados à inclusão da pessoa com deficiência, ingresso de jovens no mercado de trabalho, acolhimento e assistência de pessoas em situação de vulnerabilidade social, incentivo ao esporte, valorização das comunidades tradicionais, geração de renda, economia local, terceira idade, saúde, meio ambiente, moda sustentável e equidade racial e de gênero.

Durante oito meses, os selecionados participarão de encontros presenciais mensais que estimulam conexões e trabalho em rede, além de aprender conteúdo de gestão aplicado às iniciativas transformadoras. As organizações e negócios sociais selecionados terão a chance de concorrer a um investimento financeiro de R$ 10 mil. O Prêmio Legado de Empreendedorismo Social é entregue no final de cada ano, durante o Legado Experiência.

Confira abaixo os negócios sociais e organizações selecionados:

Lista de seleção (em ordem alfabética)

Antes do Ouro (Curitiba, PR)

Inclusão da pessoa com deficiência no esporte (surf, crossfit, por exemplo)

ARCOS – Associação Rede Construir Sonhos (Cláudio, MG)

Por meio de cursos de capacitação, busca oferecer aos jovens e a seus familiares oportunidades condizentes com seus planos e sonho de desenvolvimento pessoal, levando-os a expandir a consciência de que é possível buscar um caminho de vida que seja mais satisfatório e que coloca o trabalho não apenas como meio de sobrevivência, mas também como ferramenta de realização pessoal.

Associação Comunitária Presbiteriana – Lar Herminia Scheleder (Colombo,PR)

O Lar Herminia Scheleder nasceu da necessidade de atendimento a menores carentes e abandonados que vinham à procura de auxílio na Igreja Presbiteriana de Curitiba. Acolhe e atende crianças e adolescentes carentes, abandonados ou em situação de risco. No Lar, os menores recebem abrigo, moradia, alimentação, vestuário, educação, assistência médica e odontológica, apoio psicológico, assistência espiritual e lazer.

Associação Real Lince de Karate-Do (Francisco Beltrão, PR)

A Associação realiza uma intervenção social direta nos locais onde presta atendimento. Utiliza a prática do Karate no contra turno escolar contribuindo para impedir que crianças e adolescentes sigam para o caminho do crime. Realiza ações sociais, esportivas e educativas como instrumento auxiliar na construção da cidadania.

Bruaca: vivências e produtos culturais (Miranda, MS)

Trabalha pela valorização do patrimônio cultural material e imaterial das comunidades tradicionais do Pantanal de MS. Desenvolve ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos. Além da renda gerada pelas ações, a iniciativa propicia a valorização do conhecimento ancestral dessas comunidades, o que impacta na autoestima dos grupos historicamente marginalizados.

COAME – Consultoria e Capacitação em Meio Ambiente (Fortaleza, CE)

A Coame leva novas perspectivas de renda local, através das potencialidades ambientais da Unidade de Conservação. Restabelece a identidade cultural da comunidade local em consonância com o Plano de Manejo, através do empreendedorismo comunitário, ecoturismo, trilhas ecológicas, artesanato local e implantação de fossas verdes.

Coletivo Dunyaben (Curitiba, PR)

Coletivo de pesquisadores em arte e cultura mandingue de Curitiba. O Dunyaben nasceu do amor pela cultura africana e também da paixão pela música e pela dança.

Delacrux (Curitiba, PR)

A Delacrux realiza a confecção de carteiras, bolsas, mochilas e estojos a partir de mangueiras de incêndio. Por quatro anos, tem testado produtos, formas de fazer, maquinários disponíveis.

Edson Ney Barbosa – Mei “Agroambiental Estudos e Projetos” (Jacupiranga, SP)

Promove cursos de capacitação em associativismo, empreendedorismo, motivação, autoestima e profissionalização, bem como na temática de gênero, cidadania, trabalho e renda, com a finalidade de qualificar 30 mulheres pertencentes a programas sociais como bolsa família, renda cidadã, promovendo ações de geração de emprego e renda por meio da contratação de instituição especializada, pessoa física e aquisição de material de consumo e equipamentos.

Fabiane Sakata – Vida Priori (São José dos Campos, SP)

A Vida Priori nasceu com o propósito de transformar vidas. Seja a vida dos idosos que frequentam o espaço, seja dos familiares que cuidam, zelam e se preocupam com esses idosos. Todos os dias oferece atividades que estimulem física e cognitivamente, mas principalmente que, ao voltarem para suas casas, os clientes percebam que nunca é tarde para aprender coisas novas, dividir o que se sabe, dar boas risadas e fazer novos amigos.

