Prêmio Jornalista de Impacto divulga os vencedores

A premiação revelou os vencedores nas categorias texto, TV e vídeo, rádio e podcast e conteúdos produzidos em contextos periféricos. Foram recebidas 98 inscrições de 12 estados.

Em sua 3a edição, o Prêmio Jornalista de Impacto – promovido pela empresa ponteAponte, com apoio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto – revelou os vencedores em cada categoria no dia 30 de novembro, durante evento virtual. São eles: Cleberson Alcantara dos Santos, da Agência Mural (categoria conteúdos produzidos em contextos periféricos); Gabriela Mayer, da Rádio BandNews FM (rádio e podcast); Hermes de Luna e Silva, da TV Correio, afiliada da Record em João Pessoa, PB (TV e vídeo); e Samuel Eli Araújo Pimentel, do jornal O Povo (texto). Conheça os vencedores e finalistas em www.premiojornalistadeimpacto.com.br.

A premiação recebeu 98 inscrições de 27 cidades em 12 estados e Distrito Federal, das cinco regiões do país. A primeira etapa da avaliação foi realizada pela equipe da ponteAponte, empresa especializada em avaliação e premiações da área socioambiental. Após análise de acordo com os critérios de elegibilidade e avaliação do edital, foram selecionados 12 finalistas, três em cada categoria. O vencedor de cada categoria foi definido pela média das notas dos jurados e deliberação em reunião online do júri e recebe, a título de premiação, o valor de R$ 3,5 mil, além de certificado e divulgação na mídia.

O Prêmio Jornalista de Impacto é uma iniciativa pioneira que reconhece o trabalho de jornalistas que disseminem o tema de investimentos e negócios de impacto socioambiental no Brasil e tem o objetivo de ampliar a repercussão da cobertura da mídia em relação ao assunto. Com soluções inovadoras e transformadoras especialmente para a qualidade de vida da população mais vulnerável, os investimentos e negócios de impacto têm papel relevante no enfrentamento de desafios em áreas como educação, saúde e habitação.

As reportagens e iniciativas inscritas foram avaliadas a partir dos seguintes critérios: qualidade técnica; relevância social; relevância para o tema de investimentos e negócios de impacto; abordagem inovadora do tema; e amplitude, alcance e engajamento gerado sobre o tema.

VENCEDORES E REPORTAGENS APRESENTADAS

Categoria conteúdos produzidos em contextos periféricos

Cleberson Alcantara dos Santos, da Agência Mural, com a reportagem Crias da Quebrada: conheça dez jovens que estão transformando as periferias de São Paulo (https://www.agenciamural.org.br/crias-da-quebrada/). A reportagem ouviu dez jovens da periferia de São Paulo que têm buscado novas perspectivas para as bordas da cidade e construído uma nova visão sobre seus bairros, por meio das artes, games, empreendedorismo, moda e política.

Categoria Rádio e Podcast

Gabriela Mayer, da Rádio BandNews FM, com o episódio As Mulheres e os Negócios de Impacto do podcast Elas com Elas (Spotfy – http://episode/79Ti6Pa01o3al7PNl12dOA?si=qXom%20LVTDCK7_9pjj2MCw&dl_branch=1). O objetivo da reportagem foi contar histórias de sucesso e as dificuldades nos negócios de impacto conduzidos por mulheres, colocando em discussão o que ainda precisa avançar para um cenário de mais igualdade. Com foco na descentralização regional, foram entrevistadas mulheres fora dos eixos de maior concentração de negócios sociais.

