Os 15 finalistas do Programa Hangar 001

Iniciativa do Quintessa, Pipe.Social e Civi-Co, o programa tem o objetivo de impulsionar negócios de impacto para a validação de um modelo de negócio que seja escalável, lucrativo e que gere impacto socioambiental relevante

Um comitê de seleção formado por Quintessa, Pipe.Social e Civi-Co, responsáveis pela iniciativa, escolheu os 15 negócios finalistas do Programa Hangar 001, que tem o objetivo de impulsionar negócios de impacto para a validação de um modelo de negócio que seja escalável, lucrativo e que gere impacto socioambiental relevante. O Hangar 001 recebeu 78 inscrições e os finalistas passarão agora por um programa de três meses e meio com a metodologia do Quintessa. O nome Hangar remete a um espaço no qual ideias serão construídas para que possam decolar.

Os negócios selecionados foram: Agregado Ecológico, Amnie Cosméticos, Be Cause, Biblioteca Acessível, Co-Criança, Coletivo da Saúde Mental, Connecting Food, Eu sou Reversa, Os Leguminhos, Papel de Menino, Pode Perguntar, Recikle, Roupateca, Studio Lobo Guará e Web para Todos.

O Programa Hangar surgiu da vivência das três organizações, que percebiam a dificuldade dos empreendedores em superar a etapa de validação e em avançar para dar tração a seus negócios de impacto, ou seja, ir a mercado, definir seu segmento de clientes, testar seu MVP (Minimum Viable Product – produto mínimo viável) e realizar pitch para potenciais investidores.

O programa será desenvolvido entre 12 de novembro e 26 de março de 2019, e inclui participação dos empreendedores em workshops com a metodologia Quintessa – para validação de modelos de negócio –, rodada de mentoria, encontros individuais para orientação personalizada, acesso à rede de relacionamentos Hangar, mentoria com a BNZ Advogados e desconto para acessar áreas do Civi-Co.

Para estimular o networking e compartilhamento das experiências, os empreendedores contam também com a Confraria Hangar que permite, em meio a um happy hour animado, a conexão com executivos de destaque no mercado e empreendedores experientes. No Demoday, está prevista a apresentação/pitch dos negócios para potenciais investidores (focados em venture capital e investimentos de impacto),

Os selecionados, de acordo com o regulamento, oferecem soluções que atendem à definição de negócio de impacto – empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável – e que estão em fase de validação ou refinamento do seu modelo de negócio. Outra condição é que o propósito do negócio estivesse alinhado a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pela ONU para o desenvolvimento sustentável do planeta.