Livox é premiada pelo MIT Solve 2018 e passa a integrar o Teachers & Educators Solvers

Carlos Edmar Pereira, CEO da Livox, durante apresentação ao MIT Solve 2018 no final de setembro, em Nova York (foto MIT Solve)

O aplicativo de comunicação alternativa Livox foi um dos oito selecionados entre mais de 400 soluções apresentadas por inovadores de 80 países

A Livox, empresa que desenvolve tecnologias assistivas e utiliza metodologias para que pessoas com deficiência e transtornos de aprendizagem possam se comunicar e aprender, foi premiada em três categorias pelo MIT Solve 2018, iniciativa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que busca acelerar soluções de empresários de tecnologia para resolver os problemas mais urgentes do mundo. Mais de 1.150 candidatos de 110 países submeteram as suas soluções ao processo de seleção. As soluções premiadas, anunciadas no dia 23 de setembro em Nova York (EUA), serão acompanhadas pelo MIT nos próximos cinco anos.

A empresa foi selecionada pelo seu aplicativo de comunicação alternativa Livox – Liberdade em Voz Alta, software de comunicação mundialmente premiado desenvolvido no sistema Android para tablet para auxiliar no desenvolvimento da comunicação e no processo de aprendizagem. É a única tecnologia no mundo que possui recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina desenvolvidos como tecnologia de acessibilidade. “Nos orgulhamos do reconhecimento do MIT. Esta premiação credencia o LIVOX a fazer parte da rede MIT SOLVE com pessoas que estão resolvendo diversos tipos de problemas, e que será acompanhada agora pelo MIT e seus parceiros”, afirma Carlos Edmar Pereira, criador do aplicativo e CEO da empresa. A Livox foi premiada em três categorias: Teachers & Educators Solvers, The Artificial Intelligence for the Betterment of Humanity e The General Motors Prize for Advanced Technologies.

Na categoria Teachers & Educators Solve partiparam mais de 400 inovadores de cerca de 80 países e, entre 15 finalistas, apenas 8 foram selecionados e passam a fazer parte da Teachers & Educators Social Class: Century Tech, Education Modified, Eneza, Livox, Moringa School, Practical Education Network, StoryWeaver e TalkingPoints.

A Teachers & Educators Solve busca a valorização e a promoção de conhecimento e habilidades para professores, educadores e alunos, a partir do apoio a iniciativas que contribuam para que educadores possam fornecer experiências de aprendizado acessíveis, personalizadas e criativas para todos. Segundo o MIT, apesar da importância de educadores e professores, esses profissionais em geral “recebem pouco apoio e são subestimados e  inadequadamente treinados”.

Além disso, dados da UNESCO indicam que “a demanda por professores nos países em desenvolvimento dobrará até 2030, exigindo um adicional de 69 milhões de novos educadores globalmente”. É por esta razão que a edição 2018 do Teachers & Educators Challenge do MIT Solve lançou o desafio global com a pergunta: “Como professores e educadores podem fornecer experiências de aprendizado acessíveis, personalizadas e criativas para todos?”. As soluções enviadas variaram de plataformas de troca de conhecimento que permitem que alunos, professores e pais se comuniquem melhor e compartilhem recursos, a programas e aplicativos que acompanham o aprendizado dos alunos e permitem aos educadores monitorar melhor a melhoria dos resultados da aprendizagem.

Considerando todas as categorias, o MIT Solve 2018 selecionou 33 novos Solver Teams, com o objetivo de trazer soluções inovadoras para desafios globais. Recursos de US$ 3,5 milhões serão destinados às equipes, para que tenham acesso a mentores e especialistas que irão investir nas soluções e ajudar os empreendedores a ganhar escala.

“Melhor software de inclusão social do mundo”

A primeira versão do LIVOX saiu em 2011 com uso restrito a algumas pessoas para aprimoramento da tecnologia. De 2011 a 2012, a tecnologia foi aperfeiçoada e centenas de pessoas passaram a utilizar o LIVOX em todo o Brasil. O Livox tem uma base hoje de mais de 22 mil usuários no Brasil, com forte expansão em outros países. A estruturação do programa foi pensada em uma plataforma para multi-idiomas, o que faz com que seja muito bem aceito em países com idiomas como alemão, francês, espanhol, inglês, árabe e português.

O Livox possui algoritmos para distúrbios motores, cognitivos e visuais. É diferente para cada pessoa de acordo com o tipo e grau de sua deficiência – pessoas que não sabem ler, que não enxergam ou que não entendem conceitos abstratos, por exemplo. O aplicativo já conquistou muitos prêmios: Melhor Software de Inclusão Social do Mundo (ONU); Solução com Maior Impacto Social (BID); Melhor Aplicação da Categoria Educação (World Cup Tech Challenge, Vale do Silício); Empreendedor Social – Folha de São Paulo; e Prêmio Inspiradores – Caldeirão do Huck, entre outros.

Em 2017, uma nova versão do Livox foi lançada em colaboração com o Google. Essa nova versão tem Machine Learning e é sensível ao contexto de hora e local. Isso signica que o Livox “aprende” com cada usuário e mostra automaticamente o que a pessoa tem a maior probabilidade de dizer de acordo com a hora e local. Quando é noite, por exemplo, o Livox mostra automaticamente itens como “eu quero dormir”, “por favor, escove meus dentes” ou “cadê meu beijo de boa noite?”.

Com base na capacidade de aprendizado de máquina, o Livox contará também com Processamento Natural de Linguagem, o que significa que o software irá “ouvir” a conversa do ambiente e trazer os itens de acordo com a conversa. A cada novo avanço, a Livox consolida um lema que adota para nortear o seu trabalho: “Para as pessoas, as tecnologias tornam as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, as tecnologias tornam as coisas possíveis!

A meta da Livox é fortalecer e concretizar a presença mundial nos próximos cinco anos, levando tecnologias assistivas a todos os lugares onde ela for necessária, mudando vidas e dando oportunidades de igualdade, educação, independência, dignidade e inclusão a todas as pessoas.