Categoria TV e vídeo

Hermes de Luna e Silva, da TV Correio, João Pessoa (PB), afiliada da Rede Record, com a reportagem Fios. Contada em cinco episódios, a série mostra a retomada da produção do algodão orgânico da Paraíba e enfatiza a geração de negócios sustentáveis, de impacto e economicamente viáveis. Série Fios – Capítulo 1: Economia Sustentável  https://www.youtube.com/watch?v=n3OnrU7xf7A

Categoria Texto

Samuel Eli Araújo Pimentel, do jornal O Povo, com a reportagem O potencial do empreendedorismo na periferia. A matéria mostra os desafios do empreendedorismo longe do centro da cidade, como a dificuldade de acesso a crédito e falta de formação em gestão, com histórias de empreendedores que conseguiram impactar positivamente a comunidade e ter sucesso. A versão impressa, em PDF, está no drive​https://drive.google.com/drive/folders/1cnZFAnuUtUtOM9POQnUaJsVsrg-m9EeU

CONHEÇA OS FINALISTAS

Conteúdos produzidos em contextos periféricos

  • Flávia Domingues Mendes, Site Rio On Watch. Reportagem: Em meio à pandemia, mulheres da zona oeste reinventam seus negócios com D´As Josefinas Colab.
  • Pedro Borges Franco Zimermann do Nascimento, do Alma Preta Jornalismo. Reportagem: Empreendedor negro familiar: desafios, insegurança e afeto em meio à pandemia.

Rádio e Podcast

  • Aline Alves Guedes Dantas, Rádio BandNews FM Manaíra. Reportagem: Um por todos – Negócios sociais deixam legado além do lucro.
  • Susanne Sassaki Rosa, Aupa jornalismo de impacto. Podcast: AupaCast – série “O que não te contaram sobre impacto?”

TV e Vídeo

  • Talita Layse da Luz Gomes, Instituto Mulheres Jornalistas. Reportagem: Investimentos e negócios de impacto no Brasil.
  • Diego Marcondes Mendes, CNN Brasil. Reportagem: Empreendedorismo nas comunidades.

Texto

  • Lucianne Paiva Carneiro, jornal Valor Econômico. Reportagem: Crescem negócios de reforma em moradia popular.
  • Marcello Santo, do Impacta Nordeste. Reportagem: Avanços e desafios da Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social do Rio Grande do Norte.

Os Investimentos de Impacto são recursos privados ou públicos para investimento em atividades que visam produzir impacto social e/ou ambiental com sustentabilidade financeira. Para viabilizar a alocação desse capital, utilizam-se instrumentos financeiros, novos e/ou existentes, que podem ou não gerar retorno financeiro sobre o capital investido. O impacto deve ser mensurado e analisado periodicamente. Para saber mais acesse: http://aliancapeloimpacto.org.br/publicacao/produtos-financeiros-de-impacto-social-ambiental.

Já os Negócios de Impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal (seja seu produto/serviço e/ou sua forma de operação). Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram. Essa é a definição conforme o estudo “O que são os negócios de Impacto”, lançado pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto em novembro de 2019.

SOBRE OS REALIZADORES

Realização – ponteAponte

Criada em 2011, a ponteAponte tem como foco fortalecer o campo socioambiental brasileiro, qualificando o investimento social privado. Tendo na diversidade uma das nossas fortalezas, atuamos em três frentes integradas e uma transversal: Estratégia de RSE/ISP/ESG; Chamadas de impacto social; Potencialização de inovações sociais e Think-do-thank. A ponte, para nós, é um lugar não apenas de travessia, mas também de encontros, trocas, reflexões e aprendizados, de onde se tem uma visão panorâmica que permite a escolha conjunta de caminhos.

Patrocínio – Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto e parceiros

A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto é uma iniciativa criada para identificar, conectar e apoiar organizações e temas estratégicos para o fortalecimento do campo de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, a Aliança – em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e o Itaú – é patrocinadora do Prêmio Jornalista de Impacto.

Parceria de divulgação – Printec Comunicação

A Printec Comunicação tem como propósito fortalecer o diálogo de empresas, instituições e ONGs com os seus públicos, com soluções criadas a partir do profundo entendimento das necessidades de comunicação de cada cliente. Uma equipe experiente e multidisciplinar constrói uma ponte eficaz que compartilha conhecimento, inspira, desenvolve relações de confiança e busca a construção de um mundo melhor, com base na ética, diversidade, inclusão e inovação.