SO+MA conquista Acumen-Unilever e leva programa de vantagens para as escolas

Fernanda Yamasaka, gerente de projetos, e Claudia Pires, fundadora da SO+MA: incentivando as pessoas a trocar atitudes por recompensas e ampliando as escolhas e oportunidades do cidadão. Fotos: Divulgação.

Os trabalhos foram selecionados por continente e a SO+MA foi a vencedora do Desafio de Inovação Social da Acumen-Unilever em Plásticos na América Latina. Com os recursos, a empresa deverá adaptar o seu programa de vantagens para aplicação em escolas.

A brasileira SO+MA foi uma das três empresas vencedoras do Desafio de Inovação Social da Acumen-Unilever em Plásticos – Acumen-Unilever Social Innovation Challenge on Plastics –, ao lado da Plastics for Change (Índia) e da Regenize (África do Sul). Mais de 90 equipes em todo o mundo participaram do desafio, que tinha o objetivo de apoiar soluções únicas e de impacto para a gestão de resíduos plásticos que melhoram a vida das populações de baixa renda. Cada vencedor recebeu recursos de US$ 25 mil. Com este capital semente, a SO+MA poderá ampliar o seu Programa de Vantagens, adaptando-o para beneficiar escolas. Confira aqui os resultados da premiação.

Criado em 2015 pela publicitária e cientista social Claudia Pires, o Programa SO+MA Vantagens troca atitudes por recompensas: ao levar recicláveis, as pessoas acumulam pontos que são trocados por cursos, exames, alimentação básica, experiências e descontos em supermercado. Até julho deste ano, a SO+MA contabilizou 3.182 famílias participantes do programa e já encaminhou para reciclagem 193 mil quilos de resíduos que viraram pontos. Os participantes podem entregar os recicláveis nos locais de coleta, as Casas SO+MA, situadas nas cidades de São Paulo, Curitiba e Salvador. Os resíduos incluem, entre outros, plástico, metal, embalagem cartonada e alumínio.

Além de incentivar hábitos sustentáveis, o programa de fidelidade traz impacto social positivo para a população de baixa renda. Segundo Claudia, as famílias participantes já somam benefícios de R$ 65 mil. “Esse valor representa o que já foi economizado por essas famílias ao participarem do programa, ou seja, o quanto economizaram por não terem pago por benefícios como cursos de negócios, de inglês, corte e costura, cabeleireiro, ou pelo recebimento de descontos em serviços como clínicas laboratoriais, empresas de gás de cozinha e na compra de produtos de alimentação básica em supermercados”, explica Cláudia. Os resíduos recebidos são encaminhados a cooperativas parceiras, que cuidam da venda e ficam com a remuneração. Desta forma o ciclo se fecha beneficiando todos os envolvidos, inclusive o comércio local.


Após a premiação da Acumen-Unilever, o desafio será fazer o Programa SO+MA Vantagens acontecer nas escolas, a partir dos recursos recebidos.


 

“Ao nos inscrevermos no desafio global da Acumen-Unilever, apresentamos um projeto com o objetivo de adaptar o trabalho que já fazemos em escolas. O processo começou em março e ao longo de oito semanas, que incluíram inclusive workshops, fomos trabalhando a temática e recebendo orientações online sobre impacto, sobre como montar modelos de negócios e outros temas. Simultaneamente, fomos enviando informações sobre o nosso projeto. O trabalho foi se desenvolvendo a partir da nossa resposta aos desafios colocados por eles”, conta Claudia.

Os vencedores foram escolhidos por continente e a SO+MA foi a ganhadora pela América Latina. Agora, o desafio será fazer o programa acontecer nas escolas, a partir dos recursos recebidos. Claudia ainda não pode adiantar como isso será feito, mas logo virão novidades!

O reconhecimento, que deixou Claudia Pires “muito feliz”, vem se somar a uma trajetória de outras conquistas. Negócio de impacto social com processos de aceleração na Artemisia e no Quintessa, a SO+MA foi vencedora também da primeira edição do programa de aceleração BrazilLab, hub de inovação que acelera ideias e conecta empreendedores com o poder público.