Grupo Tribah “Kids” Andréa Soares (Curitiba, PR)

Através da dança, da educação e da formação humana, procura criar mais oportunidades e uma visão do mundo mais consciente, utilizando a dança como ferramenta na formação humana, transformando a vida das crianças. 

iClooset – Aluguel de Casacos (Curitiba, PR)

Consumo consciente por meio do aluguel de casacos de inverno para turistas que moram em regiões quentes do Brasil, atendendo milhares de turistas anualmente.           

Inclusive nas Artes (Curitiba, PR)

Associação sem fins lucrativos que oferece a oportunidade de desenvolvimento de novas habilidades e o despertar das potencialidades dos participantes, com foco de atuação prioritário em adultos com deficiência ou necessidades específicas.

Instituto TMO (Curitiba, PR)

Desenvolver um trabalho de apoio ao transplante de medula óssea no Brasil, com absoluta transparência das ações executadas, carisma e liderança exemplar, unindo colaboradores numa corrente voluntária do bem para salvar vidas.

LaLuz Brasil (Curitiba, PR)

O propósito da Laluz Brasil é fomentar a produção e o consumo consciente de moda, através da cadeia de relações de produção e comércio. Trabalha na transparência de critérios de produção sustentável com matérias-primas não poluentes e resultantes de relações de trabalho justas e socialmente responsáveis. Valorizando assim cada recurso natural e trabalhador envolvido.

Maria Maria Bartenders (São Paulo, SP)

A iniciativa trabalha para quebrar paradigmas por meio de capacitações e inclusão de mulheres no mercado de hospitalidade e bebidas.

Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores (Macapá, AP)

Defesa dos direitos sociais da população tradicional ribeirinha, desenvolvimento comunitário e inclusão social.

MoCAN – Movimento Contra as Agressões à Natureza (Peruíbe, SP)

Proteger e monitorar as aves limícolas migratórias, e oferecer uma alternativa para a geração de renda aos jovens da Aldeia Tekoá Kwaray.

Pé na Jaca (Curitiba, PR)

O Pé na Jaca nasceu para promover a autonomia e repensar a cultura do alimento transformando mulheres e famílias carentes em produtoras de alimentos e insumos.

Ponto de Cultura Caiçaras (Cananeia, SP)

Promover ações colaborativas de valorização, fortalecimento, disseminação e registro do patrimônio cultural do município de Cananeia, localizado no litoral sul do Estado de São Paulo. Para tanto, propõe a construção de ações interdisciplinares que são elaboradas e realizadas coletivamente, respeitando-se as demandas e a dinâmica natural das comunidades e fortalecendo o desenvolvimento de programas educacionais e culturais participativos.

Projeto Baobá (Curitiba, PR)

Diante do problema social “racismo estrutural”, o Projeto Baobá faz o papel de educador da cultura e afro-brasileira, trazendo conhecimento, informação e reflexão para os jovens.

Recriar – Família  e adoção (Curitiba, PR)

Promove o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Sempre Mulher, Instituto de Pesquisa de Intervenção Sobre Relações Raciais (Curitiba, PR)

Visa identificar através de estudos e pesquisas as vulnerabilidades sociais e as possibilidades de superação. Por entender que a injustiça social atinge de forma mais cruel a população afrodescendente, em particular as mulheres, seus filhos e dependentes, o Instituto Sempre Mulher faz um recorte de gênero e raça, priorizando em suas ações o atendimento às mulheres negras e suas famílias a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, e a ampliação do conhecimento e do acesso aos direitos humanos.

Sui Generis Camisaria Feminina (Curitiba, PR)

A Sui Generis inclui e gera renda para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Os trabalhos de arte realizados por essas pessoas são utilizados como estampas para camisas e blusas da marca e os artistas são remunerados.

União da Saúde Sem Fronteiras (Mauá, SP)

A União Saúde sem Fronteiras busca contribuir para a melhoria da Saúde e condições socioeconômicas de adultos, crianças, idosos e seus familiares em situação de vulnerabilidade social.

VLuxo (Curitiba, PR)

A VLuxo acredita em uma nova forma de ver o luxo. Capacitando mulheres por meio da arte, terapia e geração de renda