Rede de voluntários paranaense se mobiliza para enfrentar Covid-19 com soluções inovadoras

À frente da área de Inovação Social, Instituto Legado participa do esforço da Rede Quarentena Solidária. Objetivo é minimizar efeitos da pandemia do novo coronavírus. 

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social, de Curitiba (PR), juntou-se a um grupo de mais de 250 voluntários da Rede Quarentena Solidária com o objetivo de minimizar os efeitos da crise causada pelo novo coronavírus. A Rede conecta organizações e pessoas de diferentes áreas interessadas em contribuir de forma colaborativa. Um das frentes é o Inova contra o coronavírus, um chamamento para que empreendedores sociais, inovadores, negócios sociais, startups de impacto social e empreendedores cívicos desenvolvam soluções que possam contribuir para reduzir os graves efeitos da doença Covid-19. Em 72 horas, mais de 30 propostas foram cadastradas.

A área de inovação é coordenada pelo presidente do Instituto Legado, James Marins, e tem como proposta conectar soluções inovadoras com doadores capazes de prover condições para execução. No site inova.contracoronavirus.com.br é possível cadastrar ideias e soluções. Após o registro, as propostas passam por uma curadoria e encaminhamento a um subgrupo, onde poderão receber contribuições com recursos como tecnologia, logística, pessoas, rede, mídia e, inclusive, recursos financeiros de acordo com cada caso.  Por fim, os projetos seguem para execução.

O Comitê Curadoria tem selecionando e encaminhando diversas ações. Das 32 ideias inscritas, 43% foram consideradas aptas para execução; em 46% dos casos foram solicitadas mais informações e apenas em 3,1% das ideias foram julgadas inviáveis no momento. Para serem executadas, as ações propostas necessitam de voluntários, conexões e recursos financeiros.

Em execução

Algumas soluções já foram encaminhadas. É o caso da iniciativa da Academia Médica que necessita de recursos para oferecer um curso técnico de ventilação mecânica para casos graves de pacientes da Covid-19 internados em UTI. Nessa inicitaiva, o Instituto Legado contatou investidores sociais para que fizessem o aporte inicial que possibilitou a oferta do curso que que pode ajudar a salvar muitas vidas (www.academiamedica.com.br).

Ainda na área médica, a iniciativa promoveu a conexão entre o Portal SIM–Serviços de Inteligência Médica, que é uma plataforma de médicos voluntários que podem dar aconselhamento profissional via chat – com a Academia Médica, que tem mais de 140 mil profissionais, muitos dos quais poderão ser voluntários na iniciativa (www.portalmedsim.com.br).

A Bioeng, empresa de especializada em arquitetura hospitalar, criou metodologia para oferecer seus conhecimentos por meio eletrônico para reformar e adaptar unidades hospitalares; e duas startups estão oferecendo tecnologia de impressoras 3D para a construção de equipamentos para hospitais (www.bioengsaude.com.br).

A DDN-Tecnologia Têxtil está oferecendo a fabricação de máscaras de proteção elaboradas com tecido biodegradável e impregnadas com produto antibacteriano. Além disso, são laváveis e podem ser reutilizadas, reduzindo o impacto ambiental desse equipamento de proteção.

Há também iniciativas na área jurídica, para a construção de uma plataforma para acompanhamento de todas as mudanças legislativas referentes ao aoronavírus e também para facilitar a contratação à distância, inclusive com assinatura digital para que os usuários não deixem de realizar negócios.

No campo da alimentação, a Cooltivando criou um modelo de negócios para vender hortifrutigranjeiros diretamente em condomínios, evitando assim a aglomeração em feiras e mercados (www.cooltivando.com.br). Essas iniciativas estão em diferentes estágios de desenvolvimento e serão lançadas ao longo dos próximos dias.

A Rede Quarentena Solidária reúne esforços da comunidade paranaense e realiza ações, estabelece discussões e trocas por meio digital, por meio das redes sociais e de uma plataforma na qual os participantes podem publicar conteúdos informativos, educativos e analíticos sobre o atual cenário de pandemia. O objetivo da rede é mobilizar todo o tipo de recursos para contribuir com as famílias carentes, com o esforço público e com os hospitais para reduzir o impacto da pandemia. Saiba mais: https://contracoronavirus.com.br/. Para participar da Rede de Mobilização: https://chat.whatsapp.com/GaEqGdjBw4oJLVSvbQqWyV