Iniciativas para mitigar efeitos da Covid-19 continuam a crescer

DreamstimeFree

Com o propósito de mitigar os problemas criados pela pandemia do coronavírus nas grandes cidades brasileiras, ajudar o sistema de saúde e os pequenos empreendedores, vários atores do ecossistema de finanças e negócios de impacto socioambiental têm desenvolvido uma série de iniciativas, mobilizado recursos de fundos, investidores e mentores.

Nesta segunda reportagem sobre essa movimentação, o portal Notícias de Impacto relaciona algumas dessas iniciativas em duas frentes: mostra como os negócios de impacto têm contribuído com toda a sociedade para atenuar os efeitos da Covid-19 e, por outro lado, destaca iniciativas do ecossistema em geral no sentido de ajudar os empreendedores de impacto a superar os desafios do momento.

Quintessa

Para o Quintessa, organização que busca transformar a realidade do país por meio de negócios de impacto, as iniciativas empreendedoras também estão demonstrando papel importante para minimizar o impacto da crise do coronavírus, somando esforços com as ações do governo, dos profissionais de saúde e ações coletivas da população. O Quintessa acredita que as empresas podem e devem ser parte da solução dos desafios sociais e ambientais.

Os negócios de impacto da rede do Quintessa e startups do ecossistema brasileiro estão promovendo ações nas áreas de saúde, educação, informação e bem-estar para ajudar a população nesse período de prevenção e isolamento.

Veja a seguir, as ações de startups de impacto da rede do Quintessa que podem ajudar.

SAÚDE

TNH Health

Assistente virtual dentro da plataforma Vitalk, que tira dúvidas comuns sobre a Covid-19, checa sintomas para dar orientações ao vivo e dá apoio emocional. No aplicativo Vitalk, além de todo o conteúdo para cuidar da saúde mental foram adicionados conteúdos focados em isolamento social e os impactos da Covid-19 na saúde emocional.

Para mais informações, acesse aqui.

Universaúde

Telessaúde aberto para tirar dúvidas sobre a Covid-19. A ferramenta está à disposição 24 horas todos até o dia 12 de maio através do canal no Youtube, das 20h57 às 21h30, abordando 7 temas da área da Saúde para gestores e profissionais de saúde.

Para mais informações, acesse aqui

Caren.App

Teste gratuito de auto avaliação para os sintomas da Covid-19.

Para mais informações, acesse aqui.

Fleximedical

Desenvolvimento de unidades móveis e portáteis  (containers, carretas, ônibus, vans) para suprir a falta de leitos de internação, leitos de isolamento,  UTI e exames que fazem parte do protocolo de tratamento do Coronavírus, como tomografia.

Para mais informações, acesse aqui.

Telavita

A plataforma oferece atendimento de psicoterapia online com profissionais qualificados para cuidar da saúde mental e emocional ao público geral e a empresas interessadas em oferecer esse benefício aos seus colaboradores.

Para mais informações, acesse aqui.

Dandelin

Disponibiliza um filtro no app para encontrar médicos aptos a atender casos de Covid-19 e oferece consultas gratuitas para pessoas no grupo de risco. Além disso estão distribuindo gratuitamente álcool em gel, máscaras, luvas e cartilhas de como se comportar para ajudar a conter a contaminação. São 3.000 horários disponíveis exclusivamente para casos de Covid-19.

Para mais informações, acesse aqui

Dr. Sintomas

Autoavaliação gratuita baseada nos protocolos da OMS para a Covid-19. Também pode ser utilizada como triagem digital por governos e empresas privadas.

Para mais informações, acesse aqui.

Labi Exames

Até o fim de março, testes gratuitos para identificar a Covid-19 nos pacientes acima de 80 anos. Quem estiver apresentando os sintomas do Coronavírus, pode preencher um questionário e anexar o pedido médico para agendar o serviço de coleta em casa do Labi sem custos. Os exames são restritos à área de cobertura e limitados à capacidade de atendimento.

Para mais informações, acesse aqui.

VidaClass

Consultas online por 30 dias para avaliar sintomas do coronavírus.

