Investimentos de impacto no mundo chegam a US$ 239 bilhões, metade dos ativos de impacto sob gestão

Relatório apresenta novos dados sobre a atividade do mercado, tendências atuais e os principais desenvolvimentos e desafios enfrentados pelo setor de investimento de impacto

A Rede Global de Investimento de Impacto (GIIN, na sigla em inglês) publicou na semana passada, em Nova York, a nona edição de sua Pesquisa Anual de Investidores de Impacto (2019 Annual Impact Investor Survey), a visão mais abrangente do atual mercado global de investimentos de impacto.

Com base em dados e insights de 266 dos principais investidores de impacto do mundo, o relatório de 2019 fornece uma análise aprofundada da atividade e das tendências do mercado, abordando tópicos como: desafios da indústria; medição e gestão de impacto; desempenho financeiro e impacto; indicadores de crescimento de mercado; e alocações de capital por setor, geografia e instrumento. O relatório deste ano também fornece novos dados sobre os principais aspectos do mercado, incluindo recursos humanos; diversidade, equidade e inclusão; e o papel do governo e da política.

Desafios globais: desigualdade e mudanças climáticas

Segundo Amit Bouri, CEO e co-fundador da GIIN, “desafios globais como a desigualdade firmemente enraizada e as mudanças climáticas exigem ação em grande escala e urgente, e os investidores de impacto estão intensificando sua ação para ajudar a impulsionar o progresso positivo. Eles são responsáveis ​​por considerações que durante muito tempo foram ignoradas no setor financeiro – o impacto de investimentos e negócios nas pessoas e no planeta.”

“Nossa pesquisa” – continuou Bouri – “mostra que o crescimento do investimento de impacto foi em grande parte impulsionado pela demanda de clientes, o que demonstra o poderoso potencial das pessoas para influenciar mudanças positivas no sistema financeiro.”

Resultados da pesquisa

Sapna Shah, diretora-geral da GIIN, disse que “a Pesquisa Anual de Investidores de Impacto deste ano mostra que nossa indústria está cada vez mais sofisticada. Estamos começando a superar os desafios que costumavam interromper as conversações antes que elas começassem, como a percepção errônea de que as compensações financeiras são necessárias em todas as estratégias de investimento de impacto. Um total de um terço dos entrevistados está motivado a fazer investimentos de impacto por causa do seu potencial de retorno financeiro – e não apesar deles. Isso mostra que os investidores veem cada vez mais o alinhamento entre os objetivos de negócios e o impacto transformador”.

Algumas das principais conclusões do relatório da pesquisa deste ano incluem:

  1. O setor de investimento de impacto é diversificado. Os entrevistados representam uma variedade de tipos de investidores, incluindo gestores de fundos, fundações, bancos, instituições financeiras de desenvolvimento, familiy offices, fundos de pensão e outros. A maioria dos investidores está sediada em mercados desenvolvidos; os ativos são alocados globalmente, com cerca de metade investidos em mercados emergentes. Os entrevistados também alocam uma variedade de setores, com a maior parcela destinada a energia (15%), microfinanciamento (13%) e outros serviços financeiros (11%).
  2. O mercado de investimento de impacto continua a crescer e amadurecer. Coletivamente, os entrevistados administram US$ 239 bilhões em ativos de investimento de impacto (quase metade do mercado de investimento de impacto total, mensurado por ativos sob gestão). Um subconjunto de 80 investidores que contribuíram para a Pesquisa Anual, tanto há quatro anos quanto neste ano, aumentou seus ativos a uma taxa de crescimento anual composta de quase 17% – um sinal de que o mercado não está apenas crescendo pela entrada de novos investidores, mas também devido ao aumento de ativos sob gestão daqueles que já estão no mercado.
  3. A medição e o gerenciamento de impacto (IMM, na sigla em inglês) são centrais para as metas e práticas dos investidores. Os entrevistados quase que universalmente medem e gerenciam seu impacto, geralmente usando uma combinação de informações qualitativas, métricas proprietárias e métricas alinhadas ao IRIS ou outras estruturas padrão. Mais de 60% dos investidores acompanham o desempenho de seus investimentos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, motivados pelo desejo de se integrar a uma agenda de desenvolvimento global.
  4. Os investidores de impacto relatam o desempenho de acordo com as expectativas financeiras e de impacto. Uma clara maioria dos entrevistados indicou que seus investimentos atendem ou superam suas expectativas de impacto (98%) e financeiro (91%). Os respondentes também relataram ter retornos brutos médios desde o início. A distribuição dos dados sobre retornos sugere que a seleção de fundos e investimentos é fundamental.
  5. Investidores de impacto indicam um forte compromisso com o desenvolvimento do setor. Os investidores reconhecem amplamente seu papel em contribuir para os esforços mais amplos de desenvolvimento de campo e desenvolvimento da indústria. Por exemplo, mais de 80% dos entrevistados indicaram contribuir para as várias ações recomendadas no Roteiro da GIIN para o futuro do investimento de impacto. Os entrevistados também veem a indústria de investimentos de impacto como tendo um papel fundamental na condução de mudanças mais amplas na prática de investimento, mudando a mentalidade sobre o propósito fundamental das finanças na sociedade e promovendo diversidade, equidade e inclusão através de suas políticas e práticas.

Este relatório tornou-se possível graças ao apoio do povo americano através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O conteúdo deste relatório é de responsabilidade exclusiva da Global Impact Investing Network (GIIN) e não reflete necessariamente as opiniões da USAID ou do governo dos Estados Unidos.

Sobre a GIIN

A Rede Global de Investimento de Impacto (GIIN) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a aumentar a escala e a eficácia do investimento de impacto em todo o mundo. Os investimentos de impacto são feitos em empresas, organizações e fundos com a intenção de gerar impacto social e ambiental, juntamente com um retorno financeiro. Investimentos de impacto podem ser feitos tanto em mercados emergentes quanto desenvolvidos, e têm como meta uma série de retornos de abaixo do mercado para a taxa de mercado, dependendo das circunstâncias. A GIIN constrói infraestrutura crítica e apoia atividades, educação e pesquisa que ajudam a acelerar o desenvolvimento de uma indústria coerente de investimento de impacto. Para mais informações, www.thegiin.org.

Baixe a íntegra do relatório em inglês aqui