Oikocredit investe na Avante para apoiar um milhão de microempreendedores até 2021

Divulgação

A investidora de impacto social Oikocredit acaba de adquirir uma participação na Avante, fintech brasileira que oferece serviços financeiros para microempreendedores na base da pirâmide. A FiinLab (Grupo Gentera) e a primeira vencedora, Vox Capital, também participaram desta rodada de investimentos da Série C. Os fundos arrecadados serão investidos na expansão das capacidades de crescimento da Avante – com foco em tecnologia e dados – em apoio à meta da empresa de alcançar um milhão de microempreendedores até 2021.

A Avante atualmente oferece microcrédito e ponto de venda móvel (mPOS) para microempreendedores de 1.100 cidades em todo o Brasil. Outros serviços, incluindo serviços bancários digitais, estão no roteiro da Avante. Até hoje, a empresa emprestou R$ 207 milhões (€ 43 milhões) para 65 mil microempreendedores e continua a se expandir. A Avante está atualmente ampliando seu produto mPOS no aplicativo, lançado no início de 2018.

Bernardo Bonjean, José Mario Ambrósio e Davi Viana fundaram a Avante em 2012 como uma solução disruptiva baseada no conceito de one-stop-shop para proprietários de microempresas. Com sede em São Paulo, a Avante emprega 200 pessoas e possui seu próprio laboratório de inovação em Tel-Aviv.

“A Avante sempre priorizou investidores com profundo conhecimento em áreas de especialização que são estratégicas para os nossos negócios. Do impacto à banca, passando pelo microfinanciamento, atraímos faixas-pretas em cada campo, construindo um ecossistema forte para ajudar a Avante a florescer. A visão da Oikocredit de impulsionar o impacto social por meio da inovação não poderia estar mais sintonizada com o que a Avante quer realizar nos próximos anos ”, diz Bonjean, CEO da Avante.

“Estamos entusiasmados com o potencial da Avante de capacitar as pessoas na base da pirâmide, atendendo a microempresários com uma solução digital inovadora. A Oikocredit vê a Avante como parceira perfeita para o crescente portfólio de fintechs dentro da nossa rede de mais de 500 parceiros no setor de inclusão financeira. Segmentar o impacto social é fundamental para o trabalho da Oikocredit, e estamos muito satisfeitos por termos encontrado uma missão social compartilhada com a Avante”, afirma Valeria Gelsi, diretora de investimento em ações da Oikocredit, responsável pela decisão.

Para a Oikocredit, o potencial do mercado servido pela Avante é enorme. Embora progressos importantes tenham sido feitos para reduzir a pobreza e aumentar a distribuição de renda, a desigualdade social no Brasil continua sendo uma das mais altas do mundo.

Avante

A Avante capacita microempreendedores por meio do fornecimento de tecnologias financeiras que simplificam seu dia a dia. A empresa é apaixonada por esse propósito e tem como objetivo ser a provedora líder de soluções financeiras para microempresas brasileiras, oferecendo um serviço respeitoso, ágil e personalizado. Com 33.000 clientes em 1.100 cidades brasileiras atualmente, a Avante fornece soluções de microcrédito e mPOS para microempresários. Desde 2015 a empresa foi reconhecida entre as Melhores Empresas do Mundo pela B-Lab. Em 2017, recebeu o prêmio GSC 3S de Impacto Social via Inovação Tecnológica. Mais recentemente, em 2018, foi selecionada pelo Fórum Econômico Mundial e pela IFC como uma das 50 startups latinoamericanas que moldam o futuro da região.

Oikocredit

Investidora de impacto social e cooperativa mundial, a Oikocredit tem mais de 40 anos de experiência no financiamento de organizações ativas em inclusão financeira, agricultura e energia renovável. Os empréstimos, investimentos de capital e capacitação da Oikocredit visam permitir que pessoas com baixos rendimentos na África, Ásia e América Latina melhorem de forma sustentável seus padrões de vida. A Oikocredit financia mais de 700 parceiros em mais de 70 países, com um capital total de 980 milhões de euros (em 30 de junho de 2018).