GIIN estima o mercado global de investimentos de impacto em 502 bilhões de dólares

Pesquisa e análise aprofundada respondem à demanda por dados que mostrem a dimensão do segmento

A Global Impact Investing Network (Rede Global de Investimento de Impacto – GIIN, na sigla em inglês) divulgou esta semana em Nova York o relatório Sizing the Impact Investing Market, que estima o mercado global de investimentos de impacto em US$ 502 bilhões. O relatório é fruto de pesquisa que faz uma análise aprofundada sobre a dimensão atual e composição desse mercado.

Embora o investimento de impacto tenha se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, com muitas grandes empresas financeiras construindo práticas de investimento desse tipo, é difícil fazer uma estimativa precisa do tamanho do mercado, em razão da falta de dados disponíveis e da rápida evolução do setor.

Considerado o estudo mais abrangente até o momento, o relatório Sizing the Impact Investing Market baseia-se no agrupamento de dados dos ativos financeiros sob gestão de mais de 1.300 investidores de impacto em todo o mundo, entre eles gestores de ativos, fundações, bancos, instituições financeiras de desenvolvimento, family offices, fundos de pensão, seguradoras e outros.

“À medida que o setor de investimento de impacto se desenvolve, é fundamental que ampliemos ainda mais nossa compreensão dos contornos do mercado – e um dos pontos de dados mais importantes e fundamentais sobre qualquer setor é seu tamanho atual”, disse o CEO e cofundador da GIIN, Amit Bouri. “Esta pesquisa nos dá uma visão sobre o estado atual do mercado, e também levará a conversas mais detalhadas sobre o seu potencial futuro.”

A pesquisa de dimensionamento de mercado não apenas estabelece um entendimento fundamental da escala atual do mercado, mas serve como um primeiro passo em uma iniciativa GIIN para garantir que o mercado de investimentos de impacto continue a crescer com integridade.

A publicação deste relatório leva ao lançamento de dois trabalhos considerados críticos para a infraestrutura do setor de investimento de impacto, elaborados para manter a integridade da prática. No dia 3 de abril, a GIIN lançou o primeiro desses trabalhos – Características Principais do Investimento de Impacto (Core characteristics of Impact Investment), que delineia os elementos que definem o investimento de impacto e o distingue de outras abordagens complementares de investimento. O outro, que será lançado em junho, é o IRIS +, um sistema abrangente baseado em métricas para medição e gerenciamento de impacto, que permite comparações de dados em um portfólio de investimento de impacto.

“Os resultados do estudo Sizing the Impact Investing Market ressaltam a dinâmica do investimento de impacto, mas também a necessidade de crescimento contínuo em todo o cenário de investimento responsável, se quisermos enfrentar desafios globais como os descritos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma Bouri. “À medida que a indústria cresce, precisamos ter certeza de que ela é dimensionada com integridade – garantindo que boas intenções se traduzam em resultados reais de impacto.”

Acesse aqui a íntegra do relatório.

Rede Global de Investimento de Impacto  A Rede Global de Investimento de Impacto (GIIN) é a campeã mundial de investimento de impacto, dedicada a aumentar a escala e a eficácia do investimento de impacto em todo o mundo. Investimentos de impacto são investimentos feitos em empresas, organizações e fundos com a intenção de gerar impacto social e ambiental, juntamente com um retorno financeiro. Os investimentos de impacto podem ser feitos em mercados emergentes e desenvolvidos e têm como alvo uma série de retornos de abaixo do mercado para a taxa de mercado, dependendo dos objetivos dos investidores. A GIIN constrói infraestrutura crítica e suporta atividades, educação e pesquisa que ajudam a acelerar o desenvolvimento de uma indústria coerente de investimento de impacto. Para mais informações, visite www.thegiin.org.