“A desigualdade no Brasil é gigante e muita gente boa necessita de uma oportunidade para conseguir uma habilidade melhor, para empreender e para ter uma melhoria de vida.”

Claudia Pires, fundadora da SO+MA


 

O empenho de Claudia na SO+MA começou com uma grande vontade de contribuir para reduzir a desigualdade no Brasil e de ampliar oportunidades. “A desigualdade no Brasil é gigante e muita gente boa necessita de uma oportunidade para conseguir uma habilidade melhor, para empreender e para ter uma melhoria de vida. Eu tinha uma grande vontade de contribuir para melhorar as condições de oportunidades das pessoas mais vulneráveis do Brasil. De outro lado, há impactos ambientais que vivenciamos no dia a dia e que têm muito a ver com a atitude humana. Por isso a empresa chama SO+MA, ou seja, uma soma de atitudes e comportamentos que estimulam novos hábitos e que ampliam as escolhas e oportunidades do cidadão”, afirma Claudia.

“A distância entre o sonho e a realização chama-se atitude”

Na visão da SO+MA, a partir do momento em que as pessoas aprendem, elas mudam o seu comportamento. E o comportamento humano na questão da reciclagem poder levar a várias oportunidades, tanto para as pessoas que praticam esta atitude no seu dia a dia, quanto para outras pessoas. “Eu brinco que a distância entre o sonho e a realização chama-se atitude. A atitude das pessoas perante várias questões na vida é que pode transformar o sonho em realidade, em conquistas. No nosso caso, procuramos influenciar atitudes ligadas à reciclagem, ao meio ambiente, para que essas atitudes ajudem a transformar sonhos em conquistas. Hoje estamos estudando outros comportamentos”, destaca Claudia.

Descendente de uma família de imigrantes portugueses, ela acredita que teve oportunidades na vida. Publicitária pela ESPM e cientista social pela USP, com pós-graduação em Berkeley/USA, MBA em negócios no Insper e gestão de sustentabilidade na FGV, Claudia trabalhou durante 20 anos no mundo corporativo, liderando grandes marcas como Suvinil, Gatorade e Toddy, entre outras, e desenvolvendo estratégias de negócio. Foi responsável pela estruturação e implementação da área de sustentabilidade da PepsiCo no Brasil, assim como da fundação de seu Instituto no pais. Criou a Rede de Comercialização Zona Sul, hoje a maior rede de comercialização de resíduos sólidos de São Paulo gerenciada por cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

“Eu sou uma prova de que a minha atitude abraçada com oportunidade me deu condições de conhecer muitas coisas na vida. Por isso sabia que, por meio da atitude, a gente consegue ter melhorias na nossa trajetória. E a startup SO+MA nasceu disso”, diz Claudia, hoje totalmente dedicada à sua empresa.

Ponto de coleta da SO+MA: com atuação em São Paulo, Salvador e Curitiba, a SO+MA já encaminhou para reciclagem 193 mil quilos de resíduos que viraram pontos

Características da solução:

  • O cidadão entrega seus resíduos sólidos nas “Casas SO+MA” semi-triados. Eles são transformados em pontos e acumulados no programa de fidelidade.
  • Os pontos são trocados por diferentes tipos de recompensas (alimento, cursos de capacitação, serviços entre outros).
  • Todo material recebido é encaminhado para reciclagem por meio de cooperativas de catadores, que são capacitadas a gerenciar uma casa de maneira sustentável e com lucro.
  • Todo o processo é online e por meio do sistema SO+MA são rastreados todos os impactos positivos ambientais e sociais.
  • São produzidos relatórios gravimétricos e ambientais mensais, assim como de engajamento dos cidadãos e evolução das recompensas.

Interessado em participar? É fácil! Cadastre-se no aplicativo so+ma vantagens.