Vox Capital amplia acesso de pequenos investidores a negócios de impacto

Carlos Humberto Silva e Antônio Victor, da Diaspora.Black. Foto: Marco Torelli /Vox Capital

O Clube da Impacto, da Vox, tem o objetivo de democratizar o investimento em startups de impacto, permitindo o aporte de investidores a partir de R$ 1 mil. A primeira captação pública prevê a arrecadação de R$ 600 mil para a Diáspora.Black, marketplace de serviços turísticos voltado para consumidores negros.

A Vox Capital, gestora de investimentos de impacto social, lançou o Clube de Impacto, plataforma de investimento coletivo especialmente desenhada para atrair novos perfis de investidores com aportes a partir R$ 1 mil. A plataforma tem o objetivo de atrair pequenos investidores, dispostos a colocar recursos em empresas com alto potencial de gerar impacto social positivo, que alinhem o propósito com retorno financeiro.

A primeira oferta será do negócio de impacto social ​Diaspora.Black​, que funciona como um marketplace para turismo de propósito com foco na cultura negra. O valor pretendido é de R$ 600 mil como capital-semente para o negócio expandir sua atuação. O investimento é feito totalmente online, seguro e simples, e pode ser realizado no link da plataforma, que traz também informações legais e indicadores financeiros da empresa.

A iniciativa é​ resultado de um ano de estudos da Vox Capital. Após 10 anos trabalhando com investidores profissionais e tíquetes mínimos de R$ 250 mil, a gestora identificou a demanda crescente de novos perfis de pessoas interessadas em unir seus investimentos e seu propósito. “O nosso objetivo é aproximar pessoas que querem fazer a diferença em negócios que podem transformar a realidade social do Brasil. A Vox aplica a sua expertise para analisar os negócios e identificar as melhores oportunidades de investimento. Nós somos os primeiros a investir em cada um dos negócios recomendados e depois convidamos outros investidores a fazerem parte”, explica Gabriela Chagas, responsável pela iniciativa​.

Os estudos conduzidos pela Vox indicaram, também, a defasagem da oferta de capital para negócios em estágio inicial, o que acaba por enterrar precocemente empresas de alto potencial – o chamado vale da morte. “​Existem pouquíssimas alternativas de investimento entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão, valor alto para investidores-anjo e baixo para fundos de Venture Capital. ​Quando olhamos para fora do país, os investidores com o maior número de unicórnios (nome usado para designar startups inovadoras cujo valor de mercado chega a US$ 1 bilhão) atuam com empresas em estágio inicial”, avalia Gabriela.

Primeira empresa

Selecionada para inaugurar a iniciativa, a Diaspora.Black é uma loja virtual que oferece serviços turísticos como hospedagem e roteiros de viagem. Negócio de impacto social, a Diáspora.Black atua com uma curadoria de atividades que valorizam a cultura negra no Brasil. Desde 2017, quando iniciou a operação comercial, quatro mil turistas utilizaram a plataforma em mais de 30 países.

A ideia do negócio surgiu da experiência de Carlos Humberto Silva, CEO da Diaspora.Black. Após viver situações de discriminação ao alugar a própria casa para receber turistas, optou por criar uma rede de hospedagens sem preconceito. Em dois anos, a empresa desenvolveu o modelo nos principais programas de aceleração do país – como a Estação Hack, da Artemísia e Facebook, em São Paulo – e o Labora, da Oi Futuro e Yunus Negócios Sociais.

Na trajetória da empresa, foram articulados mais de R$ 110 mil transacionados entre microempreendedores negros – um aumento de até 70% na receita dos operadores. Além do impacto para os empreendedores, o modelo fomenta a geração de renda e sustentabilidade para comunidades tradicionais e promove a cultura negra com experiências e roteiros turísticos em diferentes cidades.

“O turismo é um segmento estratégico para a transformação social e promoção da igualdade racial. É um tipo de consumo aspiracional e que pode fomentar narrativas de valorização da cultura e memória afro-brasileira, atraindo novos consumidores que começam a acessar esse mercado”, afirma Carlos Humberto Silva. O investimento de R$ 600 mil será utilizado para acelerar a expansão da startup, com foco no desenvolvimento de tecnologia própria e no aprimoramento da experiência do usuário. Em paralelo, os recursos vão permitir a expansão das estratégias de marketing.

Como funciona o Clube de Impacto?

  • A Vox Capital seleciona, avalia e é a primeira investidora em todos os negócios recomendados.
  • O interessado constrói o seu portfólio, com investimentos a partir de R$ 1 mil por startup.
  • Após o primeiro investimento, a pessoa passa a ser membro do Clube de Impacto e a investir em um mundo melhor.
  • Startups são negócios altamente inovadores e com enorme potencial de crescimento. E as startups de impacto social estão resolvendo os principais desafios do país. É possível participar desta transformação e ter retornos significativos.