Geekie oferece gratuitamente a plataforma Geekie Games para 20 mil alunos de escolas públicas

Claudio Sassaki, cofundador da Geekie: "Decidimos abrir a plataforma Geekie Games para auxiliar os estudantes a manter uma rotina de estudo durante a suspensão das aulas." Foto: Divulgação

O objetivo é colaborar com os estudantes nesse período de suspensão das aulas durante a pandemia Covid-19. A plataforma conta com planos de estudo personalizados que ajudam os estudantes a se prepararem para exames como o Enem e vestibulares.

Para colaborar com os estudantes brasileiros nesse período de suspensão das aulas em razão da pandemia Covid-19, o negócio de impacto social Geekie disponibilizou gratuitamente a plataforma intuitiva Geekie Games para 20 mil alunos de escolas públicas. A ferramenta traz um diagnóstico e gera um plano de estudos personalizado, com base nas disciplinas e temas que o aluno tem mais dificuldade, ajudando no preparo para exames como o Enem e vestibulares. Para receber o benefício, os jovens de escolas públicas podem se inscrever pelo site.

“Com a suspensão das aulas por tempo indeterminado como medida preventiva para evitar a disseminação do coronavírus, os estudantes que estão se preparando para o Enem e exames vestibulares têm um desafio a mais e podem ser prejudicados. Para auxiliar os jovens e adultos a manterem uma rotina de estudos e preparo, decidimos abrir a plataforma Geekie Games. É a nossa forma, como negócio de impacto social, de fazer a nossa parte para que, como sociedade, possamos vencer esse grande desafio de saúde pública”, afirma Claudio Sassaki, cofundador da Geekie e mestre em Educação pela Universidade de Stanford.

Com base no diagnóstico que realiza, a plataforma Geekie Games recomenda conteúdos essenciais para aprimorar o desempenho do estudante, principalmente em disciplinas sequenciais como Matemática, Química e Física, nas quais o conhecimento é construído a partir de outro prévio. Com os conteúdos alinhados à demanda, os estudantes ampliam a sua margem de sucesso no ingresso em universidades.

Em 2016, Geekie Games foi selecionado como a ferramenta de estudos oficial para o Enem e contou com o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Atualmente, 115 mil estudantes utilizam a versão completa e gratuita da plataforma. Desde a sua criação, já foi utilizada por mais de 12 milhões de alunos e, ao longo de sua trajetória, auxiliou estudantes com idade entre 18 anos e 24 anos (73%): entre 25 anos e 44 anos (22%); e com mais de 44 anos (5%), sendo 64% mulheres e 36% homens. Destes, 72% são de escolas públicas e 28% particulares.

Uma avaliação sobre o impacto da plataforma atestou que alunos que seguiram o plano de estudos personalizado na sua totalidade tiveram uma evolução cinco vezes maior do que a obtida por estudantes com mesmo grau de engajamento, mas que não se guiaram pela tecnologia adaptativa. “Fica muito perceptível o quanto um estudante pode se desenvolver se for bem orientado, principalmente, quando esse apoio se dá de forma personalizada”, destaca Claudio Sassaki.

Como funciona?

O primeiro passo é, na plataforma Geekie Games fazer o simulado a partir de uma prova elaborada nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio; com o resultado é possível obter uma série de informações sobre como o estudante respondeu o conjunto de questões. Os dados de vários estudantes juntos, ao serem submetidos a uma análise, apresentam evidências se o candidato realmente aprendeu algo ao longo da avaliação, se chutou (respondeu ao acaso) a maior parte das questões de forma aleatória ou se apresentou queda em seu desempenho ao longo do tempo da prova. Esses dados são reunidos para alimentar um algoritmo – um código programado em uma máquina, de forma simplificada e superficial –, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é uma modelagem estatística, empregada no cálculo da nota do Enem, que permite estimar a proficiência de um aluno e compará-la entre avaliações diferentes.

Ao final do simulado, o estudante tem uma nota estimada – sendo cada uma para os quatro braços latentes na matriz do ENEM. Com isso, pode comparar o resultado obtido com a nota de corte no curso e universidade pretendidos. A partir do diagnóstico baseado nesse desempenho, Geekie Games produz um roteiro de estudos personalizado. São mais de 640 aulas alinhadas à matriz curricular do ENEM, cobrindo 400 tópicos em nove disciplinas e redação; são vídeos, textos, mais de 5.700 exercícios e resumos de aula.

Avaliações realizadas pelo negócio de impacto social Geekie, responsável pela plataforma, atestam o potencial do Geekie Games de diminuir o gap entre o ensino privado e o público, tornando-se um diferencial para a realização do sonho de ingressar no ensino superior, especialmente para os estudantes de escolas públicas, aqueles que trabalham e estudam e aqueles com nível socioeconômico mais baixo.

Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo. Com foco no Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras que potencializam a aprendizagem.