Startup SP abre inscrições para programa de capacitação

Foto: Divulgação

Desenvolvido pelo Sebrae-SP, o programa oferecerá workshops, conexão com investidores e mentoria para 60 startups digitais. Inscrições até 12 de fevereiro.

 O Sebrae SP busca startups inovadoras, com alto potencial de crescimento, para participar do programa de desenvolvimento de startups digitais – Startup SP. As vagas são para empreendedores do estado de São Paulo situados na capital, Santo André, Sorocaba, Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto. Serão selecionadas dez empresas nascentes para cada local, no total de 60. As inscrições vão até 12 de fevereiro.

A meta do programa Startup SP é apoiar o desenvolvimento de negócios em fase de validação e relacionados a problemas de mercado, segmentos de clientes, solução e modelo de receitas. As iniciativas devem utilizar softwares ou serviços de tecnologia da informação como ponto central do seu modelo de negócio. Em Piracicaba, especificamente, serão aceitas apenas iniciativas aplicadas ao agronegócio.

O programa terá duração de quatro meses e oferecerá capacitações, workshops, acompanhamento de negócios, conexão com outros programas e investidores, e mentoria com parceiros de mercado.

Segundo o coordenador estadual do Startup SP, Leandro Queiroz, a ideia é apoiar negócios em fase de validação. “Ajudamos a startup a validar sua problemática ou sua solução.” Para participar, é necessário que a empresa tenha uma equipe com, no mínimo, dois fundadores, sendo um deles obrigatoriamente da área tecnológica. Outra condição é que os negócios já tenham realizado interações iniciais com seus clientes para validações da problemática e MVP (mínimo produto viável).

Após avaliação inicial, 20 startups de cada região participarão de um pitch para a seleção final. Nesta etapa, serão cinco minutos de apresentação e dez minutos de perguntas e esclarecimentos da banca. Os critérios classificatórios serão baseados em análises do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado apresentado pelo negócio inovador e da solução proposta.

As capacitações e mentorias serão realizadas entre março e julho. De 30 de maio a 1º de junho, os empreendedores participarão do Bootcamp, em São Paulo. “O evento contará com interações com investidores e com o ecossistema, workshops e mentorias”, destaca Queiroz.Para mais informações, acesse aqui.