Prêmio Impacto Público seleciona cinco soluções para melhorar a vida em São Paulo

A iniciativa é uma parceria entre o Quintessa e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo

Após um extenso processo de seleção de dois meses, a partir de 155 inscritos, entre análises de formulários, entrevistas e apresentação de 10 finalistas para uma banca avaliadora, o Prêmio Impacto Público selecionou as cinco organizações que serão financiadas e receberão apoio para implementar as suas soluções na cidade de São Paulo. São elas: Instituto Adus, Instituto Semear, Instituto Ser Mais, ONG Banco de Alimentos e Firgun. O Prêmio Impacto Público, iniciativa do Quintessa em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, tem o objetivo de impulsionar soluções inovadoras para melhorar a vida dos cidadãos e os serviços públicos na cidade.

Organizações de todo o Brasil se inscreveram dentro dos cinco eixos temáticos: Primeira Infância (17), Gestão Pública Eficiente e Transparente (7), Participação Cidadã (34), Empreendedorismo (41) e Direitos Humanos e Cidadania (56). Dentro do último, poderiam se inscrever para os desafios específicos lançados ou soluções dentro das nove coordenações da Secretaria (como políticas para juventude, igualdade racial e políticas para população de rua, entre outras).

Os participantes selecionados terão acompanhamento semanal do Quintessa, aceleradora de negócios de impacto, financiamento de R$ 70 mil e vivência e exposição no setor público ao longo dos quatro meses de implementação do projeto. Além disso, os participantes contarão com o monitoramento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

As organizações trabalham com diversas áreas dentro da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. A ONG Banco de Alimentos traz sua solução para o desafio de como organizar entidades que distribuem alimentos para população em situação de rua. Já o Instituto Adus irá trabalhar para atuar no desafio de como aprimorar o ensino de português para imigrantes em São Paulo e a Firgun, no desafio de como reduzir as barreiras do mercado de microcrédito às pessoas negras empreendedoras. Tanto o Instituto Semear quanto o Instituto Ser Mais irão trabalhar com soluções relacionadas à coordenação de políticas para juventude.

“São Paulo tem muito a ganhar quando aposta em iniciativas como a do Prêmio Impacto Público. O engajamento promovido por esse projeto, seja dando oportunidade para empreendedores, seja inovando na gestão de processos, é essencial para a aceleração de políticas públicas na cidade. Já ansiosos para implementar as soluções vencedoras”, afirma Claudia Carletto, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa, complementa: “Estamos muito satisfeitos com o resultado até aqui. Comprovamos que existem soluções incríveis desenvolvidas pelos próprios cidadãos, pela sociedade civil, que podem complementar e qualificar políticas públicas do governo. A seleção foi bastante árdua e com certeza deixa o desejo de realizarmos mais edições, para novos desafios públicos. Agora entraremos na próxima etapa do projeto, etapa de implementação, e em dezembro veremos os resultados gerados por estas cinco organizações”.

Entre os critérios gerais para seleção, os candidatos foram avaliados por pré-requisitos como: ser uma organização sem fins lucrativos, ter aplicabilidade da solução no âmbito da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e comprometimento para implementar a solução na cidade de São Paulo, tendo disponibilidade de tempo para uma execução de qualidade. Além deles, alguns dos critérios de seleção foram: eficácia da solução para resolver o problema, singularidade e inovação da solução, impacto: benefício gerado e alcance, legado para a cidade ou beneficiários após o Prêmio, perfil empreendedor.

O Prêmio Impacto Público 2020 é fruto de um Termo de Fomento firmado entre o Quintessa e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania do Município de São Paulo (SMDHC), financiado a partir de recursos de emenda parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo, na figura da vereadora Janaína Lima. É uma iniciativa inovadora que une o poder público, setor legislativo e executivo, e as iniciativas da sociedade civil.

Quintessa: transformando a realidade do país pelo empreendedorismo

O Quintessa existe para que empresas sejam relevantes na solução dos desafios sociais e ambientais centrais do nosso país. Fundado em 2009, impulsiona o crescimento, estrutura a gestão e capta investimento para negócios de impacto. O Quintessa atua diretamente com empreendedores e seus times, por meio de programas personalizados para cada negócio, e também em parceria com grandes empresas, institutos, fundações e investidores que desejam se aproximar e se relacionar com negócios de impacto. Ao longo dos mais de dez anos de experiência, o Quintessa identificou e apoiou mais de 100 negócios de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

A SMDHC tem como missão: “formular, articular e coordenar a Política Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, de forma transversal, interseccional, participativa e com respeito à diversidade, por meio da promoção e defesa de direitos, em benefício da população, com atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade, visando a uma sociedade justa, igualitária, inclusiva, solidária e intercultural.”