Para mais informações, acesse aqui.

SaveLivez

Desenvolvimento da Livia.bot, uma assistente virtual que ajuda nas dúvidas sobre a Covid-19 e também sobre os requisitos para a doação de sangue de forma online e gratuita.

Para mais informações, acesse aqui.

Oli

Plataforma de planos e gestão de saúde que está disponibilizando seu checkup digital e plataforma de atendimento médico 24 horas sem custo pelo período de 15 dias.

Para mais informações, acesse aqui.

EDUCAÇÃO

A Taba

Maratona de histórias, rodas de leitura on-line e contações de histórias gratuitas para crianças, além de disponibilizar dicas de atividades e oferta de materiais gratuitos para as famílias.

Para mais informações, acesse aqui.

Stoodi 

Videoaulas de preparação para o vestibular disponíveis gratuitamente no aplicativo.  A ação tem duração inicial de 30 dias, podendo ser prorrogada caso a suspensão das aulas em escolas do país permaneça por mais tempo.

Para mais informações, acesse aqui

Reconectta

Conteúdo com inúmeras possibilidades de atividades e materiais de educação e sustentabilidade para pais, filhos e educadores no período que estão em casa.

Para mais informações, acesse aqui.

Jornal Joca 

  1. Abertura de todos os conteúdos sobre coronavírus no site:
  • Edição 145 da versão impressa em PDF
  • Informações atualizadas
  • Matérias e reportagens
  • Podcasts para educadores e para jovens
  • Atividades para as escolas aplicarem à distância

Para mais informações, acesse aqui.

  1. Webinar gratuito para educadores | Em tempos de coronavírus: como usar o jornalismo em atividades à distância.

Para mais informações, acesse aqui

 Já Entendi

Disponibiliza por 6 meses de forma gratuita o curso preparatório para o ENEM. Após fazer o cadastro, é necessário solicitar a liberação para jaentendi@jaentendi.com.br.

Para mais informações, acesse aqui.

ChatClass

Plataforma de aprendizado de inglês via Whatsapp e aulas ao vivo disponíveis gratuitamente até 17 de Abril.

Para mais informações, acesse aqui.

ForEducation Edtech

Guia de boas práticas para aulas online, incluindo ferramentas e orientação pedagógica.

Para mais informações, acesse aqui.

BEM-ESTAR

Pé de Feijão

Programa de assessoria remota para apoiar as pessoas a se organizarem no homeoffice para comer em casa. Planejamento alimentar online via lives, pílulas de conteúdo, apostilas e com um canal no WhatsApp para tirar dúvidas sobre alimentação.

Para mais informações, acesse aqui.

 Mais Vívida

Está disponível de forma gratuita a operação da startup, que recruta jovens para apoiar idosos em diferentes atividades, como compras de remédios e suprimentos, auxílio tecnológico remoto e contato por videochamadas para combater o isolamento.

Para mais informações, acesse aqui.

INFORMAÇÃO

Hand Talk

Disponibiliza de forma gratuita para site de notícias o plugin para tradução de texto em Libras, para tornar a informação acessível para surdos.

Para mais informações, acesse aqui.

FINANCIAMENTO

Firgun

A Firgun, o Empreende Aí e o Impact Hub criaram o Fundo de Urgência COVID-19. O objetivo é apoiar empreendedores das periferias, que estão com a sobrevivência de seus negócios em risco.

Para mais informações, acesse aqui.

Fundação Tide Setubal e Benfeitoria

Diante do avanço do coronavírus e da grave situação nas periferias urbanas brasileiras, o fundo Matchfunding Enfrente decidiu mudar, tornar-se mais ágil, com o objetivo de fortelecer iniciativas locais de enfrentamento dos efeitos da pandemia nos espaços periféricos. A chamada contínua passa a selecionar toda semana projetos de financiamento coletivo das periferias brasileiras.

Criado em 2019 pela Fundação Tide Setubal e pela Benfeitoria, o Matchfunding Enfrente ampliou o número de parceiros, conta com recursos no valor R$ 3,6 milhões e continua aberto à participação de investidores sociais.

