Moradigna amplia raio de ação e dá nova força à capacitação de mulheres

Criado para levar habitação de qualidade a todos que precisam, o Moradigna entra em 2019 com muitas novas ações: expansão para a zona norte de São Paulo e planos de chegar a outros estados; reforço ao programa de capacitação de mulheres; e definição de parcerias de crédito.

Levar habitação de qualidade a todos que precisam – esse é o lema que Matheus Cardoso persegue com o seu negócio social Moradigna. Depois de reformar mais de 500 moradias da zona leste de São Paulo, a meta para 2019 é ampliar o raio de ação para a zona norte da cidade. A partir de 11 de março, o programa de capacitação de mulheres ganha nova força com o apoio de mais patrocinadores, para formar pedreiras, pintoras e encanadoras que poderão ser aproveitadas nas obras contratadas pelo Moradigna. Outro destaque para o ano está nas parcerias de crédito a partir da reestruturação do modelo de negócio.

Nas palestras que realiza sobre empreendedorismo social, Matheus Cardoso apresenta um dado que choca as plateias: 40 milhões de brasileiros vivem em moradias insalubres, com umidade e mofo nas paredes, sem iluminação e ventilação. Essa é uma realidade que ele conhece bem como morador do Jardim Pantanal, bairro da zona leste, conhecido pelas inundações. Com apenas 19 anos, cursando a faculdade de engenharia civil, ele fundou com dois sócios, o Moradigna, um negócio social que realiza reformas em comunidades de baixa renda, a um preço acessível, com qualidade, segurança e facilidade de pagamento.

Depois de passar pela aceleradora Yunus Negócios Sociais, Matheus viu que o negócio poderia ser viável ao realizar, com a ajuda de seu padrinho pedreiro, a primeira obra do Moradigna: a reforma da casa de sua mãe. Hoje, em seus quatro anos de atuação, o Moradigna já teve impacto positivo na vida de mais de 1.800 pessoas.

Reforma de casa: antes e depois. Fotos: Divulgação

Os serviços são planejados desde o orçamento até a entrega final. O custo médio das reformas do Moradigna é de R$ 6 mil, que podem ser parcelados via financeiras. O planejamento da reforma é fundamental e inclui todos os materiais de construção, projeto, execução e mão de obra. Além disso, as obras duram cerca de cinco dias, têm garantia de um ano e contam com diversas formas de pagamento. Tudo isso garante a viabilidade do pacote. O impacto social também faz parte da fórmula: a mão de obra utilizada vem das próprias comunidades e forma uma rede de colaboradores. “São cerca de 30 pedreiros autônomos, que prestam serviço para outras empresas, não são funcionários do Moradigna. Conforme a necessidade e a disponibilidade, eles são chamados para trabalhar para nós”, explica Matheus.


“Para 2019, o destaque são as parcerias de crédito. Com isso, reestruturamos o nosso modelo de negócio.”


Em sua trajetória como empreendedor, Matheus destaca vários aprendizados. “Aprimoramos a gestão e desenvolvemos processos, foi uma grande evolução. Para 2019, o destaque são as parcerias de crédito. Com isso, reestruturamos o nosso modelo de negócio. Até então, nós financiávamos os clientes e percebemos que não dava para fazer as duas coisas. Mas o grande resultado é ter um negócio de impacto consolidado em um contexto que não é fácil para empreender, criar uma empresa, ainda mais um novo tipo de negócio, que se transformou em um case por conta do impacto que causa”, destaca Matheus.

Hoje, o Moradigna atende a zona leste de São Paulo. No final de 2018, a convite de um patrocinador, a empresa marcou presença no Rio de Janeiro, nos bairros Santa Marta, Copacabana/Tabajara, Realengo e Bangu. Uma expansão para outras regiões — inclusive outros estados — está sendo pensada para 2019. “Seria uma espécie de franquia do Moradigna. Nós capacitaríamos pedreiros nas comunidades para eles mesmos tocarem o negócio”, afirma.


Programa de capacitação de mulheres ganha força com a presença de mais patrocinadores.


#VemMulheres

Em 2018, o programa de capacitação comemorou o Mês da Mulher e contou com a participação de 15 mulheres. Foi um protótipo realizado a convite da Amanco, empresa parceira do Moradigna, líder mundial em tubos e conexões plásticas.

Programa de capacitação de mulheres forma pedreiras, pintoras e encanadoras

Em 2019, o projeto ganha força com a presença de mais patrocinadores. Além da Amanco, entraram Vedacit, Coral e Brasilit. Serão duas semanas intensas a partir do dia 11 de março com cursos gratuitos da área de construção civil – pedreiro, hidráulica e pintura. O treinamento exclusivo tem o objetivo de despertar o interesse, oferecer qualificação profissional e proporcionar uma nova fonte de renda às participantes. As aulas acontecem no Instituto Alana, também parceiro do Moradigna, na Rua Borboleta Amarela, 481, Jardim Pantanal, das 19h às 21h.

Veja a entrevista de Matheus Cardoso a Marcelo Tas no programa Altas Horas, da TV Globo