GIIN divulga 2ª pesquisa sobre mensuração e gerenciamento de impacto no mundo

Investidores tornam-se cada vez mais sofisticados na mensuração e gestão de impacto, apesar dos desafios

A medição e o gerenciamento de impacto não são mais opcionais — agora são um requisito para todos os investidores de impacto com credibilidade. Esse é o tom da segunda edição da pesquisa The State of Impact Measurement and Management Practice, realizada pela Rede Global de Investimento de Impacto (GIIN). O texto mostra o aumento da sofisticação e maturação das práticas de IMM (sigla em inglês de impact measurement and management) desde o lançamento da primeira edição, em 2017.

A nova pesquisa procura esclarecer uma das principais características distintivas do investimento de impacto, a mensuração e gerenciamento de impacto, e captura insights sobre as práticas e motivações dos investidores nessa área, bem como suas perspectivas no mercado. O relatório também destaca o progresso do setor em práticas rigorosas de IMM, identifica os desafios remanescentes e enfatiza o importante papel do IMM na obtenção de resultados de impacto. Para atender à demanda do setor por insights sobre resultados de impacto, a pesquisa de desempenho de impacto da GIIN está se expandindo para dois novos setores, Agricultura e Inclusão Financeira. Quem tem investimentos de impacto nesses setores, e está interessado em participar, pode entrar em contato com research@thegiin.org.

A pesquisa global da GIIN se aprofunda na maneira como os investidores descrevem seus objetivos e motivações, estratégias para entender e melhorar seu impacto, processos para responsabilizar a si mesmos e a seus investidos, e outros elementos de suas práticas de IMM. Com base em dados de 278 investidores de impacto — incluindo 109 respondentes de dois anos —, o relatório fornece a visão mais abrangente sobre como os investidores de impacto avaliam seu impacto social e ambiental e as tendências que moldaram as práticas de IMM nos últimos dois anos.

Segundo a pesquisa, os investidores de impacto concordam universalmente que o IMM é imperativo e estão cada vez mais focados em gerar melhores resultados de impacto. Acesse aqui a íntegra do relatório em inglês.


Mensagem de Amit Bouri

cofundador e CEO da Rede Gobal de Investimento de Impacto (GIIN), na apresentação da pesquisa.

Caro leitor,

O relógio está avançando em nossa corrida contra o tempo. Este ano marca o quinto aniversário da adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e do Acordo Climático de Paris. Até agora, nosso progresso foi insuficiente: algumas das principais métricas do desenvolvimento global pioraram e nenhum país desenvolvido está no caminho certo para cumprir seu compromisso climático. Enquanto isso, a confiança do público está se desgastando nas próprias instituições que podem nos guiar no tratamento dessas questões prementes. Nosso tempo de ação está diminuindo.

À medida que o relógio avança, a GIIN prevê um tipo muito diferente de corrida no mercado de investimentos: uma corrida ao topo. Vemos o desempenho de impacto se tornando um poderoso diferencial e uma nova dimensão significativa do desempenho geral para todos os tipos de investimento. Com o tempo, esperamos que a competição pelo desempenho do impacto impulsione o progresso – alimentando um ciclo virtuoso que, de fato, nos faça avançar para superar os desafios mais profundos do mundo.

Dessa forma, o esforço do setor em direção à medição e gerenciamento de impacto robusto (IMM) faz mais do que definir o mercado como é hoje. Os investidores de impacto atuais também estão moldando a maneira como um conjunto muito mais amplo de investidores responderá por seu impacto nos próximos anos.

Com esse futuro mais amplo em mente, esta segunda edição do relatório The State of Impact Measurement and Management Practice apresenta a visão mais abrangente do IMM até o momento. Mais respondentes do que nunca participaram desta pesquisa, fornecendo dados amplos e novas evidências que apontam para um mercado em amadurecimento. Pela primeira vez, também podemos comparar o progresso com uma linha de base estabelecida há dois anos na primeira edição deste relatório.

Nossa pesquisa revela uma mudança histórica que vale a pena comemorar: o foco antigo na criação de comprometimento com a importância do IMM evoluiu para um novo foco na integração do IMM em todos os processos de investimento. Quase universalmente, os investidores relatam que o IMM leva a benefícios reais de impacto, e mais de nove em cada dez entrevistados o citam como um processo essencial para aumentar o valor do negócio.

Mas este relatório também constata que alguns problemas persistentes na prática do IMM há anos ainda permanecem. Os investidores de impacto continuam a ter fome de melhor comparabilidade de desempenho de impacto. Essa comparabilidade aprimorada — impulsionada por um conjunto compartilhado de métricas padronizadas, como as estabelecidas no sistema IRIS+ — permitiria fazer distinções de investimento em investimento e permitir uma compreensão mais profunda do impacto em um contexto específico. Isso também simplificaria uma ampla gama de considerações que os investidores de impacto enfrentam regularmente, desde a triagem e seleção de investimentos até a gestão de investimentos.

A GIIN está convencida de que um forte foco no desempenho do impacto estabelecerá uma base essencial para o crescimento sustentável a longo prazo do investimento de impacto. Estamos engajando nossa rede para impulsionar a reflexão do setor sobre seus resultados de impacto e construindo uma infraestrutura que permita a comparação desses resultados. Nós convidamos você a se juntar a nós.

No final, acreditamos que os investidores compararão o desempenho do impacto da mesma maneira que comparam o desempenho financeiro atualmente. Essas comparações levarão o setor a uma maior responsabilidade e levarão a um impacto ainda mais profundo – uma corrida ao topo com potencial para realizar progresso real em nossas metas globais mais prementes antes que o tempo acabe.

@AmitKBouri