Segundo o texto do edital colaborativo, “valem iniciativas de conscientização, cuidados com a saúde (física e emocional), distribuição de donativos e suporte a micros e pequenos empreendedores”. Outra mudança importante é que as propostas selecionadas, além de receber consultoria da Benfeitoria, terão agora suas arrecadações triplicadas pelo fundo colaborativo, até atingirem R$ 30 mil.

Quem for da periferia e tiver uma iniciativa pode acessar este link para tomar conhecimento das mudanças da chamada e enviar sua proposta, mas é importante ler antes as condições do edital. Para os investidores que desejarem participar do fundo com o propósito de “fortalecer o apoio às periferias neste grave momento”, é só entrar em contato pelo link acima.

Acesse este link para conhecer as iniciativas da Benfeitoria durante a pandemia do coronavirus.

SITAWI

Empreender é desafiador e, em tempos de crise, tudo se torna ainda mais complexo. Leonardo Letelier, CEO da SITAWI, participou da Live da Pipe.Social e conversou sobre medidas emergenciais que podem ser realizadas neste momento de crise e incerteza econômica. Para assistir, acesse aqui. Depois de apresentar a organização, Letelier discorreu sobre caixa, custos e equipes, o que reduzir ou cortar e as oportunidades que surgem em meio à crise como a que vivemos.

Em outra frente de apoio, a SITAWI assumiu a gestão financeira do Fundo Emergencial para a Saúde-Coronavírus Brasil com o objetivo de mitigar o impacto negativo da pandemia no Brasil. A meta é angariar doações para mobilizar a população e fortalecer o sistema público de saúde brasileiro.

O movimento contribui para entidades que estão na linha de frente do combate à pandemia, como a Fiocruz, o Hospital das Clínicas de São Paulo, a Santa Casa de São Paulo e a Comunitas. A iniciativa é do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, do Movimento Bem Maior e da BSocial, em parceria com a SITAWI, responsável pela gestão financeira.

Apoiehttps://lnkd.in/d7Gk9bQ

Atendimento ADE Sampa

A Covid-19 causa um momento delicado para a economia e os pequenos negócios são os primeiros a serem impactados. Sempre ao lado dos empreendedores, a ADE Sampa (http://adesampa.com.br/) – Agência São Paulo de Desenvolvimento – criou um serviço de atendimento on-line durante este período emergencial

As orientações são fornecidas por telefone, WhatsApp e email. O empreendedor poderá pedir informações sobre formalização do MEI – Microempreendedor Individual, emissão de documentos, entre outros serviços. Basta entrar em contato com o Agente responsável pela região, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e tirar todas as dúvidas sem sair de casa!

Além disso, em suas páginas no Instagram e no Facebook, a ADE Sampa vem colocando inserções, dicas e avisos, e incentivando boas práticas:

  1. Pequenos negócios locais contribuem para a geração de empregos e renda do seu bairro. Muitos destes empreendedores são responsáveis pelo primeiro emprego formal de uma pessoa. Valorize o empreendedor que te conhece pelo nome, que conhece suas necessidades e entrega um atendimento customizado, esse laço cria uma melhor experiência de compra!
  2. Invista em entregas!
    Crie canais de venda remota e entregas (delivery).
  3. Crie opções de atendimento remoto, plataformas online de vendas e redes sociais para contato e atendimento dos clientes.
  4. Avalie seus custos e gastos! Aproveite este momento para avaliar custos e serviços, corte o que não é necessário, fracione suas compras para não ter gastos e produtos excessivos e negocie com seus fornecedores.
  5. Mantenha sempre a qualidade de seus produtos e atendimento.
  6. Faça home office!
    Caso seja possível, utilize ferramentas virtuais para trabalhar e fazer reuniões. Aproveite para liberar funcionários que estão com férias próximas de vencer.
  7. Atenção empreendedor@s!
  8. Saiu nova Resolução do Simples Nacional sobre a Covid-19. Os tributosfederais das empresas MEI e do Simples Nacional, com vencimentos nos meses de abril até junho, serão prorrogados para outubro, novembro e dezembro. Para saber mais, acesse aqui.